quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nossa Senhora do Rosário - 7 de Outubro

Nossa Senhora do Rosário
Une-te ao Santo Rosário onde quer que estejas, Outubro 7

Nuestra Señora del Rosario

Nuestra Senhora do Rosário

Festa

Martirológio Romano: Memória da santíssima Virgem Maria do Rosário. Neste dia se pede a ajuda da santa Mãe de Deus por meio do Rosário ou coroa mariana, meditando os mistérios de Cristo sob a guia daquela que esteve especialmente unida à encarnação, paixão e ressurreição do Filho de Deus.
A oração do Santo Rosário é uma das devoções mais firmemente arraigada no povo cristão. Popularizou e estendeu esta devoção o papa São Pío V no dia aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha de Lepanto (1571), vitória atribuída à Mãe de Deus, invocada pela oração do Rosário. Mais - hoje a Igreja não nos convida tanto a rememorar um sucesso longínquo quanto a descobrir a importância de Maria dentro do mistério da salvação e a saudá-la como Mãe de Deus, repetindo sem cessar: Avé Maria. A celebração deste dia é um convite a meditar os mistérios de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que esteve associada de um modo especialíssimo à encarnação, à paixão e à glória da ressurreição do Filho de Deus.

Une-te ao Santo Rosário onde quer que estejas.

¿Que é o Santo Rosário?

Até agora se tem considerado como a melhor definição do Rosário, a que deu o Sumo Pontífice São Pío V em sua "Bula" de 1569: "O Rosário ou saltério da Santíssima Virgem, é um modo piedosíssimo de oração, ao alcance de todos, que consiste em ir repetindo a saudação que o anjo deu a Maria; interpolando um Pai Nosso entre cada dez Avé Marias e tratando de ir meditando entretanto na Vida de Nosso Senhor". O Rosário constava de 15 Pai Nossos e 150 Avé Marias, em recordação dos 150 Salmos. Agora são 20 Pai Nossos e 200 Avé Marias, ao incluir os mistérios da luz (luminosos). 
A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas". Nossa Senhora revelou a várias pessoas que cada vez que dizem a Avé Maria lhe estão dando a Ela uma formosa rosa e que cada Rosário completo lhe faz uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, e assim o Rosário é a rosa de todas as devoções, e por isso a mais importante de todas.
O Rosário está composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.
No Santo Rosaria a oração mental não é outra coisa que a meditação sobre os principais mistérios ou factos da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe. Estes vinte mistérios se hão dividido em quatro grupos: Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. 
A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas de Avé Marias, cada dezena encabeçada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistérios do Rosário. 
A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma actual no ano 1214 de uma forma milagrosa: quando Nossa Senhora apareceu a Santo Domingo e lho entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores desses tempos. Desde então sua devoção se propagou rapidamente ao redor do mundo com incríveis e milagrosos resultados.
Entre as várias formas e modos de honrar a Mãe de Deus, optando pelas que são melhores em si mesmas e mais agradáveis a Ela, é a reza do Santo Rosário a que ocupa o lugar proeminente. Vale a pena recordar que entre as variadas aparições da Santíssima Virgem, sempre Ela há insistido na Oração do Rosário. É assim como, por exemplo, em 13 de Maio de 1917 numa aldeia de Portugal chamada Cova de Iria, a Santíssima Virgem insiste com veemência na oração do Rosário aos três pastorinhos, numa de suas muitas aparições a estes três videntes.
Sendo um sacramental, o Santo Rosário contém os principais mistérios de nossa religião Católica, que nutre e sustenta a fé, eleva a mente até às verdades divinamente reveladas, nos convida a conquista da eterna pátria, acrescenta a piedade dos fieis, promove as virtudes  e as robustece. O Rosário é alto em dignidade e eficácia, poderia dizer-se que é a oração mais fácil para os simples e humildes de coração, é a oração mais especial que dirigimos a nossa Mãe para que interceda por nos ante o trono de Deus. 
O Santo Rosário prolonga a vida litúrgica da Igreja mas não a substitui, ao contrário enriquece e dá vigor à mesma liturgia. É por isso, que o Santo Rosário se demarca como uma prece dentro da religiosidade popular que contém um grande tesouro de valores que responde com sabedoria cristã às grandes interrogações da existência. 
O povo latino americano é profundamente Mariano, reconhece com uma grande sabedoria popular católica, que chegamos a Jesus Salvador através de Maria Santíssima sua Mãe e desde os mesmos tempos do descobrimento e da conquista de América, se gerou uma grande devoção pela Virgem Maria; N'Ela, nossos povos sempre têm visto o rosto maternal de quem nos trouxe a salvação e com a primeira manifestação explicita da Rainha do Céu em terra americana, com rosto e figura de mulher mestiça, no México, se acrescentou ainda maior o amor e a devoção a ela em todos os países hispano falantes, reconhecendo-a como nossa própria Mãe, cheia de amor, de misericórdia e de piedade para com seus filhos. Sentimento que vai em relação directa com a origem mesmo da Maternidade Divina: Maria é Mãe de Deus Redentor é também verdadeiramente a Mãe de todos os membros de Cristo, porque Ela colaborou com seu amor a que nascessem na Igreja, os crentes, membros daquela cabeça que é Cristo. 
O passar do tempo, os costumes modernos, e a inovação de formas de oração, não podem deixar a um lado a reza do Santa Rosário. De facto, os Santos Padres e os Santos têm tido uma profunda devoção a este sacramental, nós como católicos e como amantes da Rainha do Céu temos de ser ferventes devotos do Rosário. É digno de recordar que a família que reza unida permanece unida, Que a recitação piedosa e consciente do Santo Rosário nos traga a paz à alma e nos una mais estreitamente a Maria para viver autenticamente nosso cristianismo.

Faz click aqui se queres conhecer mais sobre a história do Santo Rosário.

In: http://Catholic.net

Lembrança do autor deste blogue.

Na Igreja da Comunidade de São Paulo, do Viso, venera-se desde 13 de Maio de 2009, após a entronização da sua imagem (diferente de todas as outras que se conhecem, pois que é uma visão muito pessoal da sua escultora Ana Carvalho) a Nossa Senhora do Rosário, sob esta invocação.

100_3046-1

(António Fonseca)

Marcos I, Santo
XXXIV Papa, Outubro 7

Marcos I, Santo

Marcos I, Santo

XXXIV Papa

Martirológio Romano: Em Roma, S. Marcos, papa, que fundou o título «in Palacinis» e edificou uma basílica no cemitério de Balbina, na via Ardeatina, onde foi sepultado (336).

Foi o primeiro Papa eleito depois de que Constantino deu carta de cidadania à Igreja.
O santo não se deixou levar pela bonança das novas circunstâncias, mas redobrou seu zelo naquela era de paz, sabedor de que o demónio jamais concede uma trégua aos cristãos. São Marcos, que havia trabalhado pela Igreja durante o pontificado de São Silvestre, foi elevado à sede apostólica em 18 de Janeiro de 336. Só cingiu a tiara pontifícia durante 8 meses e vinte dias, já que morreu em 7 de Outubro do mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...