domingo, 9 de junho de 2013

Nº 1676 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - SAMUEL I - (25) - 9 de Junho de 2013


9 de Junho de 2013

Nº 1676 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1676
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)

Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1676 - 2ª Página

9 de Junho de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro de SAMUEL


Rei David

(25)


25 - EPISÓDIO DE NABAL -  Morrendo Samuel, todo o Israel se juntou para o chorar. Sepultaram-no na sua propriedade em Ramá. E David retirou-se para o deserto de Maon. Havia em Maon um homem cujas propriedades estavam no Carmelo. Era um homem muito rico. Possuía três mil ovelhas e mil cabras. Encontrava-se, então, no Carmelo para a tosquia das suas ovelhas. Chamava-se Nabal, e sua esposa Abigail, mulher de grande prudência e formosura. Ele, porém, era grosseiro e perverso; descendia da linhagem de Caleb. David, ouvindo dizer, no deserto, que Nabal tosquiava o seu rebanho, enviou-lhe dez homens com esta ordem: «Subi ao Carmelo e dirigi-vos a Nabal, saudai-o em meu nome e dizei-lhe: «A paz seja contigo! Paz à tua casa e paz a todos os teus bens! Ouvi dizer que há uma tosquia em tua casa. Ora, os teus pastores moraram connosco no deserto e nunca lhes fizemos mal algum. Nada lhes faltou durante o tempo que ficaram no Carmelo. Pergunta-o aos teus servos e eles to dirão. Que os meus servos encontrem agora graça aos teus olhos, porque chegámos num dia de festa. Rogo-te que dês  aos teus servos e ao teu filho David o que comodamente puderes». Os homens de David foram e repetiram a Nabal todas estas palavras em nome de David e ficaram à espera. Nabal respondeu-lhes: «Quem é David? E quem é o filho de Isaí? Há hoje em dia muitos escravos  que fogem da casa de seus amos. Irei eu tomar meu pão, minha água, minha carne que preparei para os meus tosquiadores, para os dar a homens  que vêm não se sabe de onde?» Os servos de David retomaram o caminho e regressaram. Ao chegarem, contaram tudo que Nabal havia dito. Então David disse aos seus homens. «Tome cada um a sua espada»! Todos fizeram como ordenou David, que cingiu também a sua. Cerca de quatrocentos homens seguiram David ficando duzentos com as bagagens.
Mas Abigail, mulher de Nabal, fora avisada por um dos seus servos, que lhe disse: «David, mandou do deserto, mensageiros para saudar o nosso amo, mas ele recebeu-os mal. No entanto, esses homens trataram-no sempre muito bem, e jamais nos fizeram mal algum, nem nos causaram prejuízo durante todo o tempo que vivemos juntos no deserto. Pelo contrário, serviram-nos de defesa, dia e noite, enquanto estivemos com eles apascentando os rebanhos. Vê, pois, o que deves fazer, porque nosso amo e toda a casa está ameaçada de ruína porque ele é um filho de Belial, com que não se pode falar»
Apressou-se então Abigail, e tomou duzentos pães, dois odres de vinho, cinco cordeiros cozidos, cinco medidas de grão torrado, com tortas de uvas secas, duzentos de figos secos, colocando tudo sobre os jumentos. E  disse aos seus servos: «Ide adiante de mim, e eu seguirei atrás de vós». Mas nada disse ao seu marido. Quando descia por um caminho secreto da montanha montada num jumento, encontrou David com mos seus homens que vinham em sentido inverso. David dissera: «Na verdade, foi em vão que guardei tudo o que esse homem possuía no deserto, sem que lhe fosse tirada coisa alguma! E ele paga-me o bem com o mal. Deus trate com todo o seu rigor a David, se de hoje até amanhã eu deixar uma só coisa com vida de tudo o que pertence a Nabal»! Quando Abigail avistou David desceu prontamente do seu jumento e, prostrando-se, fez-lhe uma profunda reverência. Assim, prostrada a seus pés, disse-lhe: «Recaía sobre mim, meu senhor, esta culpa! Deixa falar a tua escrava e ouve suas palavras». «Que o meu senhor não faça caso desse perverso Nabal, porque é um néscio e um insensato com o o seu nome indica. Mas eu, tua escrava, não vi os homens que o meu senhor enviou. Agora, meu senhor, viva Deus e viva a tua alma. Foi o Senhor que te impediu de derramar sangue e deteve a tua mão. Sejam como Nabal os teus inimigos e os que procurarem maquinar contra o meu senhor. Aceita este presente que tua escrava trouxe ao meu senhor, e reparte-o entre os homens que te seguem. Perdoa a culpa da tua escrava, porque o Senhor edificará para ti uma casa estável, porquanto tu, meu senhor, combates nas guerras de Deus. Não se encontre em ti culpa alguma em todos os dias da tua vida. Se alguém te perseguir ou conspirar contra a tua vida, a alma do meu senhor permanecerá entre os vivos junto do Senhor, teu Deus, enquanto a vida dos teus inimigos será agitada e lançada para longe, como a pedra duma funda. E quando o Senhor tiver feito ao meu senhor todo o bem que te prometeu  e te tiver estabelecido chefe sobre Israel, não terás no coração este pesar, nem  este remorso de teres derramado sangue sem motivo, nem te teres vingado por ti mesmo! Quando o Senhor te tiver feito bem, ó meu senhor, lembra-te da tua escrava!».
David respondeu-lhe: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que te mandou hoje ao meu encontro! Bendita seja a tua prudência! E bendita sejas tu mesma, porque me impediste hoje de derramar sangue e fazer vingança pela minha mão! Mas, pelo Senhor, Deus de Israel,que me impediu de te fazer mal, se não tivesses vindo tão depressa ao meu encontro, nada teria ficado, de hoje para amanhã, com vida na casa de Nabal, nem sequer o último dos seus cãesDavid aceitou o que lhe trazia Abigail e ajuntou: «Vai em paz para tua casa. Fiz o que me pediste por consideração para contigo
Quando Abigail chegou à casa de Nabal, havia em sua casa um  grande banquete, como um festim real. Nabal tinha o coração alegre e estava completamente ébrio. Por isso nada lhe disse, nem pouco nem muito até ao dia seguinte. Pela manhã, tendo Nabal digerido o seu vinho, sua mulher contou-lhe tudo. Seu coração congelou-se e ele ficou petrificado. Dez dias depois, Nabal, ferido pelo Senhor, morreu.

David e Abigail  -  Tendo David recebido a notícia da morte de Nabal, exclamou: «Bendito seja o Senhor que vingou o ultraje  que me fez Nabal, e impediu Seu servo  de fazer o mal! O Senhor fez cair sobre a sua cabeça a sua própria maldade!» Depois disto David mandou propor a Abigail tornar-se sua mulher. Seus mensageiros chegaram ao Carmelo e disseram-lhe: «David mandou-nos junto de ti, porque te deseja tomar para mulher». Levantou-se então Abigail e prostrou-se com o rosto por terra, dizendo: «A tua serva já se daria por feliz em lavar os pés dos servos do meu senhor».
Levantou-se, montou no seu jumento, e, seguida de cinco servos, partiu com os enviados de David, que a desposou.
David desposara também Aquinoam, de Jezrael, e ambas foram suas mulheres. Quanto à sua mulher Micol, filha de Saul, este tinha-a dado com o mulher a Falti, filho de Lais, que era de Galim.


******************************

Estes são os textos do 1º Livro de “SAMUEL” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


9 de JUNHO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA


7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...