segunda-feira, 27 de maio de 2019

Nº 3 8 5 1 - Série de 2019 - (147) - SANTOS DE CADA DIA - 27 DE MAIO DE 2019 - Nº 201 DO 12º ANO

Caros Amigos



Desejo que este Ano de 2019 traga tudo de Bom para toda a Humanidade.
As minhas melhores Saudações de
Amizade e Gratidão
para todos os leitores e/ou simples Visitantes que queiram passar os olhos por este Blogue

~







Nº  3 8 5 1


Série - 2019 - (nº 1  4  7)


27 de MAIO de 2019


SANTOS DE CADA DIA

Nº  2 0 1

12º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Recordar
os Santos e Beatos de cada dia, além de Procurar seguir os seus exemplos


___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

***********




MÊS DE MAIO MARIANO E DO ROSÁRIO


Como escreveu PAULO VI, quanto ao mês de MAIO:
MAIO é o mês em que nos templos e nas casas dos Católicos de todo o mundo se deve rezar mais fervorosamente o Rosário e no qual todos os cristãos deverão Venerar a MARIA, Mãe de Deus.




AGOSTINHO DE CANTUÁRIA (CANTERBURY) Santo



Santo AGOSTINHO bispo de Cantuária, Inglaterra, que foi enviado com outros monges pelo papa São GREGÓRIO MAGNO para anunciar a palavra de Deus ao povo dos Anglos e foi bem recebido por Ediberto, rei de Kent. Imitou a vida apostólica da Igreja primitiva, converteu o próprio rei e muitos outros à f+e cristã e constituiu nesta terra algumas sedes episcopais. Faleceu no dia 26 de Maio. (604/5)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:
Tudo ignoramos deste Santo antes do ano de 596; era então prior do mosteiro de Santo André, fundado por São GREGÓRIO MAGNO na sua casa de Célio, uma das colinas de Roma; foi escolhido este monge para ser o instrumento principal da obra de conversão da Grã-Bretanha, que São GREGÓRIO tinha antes sonhado e mesmo procurado realizar por si mesmo.
Evangelizada desde os primeiros séculos do cristianismo, segundo o testemunho de TERTULIANO e ORÍGENES, a grande ilha tinha inteiramente recaído no paganismo por causa das invasões dos Saxões nos séculos V e VI. Com os primeiros habitantes, ou Bretões, tinha o cristianismo sido rechaçado para Oeste, para as Cornualhas e o País de Gales, e nada permitia esperar virem os conquistadores a ser convertidos pelas suas vítimas.
Todavia o jovem rei de Kent, ETELBERTO, acabava de se casar com uma princesa cristã, BERTA filha do rei de Paris, CARIBERTOI I. talvez tenha sido este acontecimento o que fez nascer em São GREGÓRIO esperanças que apressaram a execução dos projectos. Seja como for, na Primavera de 596, AGOSTINHO deixava Roma à frente duma colónia de 40 missionários, na maior parte monges como ele. Lerins foi a primeira demora na viagem, e os futuros apóstolos ouviram lá falar dos Saxões em tais termos que todo o entusiasmo se dissipou, de maneira que mandaram AGOSTINHO a Roma para solicitar do papa que os detivesse.  São GREGÓRIO reforçou o seu missionário, com a afectuosa energia que estava nos seus modos, conferiu-lhe a dignidade abacial e reenviou-o à Gália com cartas de recomendação e também com avisos, mesmo com admoestações, para os bispos e os grandes. passado o inverno a comitiva embarcou finalmente para o destino.
Na primavera de 597, chegavam os missionários à ilha de Thanet não longe das actual Ramsgate, e, pouco depois apresentavam-se diante de ETELBERTO: as antigas fontes falam-nos deles a avançar processionalmente, cantando a ladainha que tinha sido pouco antes estabelecida em Roma. ETELBERTO ouviu-os  e  responde com uma declaração liberal: não podia resolver-se a abandonar as crenças dos seus maiores, mas autorizava os missionários a pregar e converter; concessão tanto mais importante quanto o rei de Kent era ao mesmo tempo chefe da confederação dos reinos saxões. AGOSTINHO depressa conduziu os companheiros a Cantuária, capital do reino, e instalou-os junto duma capela dedicada a São MARTINHO, a qual sobrevivera à devastação geral. Pouco depois, tomava ETELBERTO lugar entre os convertidos, talvez no Pentecostes de 597.
