domingo, 30 de junho de 2013

Nº 1697 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - SAMUEL II - (15) - 30 de Junho de 2013

30 de Junho de 2013

Nº 1697 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1697
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)

Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1697 - 2ª Página

30 de Junho de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

2º Livro de SAMUEL



Rei David

(15)

15  -  REVOLTA DE ABSALÃO - FUGA DE DAVID  -  Depois disto, Absalão adquiriu para si carros, cavalos e cinquenta homens para o escoltarem. Levantava-se cedo e colocava-se à beira do caminho, junto à grande porta, e a todos os que vinham procurar o rei para lhes fazer justiça, Absalão interpelava-os e dizia-lhes: «De que cidade és tu?» O homem respondia: «Eu, teu servo, sou de tal tribo de Israel». Dizia-lhe Absalão: «A tua pretensão é boa e justa; mas não há ninguém para te ouvir da parte do rei». E acrescentava: «Oh, quem me dera ser juiz desta terra! Todo aquele que tivesse um litígio ou um negócio e viesse ter comigo, eu lhe faria justiça». Se alguém se aproximava para se prostrar diante dele, Absalão estendia-lhe a mão, abraçava-o e beijava-o. Fazia isto com todos os de Israel que vinham, procurar o rei para qualquer julgamento. E deste modo conquistou os corações dos israelitas.
Mas, passados quatro anos, Absalão disse ao rei: «Deixa-me ir cumprir em Hebron um voto que fiz ao Senhor, pois  quando o teu servo estava em Gessur, fiz este voto: Se o Senhor me reconduzir a Jerusalém, irei prestar-lhe culto em Hebron». Disse-lhe o rei: «Vai em paz». E ele partiu para Hebron.
Absalão enviou emissários a todas as tribos de Israel, dizendo: «Logo que ouvirdes o som da trombeta  dizei: Absalão é rei em Hebron»! Foram também com Absalão duzentos homens de Jerusalém, convidados por ele, que o seguiam com simplicidade de coração, sem nada suspeitarem. Enquanto oferecia os sacrifícios,  Absalão mandou chamar Aquitofel, o gilonita, conselheiro de David, à sua cidade de Gilo. A conjuração era forte e o número de partidários de Absalão ia aumentando.
Vieram então dizer a David: «Todos os de Israel seguem AbsalãoDavid disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém: «Fujamos depressa porque  de outro modo, não podemos escapar a Absalão! Apresse-mo-nos em sair não suceda que ele nos surpreenda, se lance sobre nós e passe a cidade ao fio da espada». Os servos responderam ao seu rei: «Faça-se como rei meu senhor,  ordenar: somos teus servos». O rei partiu a pé com toda a sua família, mas deixou as dez concubinas para guardar o palácio. O rei saiu, pois  a pé com todos os seus servos, para junto da última casa. À frente do rei iam todas as legiões de cereteus, dos feleteus,. e todos os geteus, em número de seiscentos homens, que o tinham seguido desde Get.
O rei disse a Etai, o geteu: «Porque vens também connosco? Volta e fica com o rei, pois és um estrangeiro que estás fora da tua pátria. Chegaste ontem a Jerusalém e principiarás hoje a andar errante connosco, não sabendo eu mesmo aonde vou? Regressa e leva os teus irmãos. O Senhor seja misericordioso e fiel para contigo». Mas Etai respondeu ao rei: «Pela vida do Senhor e pela vida do rei, meu senhor! Onde estiver o meu senhor e rei, ali estará também o teu servo, tanto para morrer como para viver». Disse-lhe David: «Está bem, passa e vem (connosco)». E Etai, o geteu, desfilou com todos os seus homens e toda a sua família.
Estando o rei na torrente do Cedron, enquanto o povo desfilava diante dele, em direcção ao caminho do deserto, toda a gente chorava em voz alta.
Veio também Sadoc com os levitas, que conduziam a arca da aliança de Deus. Colocaram-na junto de Abiatar, enquanto passava todo o povo que tinha saído da cidade. Disse então o rei a Sadoc: «Reconduz a Arca de Deus à cidade. Se eu achar graça aos olhos do Senhor, Ele me reconduzirá e me deixará ver de novo a Sua arca e o lugar da Sua habitação; Mas, se ele disser que não quer mais saber de mim, estou à Sua disposição e faça de mim o que Lhe aprouver». O rei disse a Sadoc: «Vê: tu e Abiatar voltem de novo para a cidade com Aquimaas, teu filho e Jónatas, filho de Abiatar. Vos esconder-me nas campinas do deserto, à espera que me envieis noticias». Sadoc e Abiatar reconduziram, pois a Arca de Deus para Jerusalém e lá ficaram.
David subiu, chorando, o monte das Oliveiras, com a cabeça coberta e os pés nus. Todo o povo que o acompanhava, subia também, chorando, com a cabeça coberta  Disseram, a David que Aquitofel estava também entre os conjurados de Absalão. David exclamou: «Fazei que se frustrem, ó Senhor, meu Deus, os desígnios de Aquitofel». Chegando David ao cume do monte, no lugar onde se adora a Deus, Cusai, o araquita, veio ao seu encontro, com a túnica em farrapos e a cabeça coberta de pó. David disse-lhe: «Se vieres comigo, ser-me-ás pesado: mas se voltares à cidade e disseres a Absalão: «Quero ser, ó rei, teu servo, como servi a teu pai, assim servirei a ti, - então desconcertarás a meu favor os desígnios de Aquitofel. Ali terás contigo os sacerdotes Sadoc e Abiatar, a quem comunicarás tudo o que souberes do palácio real. Com eles estão seus dois filhos, Aquimaas, filho de Sadoc e Jónatas, filho de Abiatar; por eles me transmitirás tudo o que souberes». E Cusai, amigo de David voltou para a cidade e chegou no momento em que Absalão fazia a sua entrada em Jerusalém.


*********************f*********

Estes são os textos do 2º Livro de “SAMUEL” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


30 de JUNHO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 662 - SÉRIE DE 2024 - Nº (139) _ SANTOS DE CADA DIA - 18 DE MAIO DE 2024 - NÚ,MERO ( 1 9 4)

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 139º  Número da S...