sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

12 de FEVEREIRO de 2010 - SANTOS DO DIA

SANTOS DO DIA DE HOJE 

SEXTA-FEIRA, 2 DE FEVEREIRO DE 2010

Eulália de Barcelona, Santa
Fevereiro 12   -  Virgem e Mártir

Eulalia de Barcelona, Santa

Eulália de Barcelona, Santa

Virgem e Mártir

Martirológio Romano: Na cidade de Barcelona, na Hispânia Tarraconense, memória de santa Eulália, virgem e mártir (in. s. IV).
Etimologia: Eulália = Aquela que fala eloquentemente, é de origem grega.
Segundo a tradição cristã, santa Eulália viveu perto de Barcina, Hispânia (actual Barcelona, Espanha) nos tempos do imperador Diocleciano (284-305) durante o século III ou IV, sendo papa são Marcelino.

Eulalia de Barcelona, Santa

Eulália de Barcelona, Santa

Durante a perseguição dos cristãos na região, Eulália, uma rapariga de entre 13 e 15 anos escapou de uma casa de campo onde seus pais a haviam encerrado para que não se entregasse às autoridades, abertamente confessou sua fé e foi entregue ao martírio.
Foi vítima de diferentes tormentos e morreu na cruz, se bem que hajam sérias dúvidas sobre a historicidade da narração de seu martírio.
De acordo com a tradição, um destes tormentos consistiu em lançá-la rodando dentro de um tonel cheio de vidros partidos pela rua (actualmente chamada Baixada de Santa Eulália - Bajada de Santa Eulalia-), onde há uma imagem da santa numa pequena capela.
Diz a lenda que foi cravada desnuda numa cruz de forma de ´X´ (forma conhecida como cruz de Santa Eulália). Naquele momento para preservar sua intimidade lhe cresceram os cabelos e começou a nevar.
Foi canonizada e se considera santa tanto pela Igreja Católica Romana, como pela Ortodoxa.
Seus despojos foram localizados em 878 pelo bispo Frodoino e trasladados solenemente para a catedral.

