domingo, 9 de janeiro de 2011

9 de Janeiro de 2011 - Domingo - Batismo do Senhor

 

Do livro A religião de Jesus, de José Mª Castillo, editado por Desclée de Brouver, transcrição traduzida de espanhol para português do texto relativo ao Batismo do Senhor, que se celebra hoje, Domingo, dia 9 de Janeiro de 2011.

Mt 3, 13-17

Naquele tempo, veio Jesus, da Galileia, ter com João, ao Jordão, para ser batizado por ele. João opunha-se dizendo: «Eu é que tenho necessidade de ser batizado por Ti. E Tu vens a mimJesus, porém, respondeu-lhe: «Deixa por agora: Convém que cumpramos assim toda a justiça». João então, permitiu-o. Uma vez batizado, Jesus saiu da água e eis que os céus se Lhe abriram e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele, E uma voz vinda do céu, dizia: «Este é o Meu Filho muito Amado, no Qual pus toda a Minha complacência».

1. Na curta história de Jesus, que viveu somente até aos trinta e poucos anos, houve um momento decisivo , que marca um antes e um depois. Até esse momento, Jesus havia sido um humilde e desconhecido trabalhador manual, na humilde aldeia que era então Nazaré. Mas chegou o dia em que Jesus viu que tinha que mudar de vida. Sem dúvida, ele viu que não se tratava simplesmente de ser melhor pessoa, alie em sua casa e no seu trabalho para sempre. Tinha que dar uma orientação diferente à sua tarefa. Provavelmente, ouviu falar de João Baptista, de seu batismo no outro lado do Jordão, dos milhares de pessoas que acorriam para ser batizados para mudar de vida. E Jesus viu que ali estava a chamada para Ele.

2. Que era realmente o batismo de João? 1) Era um ato único, que não se repetia. Portanto, devia ser uma mudança decisiva de vida, para sempre. 2) Não era um ritual de purificação mais, um de tantos entre os muitos que tinham os judeus. 3) Era um banho de imersão na água, não para ficar puro e limpo, mas sim para expressar o “arrependimento”, quer dizer, a mudança de vida. 4) Este gesto era entendido como o “perdão dos pecados” (Mc 1, 4; Lc 3, 3; F. Josefo, Ant. 16, 117), ou seja: estabelecia a correta relação com Deus. 5) A grande novidade de tudo isto estava em que, até então, só o sacerdote no templo, e mediante um sacrifício sagrado, podia perdoar os pecados (J. S. Kselam). Sem embargo, João modifica todo o sistema penitencial de Israel; tira-o do templo, do culto e dos sacerdotes; leva-o para o deserto, e sobretudo, o apresenta de forma que se realiza numa mudança decisiva de vida.

3. Ao batizar-se, Jesus assumiu esse mesmo projeto: pôr a relação com  Deus, no “sagrado”, mas na “vida que procura a honradez e a bondade”. E isso é o que o Céu aprovou, com a descida do Espírito e da voz que dizia. “Este é meu Filho. Isto é o que eu quero”.

www.edesclee.cominfo@edesclee.com

Compilação de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...