Conforme já informei em “postagem” anterior Sua Santidade o Papa Bento XVI – Joseph Ratzinger, chegou ao Aeroporto de Figo Maduro às 10,57 horas (três minutos antes do previsto), tendo sido recebido à saída do avião pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, pelo cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo e mais outras individualidades representativas do Episcopado e do Governo Português, tais como o Núncio Apostólico, o Primeiro Ministro e mais membros do Governo, além de um grupo de 30 crianças que lhe cantaram, o Hino feito especialmente para esta ocasião.
Após algumas palavras do Presidente da República em sinal de acolhimento, o Papa respondeu com palavras de saudação ao Povo Católico Português (e não só), deu entrada no papa móvel que o aguardava para se dirigir à Nunciatura Apostólica onde permaneceu durante alguns minutos. O cortejo que se deslocou a uma velocidade entre os 30 e 40 quilómetros era aberto por uma coluna de batedores da GNR em motos, seguidos por dois carros e pelo papa móvel por esta ordem e por todos os outros veículos que transportavam tanto a comitiva papal (composta de 29 pessoas) como o Presidente da República, Primeiro Ministro, Presidente da Assembleia da República e restantes elementos do Governo, percorreu uma distância de cerca de 8 quilómetros (entre o aeroporto e a Nunciatura Apostólica). Durante todo este percurso centenas (ou milhares…) de pessoas tiveram oportunidade de saudar o Papa. Principalmente nas Avenidas que tiveram de ser percorridas.
Depois de um breve descanso ( + ou – meia hora) Bento XVI foi transportado no papa móvel para o Mosteiro dos Jerónimos (onde já se encontravam as individualidades atrás referidas). Antes de entrar para o Mosteiro de Santa Maria de Belém, assistiu em conjunto com toda a comitiva e membros do Governo à Parada Militar e também foi saudado com uma Salva de Tiros pela Marinha Portuguesa. Foi em seguida para os Jerónimos, onde se demorou algum tempo, para rezar e para fazer uma visita guiada pela Conservadora do Museu. Já depois das 13 horas novamente no papa móvel dirigiu-se ao Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República, onde recebeu os cumprimentos de todos os funcionários e também dos familiares do Presidente da República, com os quais tirou fotos para a posteridade. Já passavam alguns minutos das 14 horas quando finalmente foi para a Nunciatura Apostólica, para almoçar e descansar até perto das 17,30 horas, altura em que sairá de papa móvel para o Terreiro do Paço, onde vai celebrar a Missa, que será o ponto alto da sua visita a Lisboa.
Estive tentando ver a sua chegada através do site da RTP, mas tal não foi possível, porque as imagens estiveram permanentemente bloqueadas. Vi pela televisão e tive oportunidade de gravar algumas das transmissões da RTP que logo à noite, de certo irei procurar ver. Também estive a ouvir a Renascença. Como a net não estava viável procurei tirar algumas fotos através da RTP (que, como é lógico, não têm qualquer qualidade, mas.. foi o que se pôde arranjar) e consegui algumas fotos que vou procurar aqui colocar.
(Desejo esclarecer ainda que as datas que estão mencionadas nas fotos, não são efectivamente as de hoje… mas o problema é que eu não sei como é que as hei-de tirar de lá, portanto desculpem-me a “asneira” mas eu não percebo nada disto…)
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.