Benito (Bento) de Aniane, Santo
Fevereiro 12   -  Monge

Benito de Aniane, Santo

Benito de Aniane, Santo

Monge

Martirológio Romano: No mosteiro de San Cornélio de Indam, na Germânia, trânsito de são Benito, abade de Aniano (ou de Aniane), que propagou a Regra beneditina, confeccionou un Consuetudinário para uso de monges e trabalhou com empenho na instauração da liturgia romana (821).
Etimologia: Benito = Benedito = Aquele a que Deus bendiz, é de origem latino.
Benito foi filho de Aigulfo de Maguelone; servia de escanciador ao rei Pepino e a seu filho Carlomagno. Com a idade de vinte anos resolveu procurar o Reino de Deus com todo seu coração. Tomou parte na campanha de Lombardia, mas, depois de se ter quase afogado em Tesino, perto de Pavía, tratando de salvar a seu irmão,fez voto de abandonar o mundo por completo. À sua volta a Languedoc, confirmou sua determinação por conselho de um ermitão chamado Widmar, e foi à abadia de Saint-Seine, a vinte e quatro kilómetros de Dijon, onde o admitiram como monge. Passou ali dois anos e meio aprendendo a vida monástica e chegou ao domínio de si mesmo por meio de severas austeridades. Não satisfeito com guardar a regra de São Benito, praticava outros pontos de perfeição que encontrou prescritos nas regras de São Pacómio e São Basílio. Quando o abade morreu, os irmãos estavam dispostos a elegê-lo para que o substituísse, mas não quis aceitar o cargo, porque sabia que havia monges que se opunham a tudo o que fosse reforma sistemática.
Con este motivo, Benito abandonó Saint-Seine y, al regresar a Languedoc, construyó una pequeña ermita junto al arroyo Aniane, en sus propias tierras. Aquí vivió algunos años en privación voluntaria, orando continuamente a Dios para que le enseñara a hacer su voluntad. Algunos ermitaños, de los cuales uno era el santo Widmar, se pusieron bajo su dirección. Ganaban su sustento con el trabajo manual, vivían a pan y agua, excepto los domingos y grandes fiestas, cuando añadían un poco de vino o leche, si se los daban de limosna. El superior trabajaba con ellos en los campos y algunas veces se dedicaba a copiar libros. Cuando el número de sus discípulos aumentó, Benito dejó el valle y construyó un monasterio en un sitio más espacioso. Amaba tanto la pobreza, que por mucho tiempo utilizó cálices de madera o vidrio o peltre para celebrar la misa, y si le daban ornamentos valiosos de seda, los obsequiaba a otras iglesias. Sin embargo, posteriormente, cambió su modo de pensar sobre este punto, y construyó un claustro y una majestuosa iglesia adornada con pilares de mármol, y la dotó de cálices de plata, ricos ornamentos; además compró libros para la biblioteca. En breve tuvo muchos religiosos bajo su dirección. Al mismo tiempo, llevaba al cabo la inspección general de todos los monasterios de Provenza, Languedoc y Gascuña, y llegó a ser, con el tiempo, el director y supervisor de todos los monasterios del imperio; reformó a muchos con tan buen tino, que no encontró gran oposición. El que principalmente recibió su influencia fue el monasterio de Gellone, fundado por San Guillermo de Aquitania en 804.
Para tenerlo a la mano, el emperador Luis el Piadoso obligó a Benito primero a habitar en la abadía de Maurmünster, en Alsacia, y después, como todavía quería tenerlo más cerca, construyó un monasterio en el Inde, conocido más tarde como Cornelimünster, a unos 11 kilómetros de Aquisgrán, residencia del emperador y su corte. Benito vivió en el monasterio, pero continuó ayudando a la restauración de la observancia monástica por toda Francia y Alemania. A él se debe principalmente, la redacción de los cánones para la reforma de los monjes del concilio de Aquisgrán en 817. En ese mismo año presidió la asamblea de abades para poner en vigor el restablecimiento de la disciplina. Su estatutos, los Capitula de Aquisgrán, fueron añadidos a la regla de San Benito e impuestos a todos los monjes del imperio. Benito también escribió el "Codex Regularum" (Código de Reglas), una colección de todas las reglas monásticas existentes en su tiempo; compiló asimismo un libro de homilías para uso de los monjes, sacado de las obras de los Padres de la Iglesia; pero su obra más importante fue la "Concordia Regularum," la "Concordancia de Reglas," en la cual compara las reglas de San Benito de Nursia con las de otros patriarcas de la observancia monástica para mostrar su semejanza.
Este gran restaurador del monasticismo en el occidente, agotado por las mortificaciones y fatigas, sufrió mucho de continuas enfermedades en sus últimos días. En 821 murió tranquilamente, en Inde, a la edad de setenta y un años. Grande como era la energía e influencia de San Benito de Aniane, hay que admitir que su plan para una revolución pacífica de la vida monástica no pudo ser llevado al cabo como él había proyectado. De acuerdo con Edmund Bishop, la idea que tenía Benito y su patrono, el emperador Luis, era ésta:
Todas las casas habían de reducirse a una uniformidad absoluta de disciplinas, observancia, y aun hábito, de acuerdo con el modelo de Inde; se nombrarían visitadores para que vigilaran la observancia de la regla según las constituciones. El nuevo plan sería lanzado en la asamblea de abades en Aquisgrán en 817. "Pero planear es una cosa," el Sr. Bishop agrega, "y llevar al cabo es otra. Es claro que en la asamblea general de abades, Benito, respaldado como estaba por el emperador para conservar la paz y poder llevar a cabo reformas substanciales, tuvo que renunciar a muchos detalles de observancia que él estimaba mucho. Parece que esto mismo afirma su biógrafo y amigo Ardo, quien había observado todo personalmente. Sin embargo, los decretos de esta asamblea, de la cual era Benito al mismo tiempo autor, alma y vida fueron un punto decisivo en la historia de los benedictinos, porque éstos formaron la base de la legislación y práctica posterior. Después del gran fundador, Benito de Nursia, ningún otro hombre ha influido tanto en el monasticismo occidental como lo hizo el segundo Benito, el de Aniane." ("Liturgia Histórica," 1918, pp. 212-213).
Pocos de los entendidos en esta materia tienen tanto derecho para opinar sobre la historia monástica del siglo nueve, como Edmud Bishop.
Estas palabras suyas forman un tributo notable a la obra que el gran reformador monástico llevó al cabo; pero, como ha señalado Dom David Knowles, su influencia fue bastante diferente de la de Benito de Nursia: "Benito de Aniane nunca fue un guía espiritual para monjes."
¡ Felicidades a quienes lleven este nombre!

