domingo, 30 de dezembro de 2018

Nº 3 7 0 3 - SÉRIE DE 2018 - (365) - SANTOS DE CADA DIA - 30 DE DEZEMBRO DE 2018 - Nº 54º DO DÉCIMO SEGUNDO ANO,

Caros Amigos




Eu e minha mulher (e toda a minha familia) desejamos a todos os leitores 

UM FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO DE 2019






Nº  3 7 0 3



Série - 2018 - (nº 3 6 5)


30 de DEZEMBRO de 2018


SANTOS DE CADA DIA


12º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos


___________________________________________________________________________

*********************************
***************************
*********************

»»»»»»»»»»»»««««««««««««





SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA e JOSÉ

 




Nota

Embora o Natal tenha sido na passada Terça-feira o dia da Sagrada Família é celebrado hoje mesmo porque é o tempo da Oitava de Natal.


Do Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O., de Braga:


Da alocução de PAULO VI - papa, em Nazaré em 5 de Janeiro de 1964

O Exemplo de Nazaré

NAZARÉ é a escola em que se começa a compreender a vida de Jesus; é a escola em que se inicia o conhecimento do Evangelho.

Aqui se aprende a observar, a escutar, a meditar e a penetrar o significado do profundo e misterioso desta manifestação do Filho de Deus, tão simples, tão humilde e tão bela. Talvez se aprenda também, quase sem se dar por isso, a imitá-la.
Aqui se aprende o método e o caminho que nos permitirá compreender facilmente quem é Cristo. Aqui se descobre a importância do ambiente que rodeou a sua vida, durante a sua permanência no meio de nós: os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem, as práticas religiosas, tudo o que serviu a Jesus para Se revelar ao mundo. Aqui tudo fala, tudo tem  sentido.
Aqui nesta escola, se compreende a necessidade de ter uma disciplina espiritual, se queremos seguir os ensinamentos do Evangelho e ser discípulos de Cristo. 
Quanto desejaríamos voltar a ser crianças e acudir a esta humilde e sublime escola de Nazaré! Quanto desejaríamos começar de novo, junto de Maria, a adquirir a verdadeira ciência da vida e a superior sabedoria das verdades divinas!
Mas estamos aqui apenas de passagem e temos de renunciar ao desejo de continuar nesta casa o estudo, nunca terminado, do conhecimento do Evangelho. No entanto, não partiremos deste lugar sem termos recolhido, quase furtivamente, algumas breves lições de Nazaré.
Em primeiro lugar, uma lição de silêncio. Oh se renascesse em nós o amor do silêncio, esse admirável e indispensável hábito do espírito, tão necessário para nós, que nos vemos assaltados por tanto ruído, tanto estrépito e tantos clamores, na agitada e tumultuosa vida do nosso tempo. Silêncio de Nazaré, ensina-nos o recolhimento a interioridade, a disposição para escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres. Ensina-nos a necessidade e o valor duma conveniente formação, do estudo, da meditação, da vida pessoal e interior, da oração que só Deus vê.
Uma lição de vida familiar. Que Nazaré nos ensine o que é a familia, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu carácter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré como é preciosa e insubstituível a educação familiar e como é fundamental e incomparável a sua função no plano social.
Uma lição de trabalho. Nazaré, a casa do Filho do carpinteiro! Aqui desejaríamos compreender e celebrar a lei, severa mas redentora, do trabalho humano; restabelecer a consciência da sua dignidade, de modo a que todos a sentissem; recordar aqui, sob este tecto, que o trabalho não pode ser um fim em si mesmo, mas que a sua liberdade e dignidade se fundamentam não só em motivos e económicos, mas também naquelas realidades que o orientam para um fim  mais nobre. Daqui, finalmente, queremos saudar os trabalhadores de todo o mundo e mostrar-lhes o seu grande Modelo, o seu Irmão Divino, o Profeta de todas as causas justas que lhes dizem respeito, Cristo Nosso Senhor.

