terça-feira, 18 de junho de 2013

Nº 1685 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - SAMUEL II - (3) - 18 de Junho de 2013

18 de Junho de 2013

Nº 1685 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1683
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)

Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1685 - 2ª Página

18 de Junho de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

2º Livro de SAMUEL



Rei David

(3)


3  -  GUERRA ENTRE A CASA DE DAVID E A DE SAUL  Durou, pois, muito tempo a guerra entre a casa de Saul e a de David. Mas à medida que o poder de David se ia fortificando o de Saul enfraquecia cada vez mais.
Nasceram a David vários filhos em Hebron. Seu primogénito foi Amon, de Aquinoam de Jezrael; o segundo Queleeab, de Abigail, viúva de Nabal, o carmelita; o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Tolmai, rei de Gessur; o quarto foi Adonias, filho de Hagit; o quinto, Safatia, filho de Abital, e o sexto Jetraam, filho de  Eglas, mulher de David. Estes são os filhos que nasceram a David em Hebron.
Enquanto durou a guerra entre a casa de Saul e a de David, Abner governou a casa de Saul. Saul tinha uma concubina chamada Resfa, filha de Aia. Isboset disse a Abner: «Porque te aproximaste da concubina de meu pai?» Mas, Abner, sumamente indignado com estas palavras, disse: «Sou porventura, uma cabeça de cão ao serviço de Judá? Enquanto neste momento trabalho pela casa de Saul, teu pai, pelos seus irmãos e amigos, livrando-os de cair nas mãos de David, vens tu acusar-me de pecado com esta mulher? Deus me trate com todo o Seu rigor, se não procurar para David O que o Senhor Lhe prometeu: Tirar a realeza  da casa de Saul  e estabelecer o trono de David sobre Israel e sobre Judá, desde Dan até BersabeiaIsboset não se atreveu a responder-lhe porque o temia.
Abner enviou então mensageiros a David, dizendo: «De quem é a terra? Faze aliança comigo e eu te apoiarei para reunir em torno de ti todo o Israel». David respondeu: «Está bem: farei aliança contigo, mas com esta condição: Não te apresentarás diante de mim sem trazer contigo Micol, a filha de Saul, quando me vieres ver». A seguir David enviou mensageiros a Isboset, filho de Saul, dizendo: «Restitui-me a minha mulher Micol, que me foi dada por esposa em virtude de eu ter matado cem filisteus». Isboset ordenou que a tirassem ao seu marido, Faltiel, filho de Lais, que com lágrimas a acompanhou até Baturin. Ao chegar ali disse-lhe Abner: «Volta para tua casa». E ele voltou.
Abner contactou com os anciãos de Israel e disse-lhes: «Há muito tempo que desejais ter David por rei. Fazei-o, pois, agora, porque o Senhor disse a David: Por meio de David, Meu servo, livrarei o Meu povo de Israel da mão dos filisteus e de todos os seus inimigos». Abner disse a mesma coisa aos de Benjamim. E foi a Hebron, acompanhado de vinte homens, comunicar a David  tudo os que de Israel e os de Benjamim tinham resolvido. David deu um  banquete deu um banquete em honra de Abner e de seus companheiros. Abner disse a David: «Irei para reunir ao redor de meu senhor e rei, todos os israelitas; eles farão aliança contigo e reinarás sobre todos como quiseres». David despediu Abner, que partiu satisfeito. Entretanto, os homens de David chegaram com Joab  de uma expedição, trazendo uma grande presa. Abner já não estava com David em Hebron, porque David o tinha despedido e ele partira em paz. E regressando Joab com toda a sua tropa, disseram-lhe que Abner, filho de Ner, viera ao encontro do rei, e este deixara-o partir em paz. Joab foi ter com o rei e disse-lhe: «Que fizeste? Abner, filho de Ner, veio ter contigo. Porque o deixaste partir? Sabes que ele veio a ti para te enganar e espiar tuas idas e vindas e sondar tudo o que fazes». E logo que Joab saiu da presença de David, enviou emissários atrás de Abner, que o fizeram, voltar ao poço de Sira, sem que David o soubesse. Quando Abner chegou a Hebron, Joab chamou-o à parte, como para lhe falar em privado, e feriu-o ali mortalmente no ventre, vingando desta forma, o sangue do seu irmão Asael.
Ao saber do que aconteceu, David exclamou: «Sou inocente, eu e o meu reino, diante do Senhor, do sangue de Abner, filho de Ner! Que esse sangue caía sobre a cabeça de Joab e da sua família! Não faltem jamais na casa de Joab sarnentos ou leprosos, ou mendigos». Joab e Abisai, seu irmão, assassinaram Abner por este ter morto seu irmão Asael, depois da batalha de Gabaon.
David disse a Joab e a toda a sua tropa: «Rasgai as vossas vestes, cobri-vos de sacos e chorai Abner!» O rei David seguiu atrás do féretro. Sepultaram Abner em Hebron, e o rei chorou em alta voz sobre o seu túmulo, e todo o povo o acompanhou no pranto. David cantou a seguinte lamentação, chorando Abner:

«Abner devia morrer
Como morrem os insensatos?
Tuas mãos não estavam algemadas,
Nem presos a correntes os teus pés.
Caíste como se caí
Nas mãos dos celerados».

E o povo, repetindo o mesmo, chorou sobre ele. Depois, como todo o povo viesse insistir com David para que tomasse algum alimento antes de acabar o dia, o rei fez este juramento: «Que o Senhor me trate com todo o Seu rigor, se eu comer pão ou qualquer outra coisa, antes do pôr do sol». Todo o povo ouviu e aprovou, pois sempre lhe parecia bom tudo o que o rei fazia. Naquele dia, todo o exército e todo o Israel reconheceram que o rei não tivera parte alguma no assassinato de Abner, filho de Ner. O rei disse aos seus servos: «Não sabeis que um chefe caiu hoje em Israel? Quanto a mim, sou ainda fraco, embora tenha recebido a unção real. Estes homens, filhos de Sarvia, são mais fortes do que eu. Que o Senhor dê ao malfeitor o castigo, segundo a sua maldade».







*********************f*********

Estes são os textos do 2º Livro de “SAMUEL” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


18 de JUNHO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA


7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 662 - SÉRIE DE 2024 - Nº (139) _ SANTOS DE CADA DIA - 18 DE MAIO DE 2024 - NÚ,MERO ( 1 9 4)

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 139º  Número da S...