A Igreja Anglo-saxónica estava fundada. Segundo as instruções AGOSTINHO foi receber a sagração episcopal do arcebispo de Arles, legado da Santa Sé na Gália.A festa do Natal foi ocasião de se baptizarem 10 000 insulares. Já se elevava, fora da Cantuária, num terreno dado pelo rei, a abadia de São Pedro e de São Paulo com as capelas de São Pancrácio e dos Quatro Coroados a evocarem recordações romanas: será mais tarde a abadia de Santo AGOSTINHO necrópole dos soberanos e dos bispos de Kent. No interior da cidade , a igreja de Cristo Chrischurch, recordada na basílica de Latrão, e seria como esta a catedral.
A alegria e o entusiasmos de São GREGÓRIO com estas notícias manifestam-se em várias cartas e nalgumas passagens dos seus comentários sobre JOB. Escreveu à rainha BERTA, para estimular-lhe o zelo que julgava talvez demasiado discreto; ao novo bispo, já taumaturgo, deu avisos a fim de o premunir contra o perigo do orgulho; e ocupou-se com reforçar  o número dos operários evangélicos. Nova colónia de 12 missionários  sai de Roma, a 22 de Junho de 601, sob a direcção de MELLITUS: Leva a santo AGOSTINHO as respostas  do papa a diversas consultas de ordem disciplinar e litúrgica, respostas em que se manifestam a discrição e o espírito de larga adaptação de São GREGÓRIO. Ao mesmo tempo, envia o Papa um plano completo de organização hierárquica, que será realizado apenas a pouco e pouco; Londres e York, cidades episcopais desde a época bretónica, virão a constituir metrópoles para o Sul e Norte de Inglaterra, devendo cada uma ser provida de 12 bispados sufragâneos, e os seus arcebispos, iguais entre si, não deverão ter outra presidência mais que a estabelecida pela antiguidade de cada um. Entretanto, Santo AGOSTINHO recebia com o «Pallium» jurisdição sobre todas as igrejas da Grã-Bretanha.
O primado conferido a Santo AGOSTINHO encarregava-o das cristandades célticas do Oeste de Inglaterra. Nesse ponto, como diz BEDA, «por falta de tacto» seria AGOSTINHO menos feliz do que na conversão dos pagãos.
Havia entre o clero bretão e os monges romanos, diferenças de usos litúrgicos, um cálculo diferente na data da Páscoa; e sobretudo havia o amargor dos vencidos e dos despojados, aos olhos de quem Santo AGOSTINHO era o bispo dos Saxões. Duas conferências, realizadas no País de Gales, terminaram com a recusa dos monges e clérigos bretões de se juntarem aos recém-chegados para a conversão dos invasores.
Santo AGOSTINHO não sobreviveu muito a São GREGÓRIO: morreu em Cantuária, a 26 de Maio de 604 ou 605. O Essex seguira o exemplo de Kent e, se a conquista cristã não se encontrava ainda muito estendida, a semente estava lançada e ia, no meio de muitas trovoadas, frutificar e abranger todos o pais sem necessidade de que viesse nova missão evangelizadora.



JÚLIO DE DORÓSFORO, Santo




  

Em Dorósforo, na Mésia, hoje Silistra, na Bulgária, São JÚLIO mártir que sendo veterano do exército imperial, no tempo da perseguição foi preso pelos oficiais de justiça e apresentado ao governador Máximo, tendo manifestado na sua presença a repulsa pelos ídolos, confessou com grande firmeza a sua fé em Cristo e foi castigado com a condenação à morte. (302)



Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O,. de Braga:


 Era um «veterano», um desses antigos soldados que Roma instalava nas fronteiras e nas regiões pouco seguras, para os levar a intervir em caso de perigo. O extracto seguinte das suas Actas mostra como repugnava ao juiz condenar um homem honrado.

«É verdade, JÚLIO, que és cristão e recusas sacrificar aos deuses?»

«Sou discipulo de Cristo, por isso não posso fazer o que desejas.»

