domingo, 12 de dezembro de 2010

Memória do Falecimento de dois Bispos do Porto–12-12-2010

 

Por absoluta falta de oportunidade na altura dos acontecimentos, não me foi possível efetuar neste blogue a devida homenagem aos Bispos do Porto, recentemente falecidos, D. Armindo Lopes Coelho e D. Júlio Tavares Rebimbas, que conheci razoavelmente bem, e por quem tinha grande admiração, apesar de praticamente termo-nos encontrado muito poucas vezes, com cada um deles. Pesa-me também, o facto de nunca ter contactado com eles após as datas em que adoeceram e até ao seu falecimento, o que me chocou um pouco, pois gostaria de o ter feito.

Hoje, dia 10 de Dezembro, data que não têm nada a ver, lembrei-me de esboçar aqui alguns riscos das suas vidas, enquanto Bispos do Porto condição em que tive oportunidade de lhes falar nas ocasiões que foram proporcionadas. Não é que adiante alguma coisa no que foi dito e escrito sobre eles, mas é apenas uma simples homenagem pessoal sobre a recordação que deles tenho:

Assim, e relativamente a D. Júlio Tavares Rebimbas que apesar de ser mais antigo (e mais idoso) foi o que faleceu mais recentemente.

Quando foi nomeado Bispo do Porto em 1982, funções que exerceu até 1997 (durante 15 anos) tive o prazer de assistir à sua entronização na Sé do Porto, quando veio substituir D. António Ferreira Gomes, que resignou em 1982. Posteriormente em 1984 assisti à inauguração da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso. Contactei ainda por várias vezes com D. Júlio em celebrações a que presidiu. Quando resignou em 1997, nunca mais tive qualquer contacto pessoal, mas de vez em quando, procurava saber como se encontrava, sempre que me deslocava à Casa Diocesana de Vilar. Cheguei a prometer a mim mesmo que um dia iria tentar conversar com ele – mas infelizmente não pude cumprir a promessa, e, agora quando faleceu eu só vim a sabê-lo precisamente na hora em que se celebravam as suas exéquias na Sé Catedral do Porto !!! - Fiquei “um pouco abananado”, porque precisamente no dia 4 tinha estado presente numa reunião da SSVP na Casa de Vilar e nem sequer me lembrei de perguntar por ele, como aliás costumava fazer…

No que se refere a D. Armindo Lopes Coelho, também assisti à sua entrada no Paço Episcopal em 1997, após a renúncia de D. Júlio, por limite de idade, tendo contactado com ele várias vezes, nomeadamente quando veio presidir à Sagração do Altar e à Dedicação da Igreja da Comunidade do Viso, a S. Paulo. Gostava muito de o ouvir falar nas Homilias, principalmente nas que fazia no fim da procissão do Corpo de Deus, em que raramente falava menos de 20 minutos, que chovesse, quer fizesse sol. Não chegou a estar 10 anos completos a exercer as funções de Bispo do Porto, porque em 22 de Fevereiro de 2007 pediu a resignação, por ter atingido o limite de idade, sendo substituído por D. Manuel Clemente (que também aprecio muito). Entretanto adoeceu e esteve às portas da morte, mas tal sucedeu apenas no passado dia 27 de Setembro, – sem também eu ter tido oportunidade de falar mais com ele, apesar de eu ter ido a Ermesinde há alguns meses com essa ideia, mas quando lá cheguei, já não eram horas próprias para visitas, porque algo me atrasou e resolvi adiar para outra oportunidade… o que não foi conseguido, mais uma vez.

Tenho pena, mas é assim mesmo e nada posso fazer quanto a essas falhas que cometi. Fica assim aqui expressa a minha singela homenagem a dois Bispos que me marcaram e marcaram bem, a sua passagem por esta cidade, depois de ambos terem percorrido quase todo o País em diversas funções, e onde deixaram grande Saudade em todos os católicos, nomeadamente àqueles que estiveram sob a sua direção e guia. Espero encontrá-los um dia no Céu. Ámen.

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...