Os Santos de hoje Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2009
Francisco Javier, (Xavier) Santo
Sacerdote missionário Jesuíta, Dezembro 3
Francisco Javier, Santo
Sacerdote missionário Jesuíta
Martirológio Romano: Memória de são Francisco Javier, presbítero da Companhia de Jesus, evangelizador da Índia, o qual, nascido em Navarra, foi um dos primeiros companheiros de santo Ignácio que, movido pelo ardor de dilatar o Evangelho, anunciou diligentemente a Cristo a inumeráveis povos na Índia, nas Molucas e outras ilhas, e depois no Japão, convertendo a muitos à fé. Morreu na ilha de San Xon, na China, consumido por uma enfermidade e pelos trabalhos (1552).
Etimologia: Francisco = "o abandeirado", é de origem germana.
Javier = "aquele que vive em casa nova", é de origem eusquera (língua autóctone falada no País Vasco).
Francisco Javier, Santo
Francisco de Jasu e Xavier (nascido no castelo de Xavier, em Espanha, em 1506), correspondendo às esperanças de seus pais, se graduou na famosa universidade de Paris. Nestes anos teve a fortuna de viver diariamente, compartilhando inclusive a habitação da pensão, com Pedro Fabro, que será como ele jesuíta e logo beato, e com um estranho estudante, já bastante entrado em anos para se sentar nos bancos de escola, chamado Ignácio de Loyola.
Ignácio compreendeu muito bem essa alma: “Um coração tão grande e uma alma tão nobre” - o disse - “não podem contentar-se com as efémeras honras terrenas. Tua ambição deve ser a glória que brilha eternamente”. O dia da Assunção de 1534, na cripta da igreja de Montmartre, Francisco Javier, Ignácio de Loyola e outros cinco companheiros se consagraram a Deus fazendo voto de absoluta pobreza, e resolveram ir a Terra Santa para começar desde ali sua obra missionária, pondo-se à total dependência do Papa.
Ordenados sacerdotes em Veneza e abandonada a perspectiva da Terra Santa, empreenderam caminho até Roma, onde Francisco colaborou com Ignácio na redacção das Constituições da Companhia de Jesus. Sem embargo, foi aos 35 anos de idade quando começou sua grande aventura missionária. Por convite do rei de Portugal, foi escolhido como missionário e delegado pontifício para as colónias portuguesas nas Índias Orientais. Goa foi o centro de sua intensíssima actividade missionária, que se irradiou por uma área tão vasta que hoje seria excepcional ainda com os actuais meios de comunicação social: em dez anos percorreu Índia, Malásia, as Molucas e as ilhas em estado todavia selvagem. “Se não encontro uma barca, irei nadando” dizia Francisco, e logo comentava: “Se nessas ilhas houvesse minas de ouro, os cristãos se precipitariam até lá. Mas não há senão almas para salvar”.
Depois de quatro anos de actividade missionária nestas ilhas, separado do mundo civilizado, embarcou numa rústica barca até ao Japão, onde, entre dificuldades imensas, formou o primeiro centro de cristãos. Seu zelo não conhecia descansos: desde o Japão já olhava para a China. Embarcou novamente, chegou a Singapura e esteve a 150 kilómetros de Cantão, o grande porto chinês. Na ilha de Shangchuan, à espera de uma embarcação que o levasse à China, caiu gravemente enfermo. Morreu junto do mar em 3 de Dezembro de 1552, aos 46 anos de idade.
Foi canonizado em 12 de Março de 1622 junto com Ignácio de Loyola, Felipe Neri,Teresa de Jesus e o santo de Madrid, Isidro. ¡Bom grupo formado por quarteto espanhol e solista italiano!
É padroeiro das missões no Oriente e compartilha o patronato universal das missões católicas com Teresa de Lisieux.
¿Queres saber mais? Consulta
Reportagem de Jesus Martí Ballester sobre San Francisco Javier
Consulta também Corazones.org
Birino de Dorchester, Santo
Bispo, Dezembro 3
Birino de Dorchester, Santo
Bispo
Martirológio Romano: Em Winchester, em Inglaterra, sepultura de são Birino, o qual, enviado a Grã Bretanha pelo papa Honório, teve sua primeira sede em Dorchester e difundiu com empenho o anúncio da salvação entre os saxões ocidentais (650).
Etimologia: Birino = “rojizo”. Vem da língua Alemanha.
Este jovem inglês passou à glória do Pai no ano 650. Conta o grande sábio das ilhas, Beda o Venerável, que Birino foi o autor, com a ajuda de pelo próprio Papa Honório I (625-38). Depois de haver sido consagrado bispo por Astério, foi para Inglaterra.
Mas ele queria ir a lugares em que não houvesse entrado ninguém a pregar.
Começou pelos Anglo-saxões de Ocidente que eram totalmente pagãos. Tão bem foi com eles que preferiu permanecer ali sem sair para outros sítios.
No ano 635 – levava tão só ainda um – o missionário intrépido por amor a Deus, pôde converter ao rei da região. Assistiu ao baptismo o rei de Northumbria.
Beda, que já o conhecia, disse dele estas palavras sintéticas:"Santíssimo e valente".
