sexta-feira, 24 de julho de 2009

CAPELA NOSSA SENHORA DOS ANJOS / PORTO

S. Francisco de Assis
Interior da Nave da Igreja
Coração de Jesus
Altar de S. José
Altar de Santo António
2º Altar do lado direito
1º altar do lado direito
Lápide de homenagem ao fundador da Capela em 1899
Cristo Crucificado
Igreja N. Srª dos Anjos - Frontaria
Altar-mor
Ontem tive que ir à Rua dos Bragas, no Porto para ir liquidar o imposto automóvel e depois reparei que estava aberta a porta da "Secretaria" da Capela (uma autêntica Igreja...) que ali se encontra dedicada à Nossa Senhora dos Anjos, onde, - por incrível que pareça, eu nunca havia entrado - apesar de viver aqui no Porto quase toda a minha vida (quase 70 anos) nunca calhou de a ver aberta -pelo menos nas horas em que ali passo, claro e, então resolvi entrar.
Falei com um franciscano, já bastante idoso e muito simpático e perguntei-lhe se podia entrar e ver a Igreja, rezar um pouco e aproveitar para tirar umas fotos. Ele disse, que sim senhor, que podia entrar, rezar e tirar fotos e assim fiz.
Aqui estão portanto algumas das fotos que ali tirei, nomeadamente do altar mor e dos restantes altares. Pessoalmente gostei muito da Igreja, está muito bonita, as imagens presentes nos altares são todas muito belas. Um dia destes com mais tempo, tenciono lá ir novamente assistir a uma celebraçâo eucarística e aproveitar para conhecer melhor a sua história e bem assim, possivelmente entrevistar alguns dos frades que ali vivem, (que deverão ser alguns, porque pelo que me foi dado ver, as instalações que fazem parte da Igreja são bastante grandes e parece-me que terão um número razoável de pessoas a viver lá, - creio eu -)
Portanto para já aqui ficam, algumas das fotos e dentro de poucos dias talvez possa escrever algo mais sobre a Capela de Nossa Senhora dos Anjos
NOTA: Como esta, há muitas Igrejas e Capelas aqui no Porto, em que eu nunca entrei, apesar de aqui viver, mas se Deus me der vida e saúde, espero visitá-las a todas ou a maior parte delas e, quem sabe, fazer aqui um relato dessas visitas com fotos - uma tarefa que desejo e estou a iniciar agora...
António Fonseca

3 comentários:

  1. Amigo LUÍS EM SINTRA. Agradeço o seu comentário, embora ele já tinha sido publicado há uns anos atrás, mais precisamente em 24 de Julho de 2009, mas é sempre agradável receber a opinião sobre aquilo que eu escrevo. Muito obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...