Nº 1002
DEDICAÇÃO DE SANTA MARIA DAS NEVES
Santa Maria Maior é a grande Igreja mariana de Roma. Chama-se maior desde o século VII ou IX, por causa da antiguidade e da dignidade. A dedicação a 5 de Agosto é assinalada no martirológio jeronimiano como um privilégio raro. A basílica Sicinini foi cristianizada no tempo do papa Libério, no meio do século IV, daí o nome de basílica liberiana. Foi restaurada e consagrada em honra da Virgem Maria pelo papa Sisto III, pelo ano de 435. No alto do arco triunfal deste venerável templo lê-se, XISTUS EPISCOPUS PLEBI DEI – «Sisto, bispo, ao povo de Deus». Segundo uma bela lenda medieval, Nossa Senhora apareceu em sonhos a um patrício, João, no tempo de Libério (352-366), e disse-lhe que levantasse uma igreja em sua honra no lugar que lhe fosse indicado pela neve. Neve, em Agosto, em Roma? Pois bem, no dia seguinte ela cobria parte da colina chamada Esquilino.
Lenda tardia, que não deixa talvez de relacionar-se com o hábito de deitar do tecto flores brancas, neste dia, sobre as lajes da basílica… já construída. Tais pétalas nevosas, a festejarem a Imaculada, são efeito ou causa da lenda? E a partir do século VII, figura também lá Santa Maria ad praesepe: junto do presépio, por causa dumas relíquias (agora numa capelinha debaixo do altar-mor) que recordam a gruta de Belém. É nobre esta igreja, ainda radiosa com a grande alegria que expressou, logo a seguir ao concílio de Éfeso (431), ao proclamar a Theotókos (=Mãe de Deus); igreja toda resplandecente de mosaicos, de ouros variados nas não estridentes. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Imagens obtidas através de www.santiebeati.it. Áudio da RadioVaticana: RadioRai: e RadioMaria:
SANTO ABEL DE REIMS
Bispo (entre 750 e 770)
Famoso pela sua vitória de Poitiers (732), que salvou a Europa do Islão, Carlos Martel (ou Martelo) deixou também fama de grande cobiçoso dos bens da Igreja. Tinha vários métodos para deles se apropriar. Um consistia em nomear para abades e para bispos personalidades que aceitassem reparti-los com ele. Milão, bispo de Tréveros, satisfazia-o plenamente neste particular, e Milão era rico, porque tinha duas dioceses, desde que S. Roberto fora expulso por Carlos da sua sé de Reims (por 720) e Milão se tinha dela apoderado. Todavia, por morte de Carlos Martel (741), o rei Pepino, seu filho, apelou para S. Bonifácio, a fim de reformar as Igrejas da Gália, em que reinavam consideráveis abusos. Uma das primeiras decisões de Bonifácio foi remeter Milão para junto das suas ovelhas de Tréveros e procurar um pastor legítimo para os fiéis de Reims. Para isto escolheu Abel, monge de Lobbes, que se distinguira como missionário nos países do Norte. A eleição dele foi aprovada por Pepino e confirmada pelo papa S. Zacarias, ambas as coisas no ano de 744. Infelizmente, o papa estava longe, Bonifácio afastado, e Pepino a guerrilhar além fronteiras. Assim, Milão viu-se de novo livre para tornar a vida impossível ao neo-eleito; tentou mesmo, ao que dizem, mandar assassiná-lo. Pouco valente de carácter, Abel não era homem para resistir a um rapinador da sua categoria. É o que explica que, impotente e desanimado, deixasse Reims, passados dois ou três anos, e voltasse a residir em Lobbes (Hainaute, Bélgica) onde veio a falecer entre 750 e 770. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.
SANTO EMÍDIO
Mártir
Em Áscoli Piceno, Santo Emídio, bispo e mártir. Sagrado bispo pelo papa S. Marcelo (308-309), foi para lá enviado a fim de tornar conhecido o Evangelho, lá pregou a Cristo e recebeu a coroa do martírio, não se sabe exatamente quando. Completamente desconhecido até ser descoberto o seu corpo e ser transferido para a catedral, entre 996 e 1052, Santo Emídio foi transformado em herói duma lenda, útil esta para identificarmos um homem que, depois da degolação, transporta nas mãos a própria cabeça! Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.
De WWW.SANTIEBEATI.IT.
94562 > Beato Arnaldo Pons Mercedario 5 agosto
65490 > San Cassiano di Autun Vescovo 5 agosto MR
92099 > Madonna della Neve
Áudio da RadioRai:
65530 > Beato Pietro Michele Noël Martire
90583 > Santi Vardan e compagni Martiri in Armenia
65510 > San Venanzio di Viviers Vescovo
Oswaldo, Rey
Agosto 5 Rey, 5 de agosto
Agosto 5 Rey, 5 de agosto
• Dedicación de la Basílica de Santa María
Agosto 5 Llamada también Santa María de las Nieves. 5 de agosto
Agosto 5 Llamada también Santa María de las Nieves. 5 de agosto
• Nuestra Señora de las Nieves
Agosto 5 Advocación Mariana, 5 de agosto
Agosto 5 Advocación Mariana, 5 de agosto
• Nona de Nacianzo, Santa
Agosto 5 Madre y Esposa, 5 de agosto
Agosto 5 Madre y Esposa, 5 de agosto
• Emigdio de Áscoli, Santo
Agosto 5 Obispo y Mártir, 5 de agosto
Agosto 5 Obispo y Mártir, 5 de agosto
• Margarita de Cesolo, Santa
Agosto 5 Viuda, 5 de agosto
Agosto 5 Viuda, 5 de agosto
• Osvaldo de Northumbria, Santo
Agosto 5 Rey y Mártir, 5 de agosto
Agosto 5 Rey y Mártir, 5 de agosto
• Vardan Mamikonian y compañeros, Santos
Agosto 5 Mártires, 5 de agosto
DE: WWW.ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL; De WWW.SANTIEBEATI.IT. E WWW.JESUITAS.PTAgosto 5 Mártires, 5 de agosto
COMPILAÇÃO DE
ANÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.