sábado, 13 de fevereiro de 2010

MISSÃO 2010 – ENCONTRO IBÉRICO DE JOVENS NO POPRTO

In: Agência Ecclesia

Boletim de 13-02-2010

 

Encontro Ibérico leva festa cristã ao Porto

Iniciativa promovida pela Comunidade ecuménica de Taizé e a Diocese insere-se na «Missão 2010»

Seis mil participantes estão inscritos para o Encontro Ibérico de Jovens, que tem lugar no Porto de 13 a 16 de Fevereiro. Inserido no programa da “Missão 2010”, da Diocese nortenha, esta iniciativa é promovida pelos secretariados de Pastoral Juvenil e Universitária, em colaboração com a comunidade ecuménica de Taizé.

Entre os inscritos contam-se mais de 1000 jovens do Porto, cerca de 600 de Lisboa, 200 de Coimbra, 250 do Algarve, algumas dezenas de franceses e de alemães, mais de 100 polacos e espanhóis e 900 famílias de acolhimento. No total, estarão representados cerca de 25 países.

Nascida de um convite de D. Manuel Clemente à comunidade ecuménica radicada na França, este encontro dedicado à celebração das “Fontes da Alegria” integra-se na chamada “Peregrinação de Confiança através da Terra”.

“Está a correr tudo muito bem. Tem sido muito bonito ver todo o entusiasmo e alegria desta juventude e o dinamismo daqueles que prepararam o encontro e estão a acolher quem chega”, disse à Agência ECCLESIA o Ir. David, único português na comunidade de Taizé.

A meio da tarde de Sábado, primeiro dia do encontro, continuavam a chegar participantes às paróquias e às famílias de acolhimento. O religioso destacou a "grande serenidade e disponibilidade" dos jovens, mesmo quando tiveram de aguardar bastante tempo para receberem as primeiras instruções, dado que houve muitas pessoas a chegar simultaneamente.

Nestes dias de Carnaval, a proposta de Taizé quer assinalar a alegria “numa altura em que as pessoas se gostam de juntar e celebrar”.

A alegria destes dias, no Porto, é segundo o Ir. David, “uma alegria que perdura”. Os participantes são “jovens como todos os outros” que não estão ligados de forma institucional aos irmãos de Taizé, com diversas caminhadas de fé.

A “Peregrinação de Confiança” foi lançada em 1978 pelo irmão Roger, o fundador da Comunidade de Taizé. Nos últimos anos, teve como etapas encontros europeus em Lisboa (2004), Milão (2005), Zagreb (2006), Genebra (2007), Bruxelas (2008), Poznan (2009), um encontro asiático em Calcutá (2006), um latino-americano em Cochabamba (2007), um africano em Nairobi (2008) ou um ibérico em Sevilha (2009).

“É importante criar laços de comunhão, as pessoas encontrarem-se, terem confiança umas nas outras”, assinala o Ir. David, dando o exemplo de os peregrinos serem acolhidos por famílias que não os conhecem.

“Ao acolher os outros, podemos descobrir-nos melhor a nós próprios”, acrescenta.

Nas ruas do Porto, será possível encontrar o “testemunho forte” de jovens que querem “rezar”, encontrar-se, “acolher Cristo”.

Passo a passo

Os jovens peregrinos são acolhidos no dia 13 de Fevereiro no Dragão Caixa (pavilhão do Futebol Clube do Porto), sendo divididos pelos 39 centros de acolhimento.

Depois de passarem pela paróquia e pela família de acolhimento, os jovens vão regressar ao Dragão Caixa. Às 18h00 começa o fórum, que inclui cantares tradicionais portugueses de diferentes regiões do país, o jantar e a vigília de oração.

“Haverá também jovens que se vão reunir na igreja da Trindade, dado que não há espaço para todos no pavilhão", indicou o Ir. David. "As pessoas que quiserem podem associar-se a essa oração, que começa às 21h00", acrescentou.

No Domingo, 14 de Fevereiro, os peregrinos vão participar nas Eucaristias paroquiais e reunir-se de seguida para falar sobre como «fazer uma escolha dos nossos desejos». «Uma vez que não posso nem fazer tudo nem ter tudo, quais são as coisas que eu deveria abandonar? Será que renunciar é difícil? Será que é algo que nos liberta?», serão algumas das perguntas que lhes serão colocadas.

Depois do almoço, com as famílias de acolhimento, às 16 horas terão lugar no centro da cidade workshops com temas à escolha.

Na igreja de S. Bento da Vitória terá lugar um diálogo com D. Manuel Clemente, sobre o tema «É possível a alegria?». Ao final da tarde, os jovens regressam ao Dragão Caixa para o jantar e uma vigília de oração.

Na Segunda-feira, 15 de Fevereiro, depois da oração da manhã nas paróquias de acolhimento, os participantes vão reflectir sobre o tema «partilhar o que temos»: «O que posso fazer para que outras pessoas possam tirar proveito dos bens da criação e encontrem uma alegria de viver? Quais as iniciativas de partilha que conheço? Quais são as que estão ao meu alcance?»

Às 14h15, a oração da tarde ocorrerá em templos históricos do centro da cidade. As igrejas de São Lourenço, de São Bento da Vitória, da Trindade e de São João Novo, cheias de jovens, acolherão todos os que se queiram juntar a eles para este momento de oração meditativa e de louvor. De seguida, às 16 horas, é proposta a todos os que queiram aparecer uma lista de ateliers com temas à escolha.

A igreja das Taipas estará aberta nas tardes dos dias 13, 14, 15 e 16 para um tempo de silêncio e oração pessoal, dando a possibilidade àqueles que o desejarem de serem ouvidos, de receber o sacramento da reconciliação ou simplesmente de permanecer num espaço acolhedor para rezar.

Tal como nos outros dias, ao final da tarde os peregrinos vão reunir-se no Dragão Caixa para o jantar e a vigília de oração. As meditações que o irmão Alois fará durante as orações da noite serão publicadas no próprio dia no site da Comunidade de Taizé.

Na Terça-feira, 16 de Fevereiro, depois da oração da manhã e da reflexão baseada no tema «aprofundar a confiança em Deus e renovar a nossa coragem», os jovens peregrinos terão um almoço partilhado, nas paróquias, com as famílias de acolhimento.

Tanto os encontros, nas paróquias, como a maioria dos workshops, são abertos a todos, sem qualquer bilhete de entrada. Todos os interessados estão convidados a participar nestes momentos de reflexão, expressando assim um gesto de hospitalidade para com os jovens que estão de passagem no Porto.

Fotos

Nacional | Octávio Carmo | 2010-02-13 | 10:10:15 | 7507 Caracteres | Diocese do Porto, Ecumenismo, Taizé

Recolha e transcrição através do Boletim da Agência Ecclesia, de 13-02-2010

http://ecclesia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...