Humbelina, (ou Umbelina) Beata
Fevereiro 12   -   Abadessa

Humbelina, Beata

Humbelina, Beata

Abadessa

Martirológio Romano: No mosteiro de July, na região de Troyes, em França, beata Humbelina, prioresa que, convertida por seu irmão são Bernardo de uma vida mundana, com o consentimento de seu marido abraçou a vida monástica (1136).
Etimologia: Humbelina = Aquela que guia aos seus, é de origem germânica.
Modernamente, para crescer como pessoa crente,é muito importante aderir a um grupo. Este te ajuda muito a amadurecer em teu caminho de fé, e te alenta quando te faz falta. Todos necessitamos sentir-nos seres vivos. E o grupo te impulsiona justamente a isso.
Foi uma religiosa do século XII. Sua família vivia tão profundamente a vida cristã que todos foram religiosos ou religiosas.
Quando detrás, no fundo em frente de uma pessoa se encontra uma família a carta cabal, é normal que nesse ambiente reine a concórdia e o afã por escalar a meta mais importante desta vida: a santidade.
Ao falar um dia com seu padre acerca de sua vocação religiosa, este lhe disse: Mira a neve que há sobre o Monte Jura. É muito bela a panorâmica. É certo. Mas o que mais importa é que essa neve se converterá em água que regue estas terras.
Sem ela, tudo seria um deserto em que não cresce nada.ai
Os monges encerrados nos mosteiros parecem inúteis, mas são a fonte de que mana o bem espiritual para todos os demais.
Outra vez perguntava Humbelina: ¿Como servir melhor a Deus?
Então falou com prudência e alegria a seu marido acerca de seu propósito de meter-se a monja. 
E sem duvidar muito, se marchou ao convento de Jully, em que já estavam sua cunhada Isabel e sua sobrinha Adelina
À morte de Isabel, foi ela quem ocupou o cargo de abadessa do mosteiro.
Havia uma sã competição. A mais sã que existe: lutar por ver quem é melhor e mais santo ou santa.
Seu irmão são Bernardo lhe disse um dia que previa que ia a ser santa. Quando lhe chegou o momento final, foram seus irmãos a vê-la passar à Casa do Pai.
Seu culto foi confirmado em 1763.
¡Felicidades a quem leve este nome!
Comentários ao P. Felipe Santos
: al Santoral">al Santoral">al Santoral">fsantossdb@hotmail.com

