Do Jornal electrónico “I” que eu recebo diariamente, transcrevo com a devida vénia a Noticia hoje publicada, deixando as conclusões para quem as quiser fazer. Desde já desejo esclarecer que repúdio frontalmente estas manifestações que são (tenho a certeza) motivadas pelo Inimigo (Satanás) que não vê nunca bons olhos tudo o que se faça em Louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aliás, é frequente que são sempre os mesmos representantes das diversas (… e são muitas, infelizmente…) sensibilidades – para não dizer outra coisa - têm demonstrado nas visitas que o Papa efetua, seja qual for a sua latitude.. Enfim, todos nós sabemos que o Mundo pertence a Satanás e ele tudo fez, faz e continuará a fazer para que estas situações ocorram.
A polícia tenta conter a manifestação de movimentos laicos que ontem protestou contra os gastos com a...
Denis Doyle/ Getty Images
1/1
A polícia espanhola deteve ontem um jovem, suspeito de estar a planear um atentado contra as manifestações que se opõem à visita do Papa Bento XVI à capital espanhola. O detido, José Alvano Bautista, um jovem mexicano, estuda no Instituto de Química Orgânica em Madrid e era um dos voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Uma fonte das autoridades explicou à AFP que Bautista "planeava atentar contra os manifestantes contrários à visita de sua santidade Bento XVI" com "gases asfixiantes e outras substâncias químicas".
A polícia encontrou na casa do suspeito "um disco externo e dois cadernos com anotações de processos químicos, alheios aos seus estudos de Química". As autoridades não têm provas que Bautista planeava realmente o ataque, mas decidiram mantê-lo detido até hoje, quando será presente diante de um juiz da Audiência Nacional, a primeira instância espanhola. A embaixada mexicana em Madrid ofereceu assistência jurídica ao jovem, que recebeu a visita na esquadra de um representante diplomático do México.
Segundo o "La Jornada", na base das suspeitas estiveram várias mensagens, alegadamente da autoria de Bautista, colocadas no fórum da internet La Voz Libre. "Esta é a minha luta. Matar maricas e qualquer aberração anti- -humana durante as suas manifestações contra a igreja católica", terá escrito na semana passada, explicando o método que utilizaria: "Trabalho numa importante empresa farmacêutica em Madrid e tenho acesso a suficientes substâncias perigosas" para boicotar as manifestações de organizações laicas, ateias, de apoio aos direitos dos homossexuais e de esquerda, que definiu como "asquerosas abominações, desperdícios de vida e erros de Deus" e apelou a que todos os que se quisessem juntar a ele, que o contactassem.
Ontem, cerca de 2 mil pessoas manifestaram-se na praça Tirso de Molina contra o financiamento público da visita papal e da JMJ. Estiveram presentes perto de 100 organizações e movimentos laicos, cristãos progressistas, ateus e de esquerda sob o lema "Visita do Papa? Não com os meus impostos". A organização e a segurança da JMJ e a visita do Santo Padre irão custar mais de 100 milhões de euros. Os organizadores rejeitam que os encargos sobrecarreguem o erário público e alegam que o evento é autofinanciado por contribuições de peregrinos e apoios de grandes empresas privadas.
Antes do início da marcha, Luis Vega, da associação Ateos y Librepensadores, disse à agência Efe que os participantes no protesto não se sentiram intimidados pela detenção de Bautista e que a "grande maioria" dos católicos são "pessoas normais", pelo que não temem "nada de especial". Vega apelou às organizações que participam nas manifestações que "não dêem oportunidade com as suas intervenções a que se dê cobertura a indivíduos como o detido" e criticou a presidente da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, por ter denominado os protestos de "manifestações antiPapa".
A tensão entre peregrinos e laicos era ontem visível nas ruas de Madrid, tendo levado mesmo a confrontos entre crentes e não crentes que levaram a polícia a intervir. Alguns dos fiéis queixavam-se da ilegalidade da manifestação, embora a mesma tivesse sido autorizada pelo governo. A JMJ dura até domingo e contará com a presença de Bento XVI na Vigília de sábado e na Missa Dominical, razão pela qual cerca de um milhão e meio de jovens de todo o mundo se reuniu na capital espanhola.
Compilação (para continuar) feita por
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.