sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nº 967-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - 1 DE JULHO DE 2011

 

Nº 967-3

Do livro A Religião de Jesus, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De BrouwerHenao, 648009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:
tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, directamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
 
1 de Julho  -  Sexta-feira
 
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
 
Mt 11, 25-30
 
Sagrado Coração de Jesus
 
Relações entre o Pai e o Filho  -  Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: «Bendigo-Te, Ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelastes aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isso foi do Teu agrado. Tudo Me foi entregue por Meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e aliviar-vos-ei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis alívio para as vossas almas, pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve».
 
1. A Festa do Coração de Jesus teve uma importância singular na piedade, na devoção e na espiritualidade de muitos católicos durante o século XIX e até pouco depois da entrada no século XX. Depois do Concílio Vaticano II começou a ficar um pouco deslocada ou, se se preferir, foi perdendo a importância que teve em décadas anteriores. Por suposto, esta devoção segue alimentando a vida interior de muitas pessoas e de instituições religiosas (não poucas Congregações de Vida Religiosa) às quais inspira os seus melhores pensamentos e fomenta sua generosidade na entrega aos mais altos ideais do espírito.
 
2. Porque perdeu força esta devoção? O mais provável é que isso se deve a um motivo que está indicado no evangelho de hoje. As preferências do Deus de Jesus estão postas em “gente simples". Além disso, Jesus chama sobretudo aos que vão pela vida “cansados e esgotados”. Pode-se dizer, portanto, que o Coração de Jesus se sente atraído pelos últimos deste mundo; e pelos que passam pior nesta terra de tantas violências e injustiças. Hoje o vemos, claro. Vê-mo-lo assim como o mais lógico. Sem embargo - é justo reconhecê-lo – a clássica devoção ao Coração de Jesus centrou-se sobretudo, não nos “mais simples”, mas nos “mais devotos”. Foi uma devoção com um marcado acento intimista, espiritual e até espiritualista. E por isso mesmo lhe faltou preocupação social e até política (não partidária), sem o que não é fácil afirmar que alguém toma a sério o sofrimento dos pobres, a dor dos simples e a humilhação em que vivem os mais desgraçados.
 
3. A piedade, a devoção, os sentimentos espirituais para com Jesus, simbolizados em seu Coração, são não só excelentes, mas necessários. Mas por isso não nos fiquemos nessa espiritualidade intimista. Porque isso só serve para gratificar as consciências e tranquilizar as almas. O que pode resultar num engano. Jesus passava as noites em oração mas os dias inteiros passava-os de terra em terra, de aldeia em aldeia, convivendo com os mais desamparados deste mundo, aliviando penas, curando enfermos e convivendo com os pecadores e pessoas marginais. Assim deixou-nos claro por onde é que andam as preferências de seu Coração.

Compilação por
António Fonseca

NOTA FINAL: Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO. Desculpem e obrigado. AF.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...