sexta-feira, 28 de junho de 2013

Nº 1695 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - SAMUEL II - (13) - 28 de Junho de 2013

28 de Junho de 2013

Nº 1695 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1695
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)

Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1695 - 2ª Página

28 de Junho de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

2º Livro de SAMUEL



Rei David

(13)

13  -  INCESTO DE AMNON   Aconteceu, depois disso, que Amnon, filho de David, se apaixonou de Tamar, irmã de Absalão, filho de David, a qual era muito formosa. Cresceu tanto este amor por ela a ponto de ficar doente,  pois Tamar era virgem e parecia-lhe impossível fazer com ela alguma coisa desonesta. Ora, Amnon tinha um amigo chamado Jonadab, filho de Semaa, irmão de David, que era muito sagaz. Disse a Amnon: « Ó príncipe  porque estás tão abatido todas as manhãs? Porque não te abres comigo?» Respondeu Amnon: «É que amo Tamar, irmã do meu irmão Absalão». Jonadab disse-lhe: «Deita-te na cama e finge-te doente. Quando teu pai te vier ver, dir-lhe-ás: «Permite que Tamar me traga de comer e prepare a comida diante de mim, a fim de que eu a tome de sua mão». Amnon deitou-se e fingiu-se doente. O rei veio visitá-lo e ele disse-lhe: «Rogo-te que minha irmã Tamar venha preparar na minha presença dois pasteizinhos, para que eu coma da sua mão»?. David mandou dizer a Tamar, no palácio: «Vai à casa de teu irmão Amnon e prepara-lhe alguma coisa de comer».
Tamar foi à casa de seu irmão Amnon, que estava deitado. Amassou a farinha e fez os pasteis à vista dele. depois de os cozer, tomou a panela e despejou-a diante dele, mas Amnon não quis comer e disse: «Manda sair toda a gente». E retiraram-se todos. Amnon disse então a Tamar: «Traz a comida ao meu quarto, para que a coma da tua mão». Tamar tomou os pasteis quer fizera e levou-as ao seu irmão no quarto. E quando lhe apresentou o prato  este segurou-a, dizendo: «Vem, deita-te comigo, minha irmã» Mas ela respondeu: «Não, meu irmão, não me violentes, pois isto não é permitido em Israel. Não cometas semelhante infâmia, porque eu não poderei sofrer o meu opróbrio, e tu serás um infame em Israel. Melhor será que fales ao rei: Ele não recusará entregar-me a ti». Mas ele não lhe quis dar ouvidos e, como era mais forte que ela, violentou-a e desflorou-a. Logo a seguir Amnon concebeu por elas uma aversão mais violenta do que o amor que antes lhe tivera. Disse-lhe Amnon: «Levanta-te e vai-te daqui». Ela respondeu: «Não, meu irmão, pois o ultraje que me farias expulsando-me, seria ainda mais grave do que aquilo que me acabas de fazer». Ele, porém, não lhe deu ouvidos; chamou o seu servo e disse-lhe: «Põe-na fora daqui e fecha a porta atrás dela». Tamar trazia uma túnica de mangas compridas, que era o vestido com cobriu a cabeça de cinza, rasgou o seu vestido e deitando as mãos à cabeça afastou-se aos gritos.
Seu irmão Absalão disse-lhe: «Esteve realmente contigo Amnon, teu irmão? Por agora cala-te minha irmã, porque, enfim, ele é teu irmão, não desesperes por causa desta desgraça». E Tamar ficou abandonada na casa de seu irmão Absalão. O rei David soube do que tinha acontecido e afligiu-se sobremaneira, mas não quis contristar seu filho Amnon, porque o amava por seu primogénito. Absalão não disse a Amnon uma só palavra, nem boa nem má, porque o odiava por ter violado sua irmã Tamar.
Passados dois anos, Absalão tosquiava suas ovelhas em Baal Hasor, perto de Efraim, e convidou todos os filhos do rei. Veio ter com o rei e disse-lhe: «Faço saber que se tosquiam as ovelhas do teu servo; venha, pois,  te suplico,  o rei com seus familiares a casa de teu servo» O rei disse-lhe: «Não, meu filho, não iremos todos para não te sermos pesados». Apesar das instâncias de Absalão, o rei não quis ir, e deu-lhe a bênção. Absalão replicou: «Se tu nãos vens, deixa ao menos vir connosco o meu irmão Amnon». Disse-lhe David: «Porque haveria ele de ir contigo
Mas Absalão tanto insistiu que David deixou partir com ele Amnon e todos os filhos do rei. Absalão organizou um  banquete como um banquete real. E deu aos seus criados a seguinte ordem: «Estai alerta e quando Amnon estiver alegre por causa do vinho e eu vos disser: feri Amnon!, então feriu-o e matai-o, sem medo, pois sou eu quem vo-lo ordena. Ânimo, e sêde homens fortes!» Os servos de Absalão fizeram a Amnon conforme o seu senhor lhes ordenara. Então todos os filhos do rei se levantaram, montaram nas suas mulas e fugiram. Estavam ainda a caminho, quando chegou aos ouvidos de David o boato que dizia «Absalão feriu todos os príncipes  nenhum se salvou!» O rei levantou-se, rasgou as suas vestes e prostrou-se por  terra; e todos os servos que o rodeavam,  rasgaram, também as suas vestes. Mas Jonadab, filho de Semaa, irmão de David, disse ao rei:  «Não pense o rei, meu senhor, que floram assassinados todos os filhos do rei. Só Amnon morreu, porque Absalão jurara matá-lo desde o dia em que ele violou sua irmã Tamar. Não julgue, nem acredite, o rei meu senhor, que foram assassinados todos os príncipes.  Só Amnon pereceu e os outros irmãos estão vivos».
Entretanto, Absalão fugira. A sentinela, levantando os olhos, viu descer muita gente pelo declive do caminho de Horonaim, e foi dizer ao rei:  «Vi homens que descem pelo caminho de Horonaim, ao flanco da montanha». Jonadab  disse ao rei: «São os príncipes que chegam, conforme tinha dito o teu servo». Mal acabou de falar, entraram os filhos do rei e puseram-se a chorar.  Também, o rei e todos os seus servos derramaram abundantes lágrimas. Absalão fugiu e foi refugiar-se na casa de Tolomai, filho de Amiud, rei de Gessur. E David chorava continuamente pelo filho. Absalão permaneceu três anos em Gessur, para onde fugira.
O rei David deixou de perseguir Absalão por se sentir mais consolado na sua pena pela morte de Amnon.





*********************f*********

Estes são os textos do 2º Livro de “SAMUEL” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


28 de JUNHO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 662 - SÉRIE DE 2024 - Nº (139) _ SANTOS DE CADA DIA - 18 DE MAIO DE 2024 - NÚ,MERO ( 1 9 4)

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 139º  Número da S...