«Mas que mal há em queimar um pouco de incenso, e depois voltas para casa, certo de não tornares a ser importunado?»

«Servi 26 anos no exército, sem haver nada, fosse o que fosse, para me ser imputado; tomei parte em sete guerras sem nunca me defender atrás de nenhum camarada, para evitar a morte. E tu querias que, tendo sido sempre fiel nas coisas pequenas, me tornasse infiel nas grandes?


«Se há culpa, JÚLIO, tomo-a à minha conta. segue o meu conselho, obedece à lei, e fica connosco

«A lei divina está acima da dos homens

«A lei dum crucificado desaparecido? Tens então medo dos mortos?»

«Cristo sofreu para nos salvar; mas é o Filho de Deus vivo, e espera-me para me dar a vida eterna... Por favor, basta de palavras! Faz o teu dever e obterei o que desejo».

Conforme a lei , o juiz pronunciou a pena de morte. JÚLIO vendou-se a si mesmo os olhos; e em seguida ofereceu a cabeça ao algoz. isto deu-se em Silistra - Bulgária, num dia 27 de maio entre 305 e 311.








RESTITUTO DE ROMA, Santo


Na Via Nomentana, a dezasseis milhas de Roma, São RESTITUTO mártir. (séc. IV)

EUTRÓPIO, Santo



Em Orange, na Provença, Gália hoje França, Santo EUTRÓPIO bispo. (475)




BRUNO, Santo




Em Wurtzburg, na Francónia, Germânia hoje Alemanha, São BRUNO bispo que restaurou a igreja catedral, reformou o clero e explicou ao povo a Sagrada Escritura. (1045)


GAUSBERTO, Santo



No mosteiro de Montsalvy, junto de Clermont-Ferrand, na Aquitânia hoje FrançaSão GAUSBERTO presbitero e eremita que transformou este lugar, antes deserto e intransitável num hospício para acolher peregrinos. (1079)


EDMUNDO DUKE, RICARDO HILL, JOÃO HOGG e RICARDO HOLIDAY, Beatos



Em Dryburne, Durban, Inglaterra, os beatos EDMUNDO DUKE, RICARDO HILL, JOÃO HOGG e RICARDO HOLIDAY presbíteros e mártires que, regressando do Colégio dos Ingleses de Reims à sua pátria, no reinado de Isabel I, foram condenados à morte e enforcados por causa do sacerdócio. (1590)

BÁRBARA KIM e BÁRBARA YI, Santas



Em Seul, na Coreia, as santas mártires BÁRBARA KIM, viúva e BÁRBARA YI, virgem de 15 anos de idade, que fora presas ao mesmo tempo e morreram de peste no cárcere. (1839)

ATANÁSIO BAZZEKUKETTASanto


Em Nakibuwo, Uganda, Santo ATANÁSIO BAZZEKUKETTA mártir, que era um jovem da casa real recentemente baptizado e, ao ser conduzido ao lugar do suplício com os outros companheiros por ter abraçado a fé em Cristo, pediu aos algozes que o matassem imediatamente e, espancado até à morte, consumou o martírio. (1886)


GONZAGA GONZASanto


Em Lubawo, Uganda, São GONZAGA GONZA mártir que era um dos fâmulos reais e, quando ia preso com cadeias para a fogueira, foi trespassado pelas lanças dos algozes. (1886)


 ... E AINDA  ...


DIONÍSIO DE SEMUR, Beato


Di nazionalità francese, il Beato Dionisio da Semur, fu insigne maestro in Sacra Teologia dell’Ordine della Mercede.
Trovandosi, nel 1534, ad Algeri in Africa per redenzione, soffrì molti tormenti per il nome di Cristo.
Liberò dalle mani dei mussulmani 109 schiavi e predicò la fede; ritornato in patria morì santamente nel convento di Narbona.
L’Ordine lo festeggia il 27 maggi



FEDERICO DE LIEGI,  Santo

Ecco le principali fonti che ci informano su di Federico: il Chronicon rythmicum, scritto nel 1117 da un canonico di Liegi; la Chronique de Saint Trond, nella sua parte anteriore al 1139, che dà indicazioni vive ed obbiettive, e due Vitae, l'una in prosa (MGH, Script., XII, pp. 502 503), l'altra in versi (G. Kurth).

