domingo, 22 de março de 2020

LEITURAS DO IV DOMINGO DA QUARESMA - 22 DE MARÇO DE 2020

IV DOMINGO DA QUARESMA  -  22 DE MARÇO DE 2020


LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL
Sam 16, 1b,6-7.10-13a

Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 
«Enche a ânfora de óleo e parte. Vou enviar-te a Jessé de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos». 
Quando chegou, Samuel viu Eliah e pensou consigo: 
«Certamente, é este o ungido do Senhor». 
Mas o Senhor disse a Samuel: 
«Não te impressiones com o seu belo aspecto, nem com a elevada estatura, pois não foi esse que Eu escolhi. Deus não vê como o homem; o homem olha às aparências, o Senhor vê o coração». 
Jessé fez passar os sete filhos diante de Samuel, mas Samuel declarou-lhe: 
«O Senhor não escolheu nenhum destes». 
E, perguntou a Jessé: 
«Estão aqui todos os teus filhos?» 
Jessé respondeu-lhe: 
«Falta ainda o mais novo, que anda a guardar o rebanho», 
Samuel ordenou: 
«Manda-o chamar, porque não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar». 
Então Jessé mandou-o chamar: era ruivo, de belos olhos e agradável presença. O Senhor disse a Samuel: 
«Levanta-te e unge-o, porque é este mesmo». 
Samuel pegou na âmbula do óleo e ungiu-o no meio dos irmãos. Daquele dia, em diante, o Espírito do Senhor apoderou-Se de David. 

Palavra do Senhor.

Salmo responsorial

O Senhor me conduz, nada me faltará
O Senhor me conduz, nada me faltará

O Senhor é meu Pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo.
O vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários
Com óleo me perfumais a cabeça
e meu cálice transborda


A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida
e habitarei na casa do Senhor 
para todo o sempre.



LEITURA DA EPÍSTOLA DO APOSTOLO SÃO PAULO AOS EFÉSIOS
Ef 5, 8-14

Irmãos:
Outrora vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. 
Vivei como filhos da luz, porque o fruto da vossa luz é a bondade, a justiça e a verdade. 
Procurai sempre o que mais agrada no Senhor. 
Não tomeis parte nas obras das trevas, que nada trazem de bom; 
tratai antes de as denunciar abertamente, porque o que eles fazem em segredo até é vergonhoso dizê-lo. 
Mas todas as coisas que são condenadas são postas a descoberto pela luz, e tudo o que assim se manifesta torna-se luz. 
É por isso que se diz: 
«Desperta, tu que dormes; levanta-te do meio dos mortos e Cristo brilhará sobre ti».

Palavra do Senhor.

EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO
Jo 9, 1-11

Naquele tempo, Jesus encontrou no sue caminho um cego de nascença. 
Cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: 
«Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «enviado». 
Ele foi, lavou-se e começou a ver. 
Entretanto, perguntavam os vizinhos e os que o viam a mendigar: 
«Não é este o que costumava estar sentado a pedir esmola?» 
Uns diziam: «É ele». 
Outros afirmavam «Não é. É parecido com ele». 
Mas ele próprio dizia: «Sou eu». 
Levaram aos fariseus o que tinha sido cego. Era sábado esse dia em que Jesus fizera lodo e lhe tinha aberto os olhos. Por isso, os fariseus perguntaram ao homem, como tinha recuperado a vista. 
Ele declarou-lhes: «Jesus pôs-me lodo nos olhos; depois fui lavar-me e agora vejo». 
Diziam alguns dos fariseus. «Esse homem não vem de Deus, porque não guarda o sábado». 
Outros observavam: «Como pode um pecador fazer tais milagres?» 
E havia desacordo entre eles. 
Perguntaram então novamente ao cego: 
«Tu que dizes d'Aquele que te deu a vista?» 
O homem respondeu: «É um profeta». 
Replicaram-lhe então eles: 
«Tu nasceste inteiramente em pecado e pretendes ensinar-nos?» 
E expulsaram-no. Jesus soube que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: 
«Tu acreditas no Filho do homem?» 
Ele respondeu-lhe: 
«Quem é, Senhor, para que eu acredite nele?» 
Disse-lhe Jesus : 
«Já o viste: é quem está a falar contigo». 
O homem prostrou-se diante de Jesus e exclamou: 
«Eu creio, Senhor». 


Palavra da salvação



****************


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...