sexta-feira, 14 de junho de 2013

Nº 1681 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - SAMUEL I - (30) - 14 de Junho de 2013


14 de Junho de 2013

Nº 1681 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1680
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)

Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1681 - 2ª Página

14 de Junho de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro de SAMUEL


Rei David

(30)


30  -  SAQUE E INCÊNDIO DE SICELEG PELOS AMALECITAS  David e os seus homens chegaram a Siceleg ao terceiro dia, quando já os amalecitas tinham feito numa incursão no Negeb e em Siceleg, ferindo e incendiando a cidade. Haviam tomado as mulheres e todos os que ali se achavam, desde o menor até o maior; não mataram ninguém, mas levaram-nos todos como cativos  para a sua terra. David e seus homens encontraram pois, a cidade incendiada e suas mulheres, filhos e filhas, levados cativos. Por isso choraram até mais não poderem.  As duas mulheres de David, Aquinoam e Jezrael e Abigail do Carmelo, viúva de Nabal, estavam também cativas.
David afligiu-se em extremo, porque o seu povo queria apedrejá-lo pela amargura de perderem os seus filhos e filhas. Mas David reconfortou-se no Senhor, seu Deus. E disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aquimelec «Traze o meu efod». Abiatar trouxe-lhe o efod. David, consultou o Senhor, dizendo: «Devo perseguir essa gente? Alcançá-la-ei?» O Senhor respondeu-lhe: «Persegue-os, porque os alcançarás e os vencerás».
David pôs-se em marcha com os seiscentos homens da sua tropa e chegaram  à torrente do Besor. Aqui ficaram os que já estavam esgotados.
David continuou a perseguição com quatrocentos homens, pois duzentos tinham ficado para trás, extremamente extenuados  para poderem atravessar a torrente do Besor.
Encontraram no campo um egípcio e levaram-no a  David. Deram-lhe pão para comer e água para beber, um pedaço de torta de figos secos e duas tortas de uvas secas. Ele comeu e recobrou as forças, pois passara três dias e três noites sem nada comer ou beber. David disse-lhe: «Quem és e donde vens?» Ele respondeu: «Sou um jovem egípcio escravo de um amalecita. Meu senhor abandonou me há três dias, porque caí doente.  Fizemos uma incursão no Negeb dos cereteus, no território de Judá, no Negeb de Caleb, e incendiamos Siceleg». David disse-lhe: «Queres conduzir-nos a essa gente?» Respondeu-lhe o homem: «Jura-me pelo nome de Deus, que não me matarás, nem me entregarás ao meu senhor, e eu te levarei ao lugar onde se encontra aquela tropa».
Guiados pelo egípcio, encontraram os amalecitas espalhados por todo o campo, comendo, bebendo e festejando a enorme presa que tinha trazido da terra dos filisteus e de Judá. David atirou-se sobre eles desde o romper do dia até à tarde do dia seguinte. Só escaparam quatrocentos homens, que fugiram montados em camelos.
David recuperou tudo que os amalecitas tinham tomado, libertando também as suas duas mulheres.  E não  faltou ninguém, nem pequeno nem grande, nem filho nem filha, nem nada do espólio que tinham levado! David trouxe tudo de volta. E tomou todos os rebanhos e manadas, à frente dos quais os homens iam gritando: «Eis a presa de David!».
David foi, depois, juntar-se aos duzentos homens deixados na torrente do Besor, que, por cansaço, não o puderam seguir. Eles fora ao encontro de David e da sua tropa, e David saudou-os ao chegar junto deles.
Mas todos os malvados e perversos que se encontravam na tropa de David, começaram a dizer: «Visto que eles não nos acompanharam, nada lhes daremos do espólio recuperado, salvo a mulher de cada um e seus filhos. Que os recebam e se retirem!». David disse-lhes: «Não faças assim com o que o Senhor nos deu, depois de nos ter protegido e colocado nas nossas mãos a tropa que se tinha levantado contra nós! Quem poderia aceitar a proposta que fazeis? A parte dos que ficaram junto às bagagens será igual à daqueles que foram ao combate. Faça-se a divisão com equidade». A partir daquele dia, David estabeleceu em Israel este costume e este direito que tem  vigorado até hoje. Voltando a Siceleg, David enviou uma parte do espolio aos anciãos de Judá, seus parentes, com esta mensagem  «Recebei este presente  proveniente do espólio tomado aos inimigos do Senhor». Enviou igualmente aos de Betel, de Ramot, do Negeb, de Jeter, de Aroer, de Sefamot, de Estamo, de Racal, aos das cidades dos cineus, aos de Arama, de Cor-Asan, de Atac, de Hebron e de todas as cidades por onde David tinha passado com os seus homens.

******************************

Estes são os textos do 1º Livro de “SAMUEL” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


14 de JUNHO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA


7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 662 - SÉRIE DE 2024 - Nº (139) _ SANTOS DE CADA DIA - 18 DE MAIO DE 2024 - NÚ,MERO ( 1 9 4)

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 139º  Número da S...