domingo, 14 de agosto de 2011

Nº 1011-2 - A Religião de Jesus - 14 DE AGOSTO DE 2011–20º Domingo Comum


 
Nº 1011-2
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:
tradução de espanhol para português, por António Fonseca
Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
14 de Agosto
20º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Mt 15, 21-28





























Jesus partiu dali e retirou-Se para os lados de Tiro e de Sidónia. Então uma cananeia, que viera daquela região, começou a gritar: «Tem piedade de mim Senhor, Filho de David: Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio». Mas Ele não lhe respondeu palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe com insistência: «Despacha-a, porque ela persegue-nos com os seus gritos». Ele respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu-lhe: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorros». «É verdade, Senhor, retorquiu ela, mas até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos». Então, Jesus respondeu-lhe: «Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se como desejas». E, a partir desse instante a filha dela achou-se curada.
1. Está claro, pelo que se conta neste relato, que Jesus tinha a convicção de que a sua missão era recuperar as “ovelhas desgarradas” de Israel. Jesus disse isto num território pagão. Portanto, naquele momento, Jesus tinha a ideia de que Ele havia vindo a este mundo para restaurar a Israel, para renovar a fé, a religiosidade, a vida e os costumes daquele povo. É verdade que, no fim do evangelho, depois da ressurreição, o Ressuscitado que nos apresenta Mateus envia os seus discípulos a “fazer discípulos em todas as nações” (Mt 28, 19). Mas isso responde à ideia final que tinham os cristãos sobre a missão universal do cristianismo. O Jesus terreno, tal como apresenta Mateus, pensava só em Israel. 
2. Pois bem, o notável é que, para restaurar um povo tão profundamente religioso, Jesus não se dedicou a atividades principalmente religiosas. Jesus viu que a solução daquele povo estava em preocupar-se pelos enfermos e os famintos, pelos que se agoniavam pelo dinheiro e se deixavam levar por desejos de poder. Jesus deu-se conta de que a solução duma religião corrupta não está em exigir o cumprimento das normas religiosas e em fortalecer o poder dos sacerdotes. Jesus entendeu que o que o povo necessitava era acolher os que sofrem, dar vida aos que careciam de dignidade e respeito, acompanhar os fracos, humanizar a convivência de todos com todos, sem recusar nem os estrangeiros, como fez com a mulher deste relato.
3. As religiões não se renovam com mais exigência religiosas, mas com mais humanidade, mais respeito, mais tolerância, mais bondade com todos. Se não há isso, a religião exuberante e pomposa só serve para que tenham êxito os mandatários religiosos. Isso é tudo.
Compilação por
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
NOTA FINAL:
Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO. Desculpem e obrigado. AF.
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...