domingo, 5 de dezembro de 2010

SSVP – ASSEMBLEIA PLENÁRIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO – 4-DEZEMBRO-2010

Na Casa Diocesana de Vilar, neste sábado, dia 4 de Dezembro, realizou-se a Assembleia Plenária da Imaculada Conceição, sob a égide do Conselho Central do Porto,  da Sociedade de São Vicente de Paulo, que com a assistência de cerca de 200 representantes dos 36 Conselhos de Zona da Diocese do Porto, a qual foi presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto Senhor D. João Miranda, ladeado pelo Presidente do referido C. Central, Manuel Carvas Guedes, pelo Padre Fernando Soares, CM, Assessor Espiritual e por mais 2 elementos do Conselho desta Diocese. A Assembleia que teve o seu início, pelas 14H30 com Acolhimento; Reflexão educativa; Cântico a Nossa Senhora da Conceição; Notícias atuais da vida Vicentina na Diocese; Ato de posse da nova Direção da OVAC (Obra Vicentina de Assistência aos Ciganos); relatório de atividades dos Conselhos de Zona, apresentados pelos seus Presidentes; notícias da Casa Ozanam; e Celebração da Eucaristia, terminou com um pequeno lanche cerca das 18H30. O Assessor Espiritual Padre Fernando Soares durante a sua Reflexão de cerca de meia hora, falou sobre Formação Espiritual com o tema de “Como Maria, enraizados em Cristo, seremos SINAL DE ESPERANÇA” do qual respigamos alguns trechos:

«O título desta minha reflexão é: como Maria, enraizados em Cristo, seremos sinal de ESPERANÇA. estar enraizado em Cristo, quer dizer “ter raízes em Cristo”, retirar d’Ele a nossa força, a vitalidade, a seiva… Ser Sinal, quer dizer ser elemento de ligação a uma coisa ou acontecimento passado, presente ou futuro, anúncio, indicador e orientador da vida humana. E que dizer da esperança?! Que é, no dizer do adágio: “a última a morrer”?!»  «Se pensarmos bem, a afirmação do título, é muito forte e séria. É algo tão grande e com consequências tão profundas que não pode ficar apenas mais um slogan interessante ou como mais uma ideia  lançada no turbilhão das águas revoltas dos tempos em que vivemos». «Estar enraizado em Cristo implica a minha vida toda, de contrário, será apenas e só, mais uma ilusão ou mentira. Se não estendemos as raízes da nossa vida para Cristo, se não as lançarmos na vitalidade da sua união com o Pai, vamos secar, pouco a pouco e não servimos para mais nada, senão para sermos queimados no fogo. Por isso, a pergunta é: como posso viver, se não enraizado em Cristo?« «A grandeza e exemplaridade de Maria está no facto de ser “aquela que acreditou”, aquela que escutou a Palavra de Deus e a “conservou no seu coração”. Guardou-a como se guarda um tesouro; como a terra acolhe o grão de trigo e o guarda até que morra, germine e dê fruto. Maria é a “Mãe da Igreja”, porque é a primeira a acreditar». (…), (…),  (…), (…), (…).

Da parte final, respigamos apenas mais estes trechos:

«Maria quer que nós, seus filhos adoptivos, estejamos enraizados, como Ela, em seu Filho único, Jesus Cristo, para que possamos ser servidores do Senhor e a fazer o que Ele nos disser. Quer que provemos o vinho novo e descubramos que o seu amor por nós nunca faltou, mesmo nos momentos mais frios e negros da nossa história. Maria quer acompanhar-nos na nossa peregrinação da fé para purificar a nossa memória. Viver hoje o Amor de Deus e caminhar com segurança e confiança rumo à casa do Pai, lugar da nossa esperança». «Maria é a “Tenda do Encontro” que permite a Nova Aliança, é Ela quem dá lugar e lar ao encontro entre Jesus e a Humanidade. É Ela quem nos acolhe em seu regaço maternal. Não leva as nossas orações, intenções, necessidades e súplicas a seu Filho mas leva-nos a nós mesmos porque sabe que a verdadeira graça de que necessitamos é que nos encontremos com o Filho, o Emanuel Deus-connosco».

Depois desta exposição-reflexão, o P. Fernando tomando a sua viola, tocou e cantou um Cântico a Nossa Senhora da Conceição, intitulado Imaculada, que foi acompanhado por toda a assistência. A seguir Manuel Carvas Guedes iniciou as Notícias da Vida Vicentina, – precisamente à chegada do Sr. Bispo Auxiliar, D. João Miranda, - que após ter ocupado o seu lugar na Mesa, foi cumprimento e saudado pelos presentes, com o Parabéns a Você visto ter completado 75 anos no passado dia 1 do mês em curso. Em seguida continuou a sua dissertação sobre a vida vicentina. Prosseguiu-se a posse do novo Presidente da OVAC, que se iniciou com a leitura da respectiva Ata acabando com agradecimentos dos Presidentes cessante e do novo. Foi dada a palavra a vários dos Presidentes de Conselhos que quiseram fazer o seu relatório sintetizado, entre os quais anotei, Espinho, Ovar, Vila do Conde, Penafiel Norte, Gandra, Paredes, Vale do Sousa Sul, Terras de santa Maria (que está celebrando 25 anos de existência…). A seguir Luís Roque, Presidente da Casa Ozanam fez também um relatório circunstanciado – embora sintetizado – das obras que estão ali decorrendo e do sorteio que se irá fazer no próximo dia 23/12, solicitando a compra dos bilhetes restantes a todos os presentes. Pelas 17 horas o Sr. Bispo D. João Miranda encerrou a Assembleia, agradecendo a lembrança do seu aniversário e convidando todos para assistir à Eucaristia que a seguir ia ser celebrada por ele, na capela da Casa de Vilar, o que sucedeu de facto. No fim, já depois das 18 horas houve um pequeno lanche.

Junto algumas fotos que recolhi através de telemóvel (já que não levei a minha máquina)… desculpem, se não estão muito nítidas.  A. F.

 

Fotos-0017.Fotos-0018.Fotos-0019.Fotos-0020-

 

 

Foto-reportagem (a brincar…) de

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...