In: Agência Ecclesia – 9-05-2010
Porto: Igreja da Trindade é ponto de encontro para sacerdotes inscritos para a missa do dia 14 de Maio
A equipa coordenadora da visita de Bento XVI ao Porto, divulgou um comunicado onde pede a todos os Sacerdotes inscritos para a missa do dia 14 de Maio que deverão dirigir-se, nesse mesmo dia, à Igreja da Trindade.
Este local destina-se à paramentação dos sacerdotes e é também na igreja da Trindade (por trás da Câmara Municipal do Porto) que se podem levantar as credenciais de acesso (caso ainda não estejam com os sacerdotes que participam nesta celebração).
A equipa coordenadora desta celebração, no dia 14 no Porto, indica que o acesso à igreja da Trindade acontece entre as 7h00 e as 8h30. Após as 8h30 não será possível chegar à igreja da Trindade.
Cada sacerdote deverá apresentar, nesta ocasião o seu documento identificação civil e o cartão sacerdotal.
Apenas podem dirigir-se à igreja da Trindade os sacerdotes que se tiverem feito a respectiva inscrição para a celebração na manhã do dia 14 de Maio, na Avenida dos Aliados, não podendo ser emitidas novas acreditações neste dia.
Bento XVI visita Portugal entre os dias 11 e 14 de Maio. Na manhã do dia 14 preside a uma eucaristia na Avenida dos Aliados, de onde parte para o aeroporto de Pedras Rubras e daí para Roma.
Nacional | bentoxviportugal.pt | 2010-05-09 | 10:46:43 | 1824 Caracteres | Bento XVI - Portugal, Diocese do Porto
Bento XVI tem último encontro com peregrinos antes de rumar a Portugal
Visita ao nosso país deve estar presente nas palavras do Papa, este Domingo
Bento XVI tem este Domingo o último encontro com peregrinos no Vaticano antes da visita a Portugal, devendo abordar a viagem ao nosso país e pedir a oração dos católicos pelo seu sucesso.
Perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa vai presidir à recitação do «Regina Caeli» - oração dedicada à Virgem Maria durante os 50 dias do tempo pascal no calendário litúrgico católico.
Já na última audiência pública que decorreu no Vaticano Bento XVI enviou uma saudação ao “querido povo de Portugal”, confessando-se "muito feliz" por poder visitar o nosso país, de 11 a 14 de Maio.
“A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto”, disse o Papa, em português.
Em Novembro de 2009, Bento XVI introduziu uma novidade na sua audiência pública das Quartas-feiras, passando a apresentar uma síntese em português da sua intervenção central, em italiano, à imagem do que já fazia em francês, inglês, alemão e espanhol.
Bento XVI será o terceiro Papa a visitar o nosso país, depois de Paulo VI em 1967 e João Paulo II, em 1982, 1991 e 2000 - além de uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.
Na Quarta-feira, ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, o Papa mostrou-se “muito feliz por poder visitar as «Terras de Santa Maria», no décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto”.
Segundo Bento XVI, Portugal é um “país com uma história muito ligada ao Papa, bispo de Roma”.
“Para lá partirei na próxima Terça-feira, aceitando o convite que me foi feito pelo senhor Presidente da República e pela Conferência Episcopal Portuguesa”, anunciou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Internacional | Octávio Carmo | 2010-05-09 | 08:53:48 | 2318 Caracteres | Bento XVI - Portugal
´
Bento XVI aceita renúncia de bispo alemão acusado de violência física sobre menores
Bento XVI aceitou este Sábado a renúncia do bispo de Augsburg, que resignara no seguimento de denúncias que o acusavam de ter batido em antigos alunos de um orfanato católico.
D. Walter Mixa referiu no último dia 22 de Abril, quando apresentou a sua demissão, ter “consciência das minhas próprias fraquezas” em “40 anos de padre e 14 anos de serviço episcopal”.
O prelado, também responsável pela pastoral das Forças Armadas, pediu perdão “a todos aqueles com quem possa ter sido injusto e a todos a quem causei problemas”.
O bispo, que entrou na diocese de Augsburg a 1 de Outubro de 2005, estava no centro de uma polémica depois de a imprensa ter publicado testemunhos de antigos alunos do orfanato católico de Schrobenhausen, que o acusavam de violências físicas cometidas nos anos de 1970 e 1980, quando era padre naquela comunidade.
Internacional | Agência Ecclesia | 2010-05-09 | 00:26:53 | 1018 Caracteres | Bento XVI
Papa recebe Bispos da Bélgica e lembra «pecado» na Igreja
Bento XVI recebeu no Sábado os membros da Conferência Episcopal da Bélgica, destacando a importância da “comunhão eclesial” num momento em que “a Igreja foi provada pelo pecado”.
Apesar desta referência, o Papa nunca falou directamente dos escândalos de pedofilia que envolveram membros do clero belga, incluindo um Bispo, Roger Vangheluwe, da Diocese de Bruges, que renunciou ao cargo.
No seu discurso, Bento XVI convidou os padres a levar “uma vida santa, em plena fidelidade ao seu ministério próprio”.
“Não há que entender como um processo inevitável a diminuição do número de padres. O Concílio Vaticano II afirmou com vigor que a Igreja não pode prescindir do ministério dos padres. É portanto necessário e urgente dar-lhe o justo lugar, reconhecendo o seu insubstituível carácter sacramental”, defendeu.
O Papa alertou para dificuldades reconhecidas pelo episcopado belga, como “a diminuição do número de baptizados que testemunham abertamente a sua fé e a pertença à Igreja”, a falta de padres ou “a problemática relativa ao respeito pela vida e à instituição do matrimónio e da família”.
O discurso papal elencou ainda “as preocupantes situações ligadas à crise económica, ao desemprego, à integração social dos imigrados e à pacífica coexistência das diferentes comunidades linguísticas e culturais da nação” belga.
Em face deste panorama complexo e problemático, Bento XVI recordou a importância de “insistir sobre uma formação religiosa mais sólida e mais profunda”, ajudando os fiéis a “redescobrir a beleza da fé cristã”.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.