Os dois reis entregaram a cidade de Dorchester a Birino para que pusesse ali a sede episcopal.
O apóstolo aceitou com gosto. E toda sua vida lá a empregou a evangelizar e em construir igrejas.
Quando morreu, todos pediram que fora enterrado em sua cidade querida.
Depois de muitos anos, durante o episcopado de Edda (876-903), seu corpo se trasladou para a igreja da cidade de Venta (Winchester), que havia sido consagrada em 648. Em 1035, os colocaram num relicário, e mais tarde voltaram de novo a sua igreja onde estão na actualidade.
¡Felicidades a quem leve este nome!
Comentários ao P. Felipe Santos: al Santoral">fsantossdb@hotmail.com
Luís Gallo, Beato
Mártir Mercedário, Dezembro 3
Luís Gallo, Beato
Pregador mercedário, o beato Luís Gallo foi enviado a Marrocos para evangelizar.
Capturado e condenado a morte por ensinar a Palavra do Senhor e indicar os erros na fé dos muçulmanos.
Pela defesa da religião de Cristo sofreu muitas multas e encarceramento, flagelado e finalmente recebeu gloriosamente o martírio de das chamas morrendo queimado no ano 1258.
João Nepomuceno de Tschiderer, Beato
Bispo de Trento, Dezembro 3
Juan Nepomuceno de Tschiderer, Beato
Bispo
Martirológio Romano: Em Trento, da região de Véneto, beato João Nepomuceno De Tschiderer, bispo, o qual administrou aquela Igreja com o ardor evangélico da fé, mas com compreensão, em tempo de aflição deu a sua grei um admirável testemunho de amor (1860).
Filho de Joseph Joachim e Caterina de Giovanelli. nasceu em 15 de Abril de 1777 em Bolzano, Diocese de Trento, Itália
Realizou seus estudos de ensino secundário em colégios franciscanos.
Em 1792 sua família se mudou para Innsbruck, Áustria, onde estudou filosofia e teologia na universidade.
Foi ordenado sacerdote em 27 de Julho de 1800.
Ainda que não fosse um beneditino, Juan num exemplo vivente do lema daqueles "oração e trabalho."
Foi pároco de várias paróquias das montanhas tirolesas. foi professor no seminário teológico de Trento, e decano das escolas em Sarentino e Merano.
Retornou a Trento em 1827 como membro da Catedral de São Vigilio, Foi Pró Vigário Geral da diocese. Bispo Auxiliar de Bressanone de Vorarlberg em 1832. Bispo em Innsbruck em 20 de Maio de 1832. Bispo de Innsbruck, em 3 de Maio de 1835.
Juan nunca deixou que suas tarefas administrativas eclipsassem seus labores pastorais, e passou grande parte de seu tempo na pregação, na escritura, como catequista, a reactivação das missões, ajudando aos pobres e enfermos, a celebração da Santa Missa, escutando confissões, e administrando os sacramentos da Confirmação e da Ordenação Sacerdotal, incluindo às vezes a candidatos de outras dioceses cujos bispos não estavam disponíveis.
Supervisionou a construção e restauração de mais de 60 igrejas, manteve boas relações com os sacerdotes, preocupando-se por sua formação permanente. Promove a educação cristã dos meninos e meninas para a vida religiosa, com o apoio de seminaristas, assegurando-se que os ensinamentos no seminário fossem estritamente apegados à doutrina. Ajudou na fundação de um instituto de audição e linguagem, e motivava a todos a rezar o Rosário cada dia.
Trabalhou e proporcionou fundos para a atenção das vítimas das epidemias de cólera de 1836 e 1855, e na guerra de 1859.
Trabalhou para superar aqueles obstáculos entre a Igreja e o Estado que foram criadas pela legislação daquela época.
Em finais da vida tinha previsto uma peregrinação a Roma para assistir à proclamação do dogma da Imaculada Conceição, mas a enfermidade o impediu.
Morreu em 3 de Dezembro de 1860 em Trento.
Beatificado por João Paulo II em 29 de Abril de 1995.
Outros Santos e Beatos
Completando o Santoral deste dia, Dezembro 3
Outros Santos e Beatos
São Sofonías, santo do Antigo Testamento
Comemoração de são Sofonías, profeta, que nos dias de Josías, rei de Judá, anunciou a ruína dos ímpios no dia da ira do Senhor e robusteceu com a esperança da salvação aos pobres e menosprezados.
São Cassiano, mártir
Em Tânger, da Mauritânia, são Cassiano, mártir (c. 300).
São Lúcio, eremita
São Lúcio, eremita
Em Chur (Coira), da Recia, entre os helvécios (hoje Suíça), são Lúcio, eremita (c. s. IV).
Beato Eduardo Coleman, mártir
Em Londres, em Inglaterra, beato Eduardo Coleman, mártir, que, por haver abraçado a fé católica, foi acusado falsamente de conjuração contra o rei Carlos II, sendo enforcado em Tyburn e, ainda com vida, esquartejado (1678).
http://es.catholic.net/santoral
Recolha, transcrição e tradução por António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.