João Paulo II, na Carta dirigida à família, por ocasião do Ano Internacional da Família, 1994, escreve:

«A Sagrada familia é a primeira de tantas outras famílias santas. O Concilio recordou que a santidade é a vocação universal dos baptizados (LG 40). Como no passado também na nossa época não faltam testemunha dos "evangelho da familia", mesmo que não sejam conhecidas nem proclamadas santas pela igreja...
A Sagrada Família, imagem modelo de toda a familia humana, ajude cada uma caminhar no espírito de Nazaré; ajude cada núcleo familiar a aprofundar a própria missão civil e eclesial, mediante a escuta da palavra de Deus, a oração e a partilha fraterna da vida !  Maria, Mãe do amor formoso, e JOSÉ, Guarda e Redentor, nos acompanhem a todos com a sua incessante protecção» (nº 23)






ANÍSIO, Santo



 Comemoração de Santo ANÍSIO bispo de Tessalónica, hoje na Grécia que no tempo do imperador Teodósio, foi constituído pelos Pontífices Romanos vigário apostólico do antigo Ilírico, território das actuais Balcãs e muito louvado por Santo AMBRÓSIO

Do Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O., de Braga:


MARGARIDA COLONNA, Beata





Em Palestrina no Lácio - Itália, a Beata MARGARIDA COLONNA virgem que às riquezas e deleites do século preferiu a pobreza por amor a Cristo a auem  serviu professando a Regra de WSanta Clara. (1280)

Do Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O., de Braga:



SABINO, EXUPERÂNCIO, MARCELO, e VENUSTIANO com sua mulher e 2 filhos, Santos



Do Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O., de Braga:



Em Arles na Provença, Gália hoje França São TRÓFIMO considerado o primeiro bispo desta cidade. (séc III)


FÉLIX I, Santo
Papa



Em Roma no cemitério de Calisto, junto à Via Ápia, o sepultamento de São FÉLIX I papa que regeu a Igreja Romana no tempo do imperador Aureliano. (274)


HERMES, Santo



Em Vidin, na Mésia hoje Bulgária, santo HERMES exorcista e mártir. (séc. III)


PERPÉTUO, Santo




Em Tours, na Gália Lionense, hoje França, São PERPÉTUO bispo que edificou a basílica de São Martinho e muitas outras em honra dos Santos, e regulamentou na sua Igreja a prática dos jejuns e vigílias. (491)

JUCUNDO Beato




Em Aosta, nos Alpes Graios - Itália, São JUCUNDO bispo. (502)


GEREMARO, Beato





Em Flay, Beauvais, na Nêustria, hoje França São GEREMARO abade do mosteiro deste lugar por ele fundado. (658)

EGVINO Santo





Em Evesham, Inglaterra, santo EGVINO bispo  que fundou o mosteiro deste lugar. (707)


RAINÉRIOBeato





Na região dos Vestinos hoje nos Abruzos - Itália, São RAINÉRIO bispo de Forcone cuja virtude na administração dos bens foi louvada pelo papa ALEXANDRE II (1077)


ROGÉRIO, Santo

       



Em Canne na Apúlia - Itália, São ROGÉRIO bispo. (séc XII)


LOURENÇO, Santo





Em Frazzanó - Sicilia - Itália, São LOURENÇO monge segundo a observância dos Padres orientais insigne pela austeridade de vida e incansável pregação. (1162)


EUGÉNIA RAVASCO, Beata





Em Génova, na Ligúria - Itália, a Beata EUGÉNIA RAVASCO virgem que fundou o instituto das Irmãs Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, ao qual confiou a educação da juventude feminina e a dedicação àss necessidades dos enfermos e das crianças. 1900)


JOÃO MARIA BOCCARDO, Beato






Em Pancaliéri, Turim - Itália, o Beato JOÃO MARIA BOCCARDO presbitero que, entre os muitos trabalhos empreendidos para a assistência dos anciãos e dos enfermos e a formação cristã das crianças, fundou a Congregação das Irmãs Pobres Filhas de São Caetano. (1913)

»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto




»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e ainda eventualmente através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 


"""""""""""""""

Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las



    




FELIZ ANO NOVO DE 2019


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...