segunda-feira, 27 de julho de 2009

CARTA AOS AVÓS DE JESUS

Carta aos avós de Jesus: Ana e Joaquim

Fonte: Catholic.Net
Autor: Susana Ratero

Joaquín y Ana, Santos
Meus muito queridos Joaquim e Ana:
Meu nome é… bom, não importa… escrevo-lhes desde um banco da paróquia numa inexplicável tarde cálida de Julho.
Me avisou uma amiga que o dia 26 era a vossa festa e, por isso, quis ofertar-lhes esta simples carta.
Não encontro palavras para lhes dizer “graças”. Graças por haver sido tão doces e exemplares pais de minha amada Maria.
Vós, senhora Ana, que tereis compartilhado com ela tantas tardes de intensas jornadas, fostes uma simples mas sábia mestra. Foram vossas mãos (¿As de quem, se não?) as que se uniram às d’Ela num mar de farinha, para ensiná-la a amassar o pão. Foram vossas mãos (¿As de quem, se não?) as que apertaram forte as d’Ela quando a dor, implacável, lhes invadia a alma. 
Foi o seu exemplo (¿o de quem, se não?) o que ajudou a Maria a caminhar os caminhos da contemplação simples,  a que está ao alcance de qualquer mulher. Foi este santo exercício o que permitiu à Mãe, anos depois, meditar em seu coração os mistérios da Salvação.
Fostes vós, boa senhora, a que são seu exemplo mais que com suas palavras, lhe ensinou a Maria que ser mamã é a tarefa mais formosa do mundo. Assim, Ela, via a Vós cuidar e ajudar a amigas e parentas quando os embaraços vinham difíceis nos caminhos da alma. E seguramente em sua casa os pequeninos sempre acharam uma rica surpresa, incrivelmente sempre pronta, para suas surpreendentes e revoltosas incursões. 
Vós levastes a “cheia de graça” pelas escadarias do Templo tantas vezes… Assim, Ela foi conhecendo que faz muitos anos, um profeta chamado Isaías anunciava que “…A Virgem está embaraçada e dá à luz um filho…” e a profecia lhe inundava a alma…

 
Vós, meu bom Joaquim, fostes um homem honesto e simples. ¿Quem, se não, haveria sido digno de trazer a este mundo acheia de graça”?. Maria lhe haverá contemplado, seguramente, tantos dias ao partir da casa para “ganhar o pão com o suor de seu rosto”. E o haverá esperado de regresso e haverá corrido até vós com as bochechas rosadas e os olhos cheios de pombas brancas para abraçá-lo no regresso da longa jornada. E vós, a tomáveis em seus braços e a elevava ao céu… tão leve como uma gazela, tão pura como uma manhã.
"- "Quisera que o pai de meu filho se parecesse contigo” lhe disse um dia Ela." E vós quase não víeis seu rosto pois as lágrimas delatavam que a menina lhe havia beijado o coração.
- "Quisera que meu filho, um dia, estivesse tão feliz de mim como eu o estou de ti, querida mãe…" e suas palavras o fizeram sentir, Ana, que a vida é formosa e os sacrifícios e angústias de muitos anos ao criar os filhos, podem desaparecer num instante com frases como essa.
Não queria terminar esta simples carta sem imaginar, por um momento, quanto de vós chega ao coração de Jesus através de Maria: Vós, minha boa Ana, seguramente o alcançou, desde mais além do tempo, essa ternura pelas pequenas coisas de cada dia, a qual, ao chegar-lhe desde o coração de Maria, se transformaria logo em parábola, no caminho…
Vós, D. Joaquim, deixastes o melhor dos netos a melhor das heranças: O amor ao trabalho. Assim, através de Maria e envolto nas palavras e exemplo do bom José, acharia em Jesus o melhor dos depositários.
Avós, avós, quantas vezes Jesus haverá dito estas palavras… " Estranhas aos avós ¿Verdade, Mãe querida?"… "Às vezes, Filho, às vezesQuando tu te vais a pregar longe e eu te estranho, muitas vezes sinto que houvesse querido ter a meus pais perto”… E Jesus haverá mirado a Maria em silêncio, sabendo que havia verdades que Ela compreenderia mais tarde, com a chegada do Espírito Santo….
Para terminar lhes peço um favor. Abracem a todos os avós do mundo, em especial aos que se sentem sós. Não importa se têm netos ou não, pois há uma idade da alma em que a palavra “avô” se torna em carícia….
Um grande abraço aos dois….

 

 

Recolha, transcrição e tradução de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...