GIACOMO DE NOCERA, Beato




Nato a Nocera Umbra in anno sconosciuto, fu monaco camaldolese a Fonte Avellana. Morì il 27 maggio 1300 nel monastero di Santo Stefano del Parrano poco lontano da Nocera. Fu sepolto nella chiesa claustrale con grande affluenza di popolo e, poichè avvennero dei miracoli, il comune di Nocera decretò che ogni anno, nel giorno della sua festa, fosse offerto un cero

GIULIANO, Santo


Cirillo di Scitopoli nella sua Vita di S. Teognio racconta che questo santo nel 454-55 si recò a Gerusalemme per condurvi vita monastica, ma trovò che tutti i monasteri della città erano stati occupati da religiosi in scisma col vesc. Giovenale. Egli allora si recò presso una santa donna di nome Flavia "che in quel tempo (cosí il testo) aveva costruito presso il monte degli Ulivi un monastero ed una chiesa dedicati al santo martire Giuliano". Attraverso l'esame del Calendario palestinese pubblicato dal Garitte, ci è possibile constatare che questo martire Giuliano doveva essere particolarmente venerato a Gerusalemme, dove infatti se ne celebrava la memoria varie volte nell'anno liturgico: il 27 e 29 maggio nella stessa basilica dell'Anastasi, il 3 giugno, il 4 settembre ed il 5 ottobre nella ricordata chiesa del Monte degli Ulivi. Altri santi omonimi risultano celebrati in date diverse da queste nei calendari antichi e ciò lascia adito al sospetto che in Gerusalemme si venerasse un martire Giuliano diverso da quelli conosciuti. Riteniamo tuttavia che questo, altri non sia che il cappadoce Giuliano martirizzato con Panfilo ed altri soci a Cesarea di Palestina il 16 febbraio 309, di cui parla ripetutamente Eusebio, e commemorato in tutti i calendari al 16 febbraio. Infatti, la nota del 3 giugno del Calendario palestinese pone il nome di Panfilo subito dopo quello di Giuliano


GIUSEPPE DA IGUALADA (Giuseppe Tous Soler)
Beato



Nato ad Igualada (Barcellona) nel 1811, aveva 16 anni quando entrò nell'Ordine cappuccino. Con un'intensa vita spirituale silenziosa, di studio e piena di abnegazioni, fr. José passò per vari conventi del suo Paese preparandosi all'ordinazione sacerdotale, avvenuta nel 1834.
Un anno dopo dovette affrontare una delle prove più dure della sua vita: l'esilio a causa della persecuzione vissuta in Spagna nel XIX secolo, quando molti religiosi furono esclaustrati.
Per vari mesi viaggiò per la costa mediterranea, andando in nord Italia fino a che nel 1837 arrivò in Francia e si stabilì nel monastero delle Benedettine di Tolosa. Lì si dedicava alla contemplazione e all'adorazione eucaristica, così come all'assistenza spirituale delle giovani religiose

LIBÉRIO, Santo

   


econdo un'antica tradizione della Chiesa anconitana, riportata dai cronisti del luogo, Liberio condusse vita eremitica, durante il sec. V, nei dintorni della città d'Ancona, ove già si indicava una grotta in cui egli trascorreva il tempo nella contemplazione e nella penitenza. Fu sepolto nella chiesetta di S. Silvestro, situata nel suburbio, e la sua tomba fu oggetto di venerazione e meta di pellegrinagg


SECUNDINO, Santo




Il culto di S. Secondino martire è attestato in Campania, specie a Capua e dintorni, dove è festeggiato il 27 maggio, dal secolo XIV in poi. A Gaeta e Calvi, il santo è ricordato il 22 ottobre, a Mondragone il 1° luglio, il 7 dicembre a Benevento, a Troia il 30 aprile, a Montevergine, viene festeggiato il 29 aprile


&&&&&

Localização do Bairro do Viso - Porto 




»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e ainda eventualmente através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 


"""""""""""""""

Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las



BOM ANO DE 2019


  









Imagem de 


Nossa Senhora de Fátima


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...