In: Agência Ecclesia
Padre Américo homenageado em Coimbra
O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto vai presidir à cerimónia da bênção do busto em homenagem ao Padre Américo no próximo dia 19 de Setembro, Sábado, pelas 11 horas, na Avenida Dias da Silva.
“Às vezes vem-me o tino; a inteligência das coisas terrenas. Nesta inteligência vejo os problemas de cada um: as idades inquietas, as tendências; e também o meu problema. (…) Mas isso dura pouco tempo. Deus tira-me o tino e dá-me a Sua loucura. Os problemas de todos, e o meu também, ficam num instante resolvidos”.
As palavras são de Padre Américo, o fundador há 77 anos da Obra de Rua, responsável pelas Casas do Gaiato, que ainda hoje acolhem centenas de crianças, e que será alvo de mais uma homenagem, promovida pela Junta de Freguesia da Sé Nova e pela Câmara Municipal de Coimbra.
Recorde-se que o Padre Américo foi evocado numa sessão solene no passado mês de Março na igreja de S. Tiago na presença de centenas actuais e antigos gaiatos.
Este ano, a Fundação Gulbenkian premiou com o grande prémio Gulbenkian da Educação 2009, a obra do Padre Américo. A distinção foi entregue com o prémio de 25 mil euros. O júri que avaliou, debruçou-se sobre a longa história e experiência do projecto educativo do Padre Américo posto em prática nas casas do Gaiato e não teve dificuldades em eleger a Obra de Rua como merecedora do prémio educação.
Miguel Cotrim/Amicor
Nacional | Agência Ecclesia | 2009-09-16 | 12:44:17 | 1754 Caracteres | Diocese de Coimbra
Recolha e transcrição deste texto através do boletim Agência Ecclesia, de 16/9.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.