Tomás Hemmeford e companheiros,

Jacobo Fenn, Juan Nutter, Juan Munden, Jorge Haydock, Beatos


Fevereiro 12   -  Presbíteros e Mártires

Tomás Hemmeford y compañeros, Beatos

Tomás Hemmeford e companheiros, Beatos

Presbíteros e Mártires

Martirológio Romano: Em Londres, em Inglaterra, beatos mártires Tomás Hemmeford, Jacobo Fenn, Juan Nutter, Juan Munden e Jorge Haydock, presbíteros, que, por fidelidade à Igreja romana e ante a pretensão da rainha Isabel I de se atribuir o primado no espiritual, foram condenados a morte, e esquartejados enquanto ainda respiravam (1584).
Tomás Hemmeford nasceu em Dorsetshire (hoje Dorset), um condado de Inglaterra. Estudou em Oxford e, convertido ao catolicismo, foi a culminar seus estudos religiosos no Colégio Inglês em Roma. Ordenado sacerdote em 1583 retornou a sua pátria.
Jacobo Fenn nasceu em Montacute, Inglaterra. Fez seus estudos no internato de Corpus Christi College e em Gloucester Hall da Universidade de Oxford. Se casou e foi professor. Logo depois de enviuvar, ingressou no colégio inglês em Reims (França) empreendendo estudos religiosos, se ordenou de sacerdote em 1580.
Juan Nutter irmão do beato Robert Nutter, nasceu em Burnley, Inglaterra. Estudou em Saint John´s College de Cambridge, mas para continuar seus estudos religiosos se mudou para o colégio inglês em Reims (França). Foi ordenado sacerdote em 1581.
Juan Munden nasceu em Coltley, Inglaterra, estudou em New College de Oxford, e seus estudos religiosos os segue no colégio inglês em Reims (França). Foi ordenado sacerdote em 1582.
Suas normais vidas sacerdotais tiveram contexto dentro da trágica perseguição perpetrada contra a Igreja Católica pelos monarcas britânicos. Naquele período a rainha Isabel I, que desejava se reconhecesse sua supremacia inclusive no âmbito espiritual, condenou à morte a muitos católicos por sua fidelidade ao Romano Pontífice, entre eles os jesuítas Tomás Hemmeford, Jacobo Fenn, Juan Nutter e Juan Munden, junto a Jorge Haydock, sacerdote do vicariato apostólico de Inglaterra. Todos eles foram esquartejados vivos em Tyburn, perto de Londres, em 12 de Fevereiro de 1584.
Estes mártires foram beatificados em 15 de Dezembro de 1929 pelo Papa Pío XI, e desde esse dia o Martirológio Romano comemora o dia de hoje seu nascimento ao reino dos céus.

Outros Santos e Beatos
Fevereiro 12   -  Completando o santoral deste dia

Otros Santos y Beatos

Outros Santos e Beatos

Santos Saturnino e companheiros mártires de Abitinia, mártires

Em Cartago, cidade de África, comemoração dos santos mártires de Abitinia, que durante a perseguição sob o imperador Diocleciano, por haver-se reunido para celebrar a eucaristia dominical contra o estabelecido pela autoridade, foram presos pelos magistrados da colónia e os soldados de guarda. Conduzidos a Cartago e interrogados pelo procônsul Anulino, apesar dos tormentos confessaram sua fé cristã e a impossibilidade de renunciar à celebração do sacrifício do Senhor, derramando seu sangue em lugares e momentos distintos (304). Estes são os nomes:

santos Saturnino, presbítero, com quatro filhos:

Saturnino júnior e Félix, leitores, e Maria e Hilarión, ainda criança; Dativo ou Sanator, Félix, outro Félix, Emérito e Ampélio, leitores; Rogaciano, Quinto, Maximiano ou Máximo, Telica ou Tacelita, outro Rogaciano, Rogato, Januário, Cassiano, Victoriano, Vicente, Ceciliano, Restituta, Prima, Eva, outro Rogaciano, Giválio, outro Rogato, Pompónia, Januária, Saturnina, Martín, Clautos, Félix júnior, Margarita, Mayor, Honorata, Victorino, Pelusio, Fausto, Daciano, Matrona, Cecília, Victoria, Berectina, virgem cartaginesa, Secunda, Matrona e outra Januária,

um total de 48 mártires.


São Melécio, bispo


Comemoração de são Melécio, bispo de Antioquia, que, por defender a fé de Nicea, foi exilado várias vezes e faleceu enquanto presidia ao primeiro Concilio Ecuménico de Constantinopla. São Gregório de Nisa e são João Crisóstomo exaltaram sua figura (381).

Santo António, “Cauleas”, bispo


Em Constantinopla (Istambul, hoje na Turquia), santo António, apelidado “Cauleas”, bispo, que em tempo do imperador León VI trabalhou denodadamente para assegurar a paz e a unidade na Igreja (901).


São Ludano, laico

 
No lugar de Northeim, em Alsácia, junto ao rio Ill, são Ludano, oriundo de Escócia, que descansou no Senhor enquanto peregrinava ao sepulcro dos santos apóstolos (1202).

http://es.catholic.net/santoral

Recolha, transcrição e tradução de espanhol para português (incompleta) por António Fonseca

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