Nº 990-2
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com:
tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, directamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
24 de Julho
17º DOMINGO COMUM
Mt 13, 44-52
«O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem encontra, mas torna a esconder. Cheio de alegria, vai, vende tudo o que possuí, e compra o campo. O reino dos céus é também semelhante a um negociante que busca boas pérolas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, vende tudo quanto possuí e compra a pérola». «O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, apanha toda a espécie de peixes. Logo que ela se enche, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e escolhem os bons para as canastras e os ruins deitam-nos fora. Assim será no fim do mundo: Sairão os anjos e separarão os maus do meio dos justos e lançá-los-ão na fornalha ardente: Ali haverá choro e ranmger de dentes.». «Compreendestes tudo isso»? «Sim», responderam eles. Disse-lhes então: «Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira coisas novas e velhas do seu tesouro». Depois de terminar estas parábolas Jesus partiu dali.
1. A primeira destas parábolas compara a oferta de Jesus, o reinado de Deus, com um tesouro. Um tesouro tão valioso e que seduz tanto e produz tanta alegria, que quem o encontra se esquece de tudo o que tem, abandona tudo e vê nisso a única coisa que valer a pena neste mundo. Como é lógico, isto quer dizer que quem encontra Jesus e sua mensagem, por isso mesmo muda radicalmente de vida. Uma novidade assim, não pode ser nem a prática religiosa, nem, menos ainda, as obrigações que impõe a religião. Nem sequer as promessas de felicidade para a outra vida, Nada disso é para ninguém um tesouro que mude a forma de viver.
2. O mesmo há que dizer da pérola. No fundo, é a mesma comparação formulada com outras palavras. Que podem expressar o “tesouro” e a “pérola”? Apenas o que mais enche os humanos; um âmbito e um ambiente humano de respeito, tolerância, estima, carinho e segurança, em que damos felicidade e recebemos felicidade, com a convicção de que isso é para sempre. Só isso pode significar o que, tal como somos humanos, Jesus oferece e afirma.
3. A comparação da rede e a última separação dos peixes abre o horizonte das promessas de Jesus de tal maneira, que transcende todas as limitações inerentes à condição humana. A intenção de Mateus, ao colocar aqui esta última comparação, é pôr uma sentinela no último horizonte de tudo o meramente humano, para o superar e transcendê-lo mais para além do que nos atreveríamos a imaginar ou suspeitar, nós, os mortais.
Compilação por
António Fonseca
NOTA FINAL: Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO. Desculpem e obrigado. AF.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.