MEDALHA
Diz-se que a Cruz-Medalha de São Bento foi descoberta por ocasião da condenação de algumas bruxas, que afirmaram não conseguir praticar qualquer tipo de feitiçaria ou encanto contra os moradores do mosteiro local. Intrigados com o facto, foram averiguar o que existia no mosteiro. Ao entrarem em uma das dependências, observaram entalhadas na coluna as imagens contidas nas Medalhas utilizadas ainda hoje. Observa-se ainda, que ao contrário da crendice popular, na frente da medalha não está a Cruz e sim a imagem do Homem de Deus, empunhando uma cruz e sua Regra. Após a morte de São Bento, um fiel seguidor do santo cria uma medalha na qual estão escritas iniciais de frases em latim, como se vê abaixo:
Na frente da medalha:
"Ejus in obitu nostro praesentia muniamur"
= Sejamos protegidos pela sua presença na hora de nossa morte.
No verso:
CSPB = Crux Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento) CSSML = Crux Sacra Sit Mihi Lux (A Cruz Sagrada Seja a Minha Luz) NDSMD = Non Draco Sit Mihi Dux (Não seja o demônio o meu guia) VRS = Vade retro, satana! (Para trás, satanás!) NSMV = Nunquam Suade Mihi Vana (Nunca seduzas minha alma) SMQL = Sunt Mala Quae Libas (São coisas más que brindas) IVB = Ipse Venena Bibas (Bebas do mesmo veneno)
REGRA
A Regula Monasteriorum, que conta com 73 capítulos e um prólogo, foi retomada por Bento de Aniane no século IX, antes das invasões normandas; ele a estudou e codificou, dando origem a sua expansão por toda Europa carolíngia, ainda que tenha sido adaptada diversas vezes, conforme diversos costumes. Posteriormente, através da Ordem de Cluny e da centralização de todos os mosteiros que utilizavam a Regra, ela foi adquirindo grande importância na vida religiosa européia durante a Idade Média. No século XI surgiu a reforma de Cister, que buscava recuperar um regime beneditino mais de acordo com a regra primitiva. Outras reformas (como a camaldulense, a olivetana ou a silvestriana), buscaram também dar ênfase a diferentes aspectos da Regra de São Bento. Apesar dos diferentes momentos históricos, nos quais a disciplina, as perseguições ou as agitações políticas causaram uma certa decadência da prática da Regra de São Bento, e mesmo da população monástica, os mosteiros beneditinos conseguiram manter, durante todos os tempos, um grande número de religiosos e religiosas. Atualmente, perto de 700 mosteiros masculinos e 900 mosteiros e casas religiosas femininas, espalhados pelos cinco continentes, seguem a Regra de São Bento. Inclusive algumas comunidades de confissões Luterana e Anglicana.
De acordo com a tradição, São Bento de Núrsia foi santificado por ter vencido duas ciladas armadas pelo Diabo, nas quais lhe é oferecido um cálice de vinho envenenado e um pedaço de pão, também envenenado. Além disso, em inúmeras vezes fora tentado efectivamente pelo Inimigo, além de ser ofendido e insultado de tal maneira que os irmãos de hábito que estavam ao seu redor podiam escutar as ofensas que ele recebia. O Santo Varão, como também é chamado, vencia o Tentador utilizando-se do sinal da cruz e da oração contida na Cruz Medalha que fora esculpida nas paredes de um mosteiro.
Em Latim:"Crux Sacra Sihi mihi lux;non draco sihi mihi dux;vá de retro satanás;nunquan suad a mihi vana;sunt mala quae libas;ipse venena biba"
Tradução:"A Cruz sagrada seja minha Luz.Não seja o Dragão meu guia.Retira-te Satanás!Nunca me aconselhes coisas vãs.É mal o que tu me ofereces.Bebe tu mesmo do teu veneno !Rogai por nós bem aventurado São Bento, Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
A fonte de todos os acontecimentos da vida de São Bento são os Diálogos de São Gregório Magno, que se baseou em factos narrados por monges que conheceram pessoalmente São Bento. Segundo São Gregório, São Bento foi filho de um nobre romano, tendo realizado os primeiros estudos na região de Núrsia (próximo à cidade italiana de Spoleto). Mais tarde, foi enviado a Roma para estudar retórica e filosofia, mas, tendo se decepcionado com a decadência moral da cidade, abandona logo a capital e se retira para Enfide (atual Affile). Ajudado por um abade da região chamado Romano, instalou-se em uma gruta de difícil acesso, a fim de viver como eremita. Depois de três anos nesse lugar, dedicando-se à oração e ao sacrifício, foi descoberto por alguns pastores, que divulgaram a fama de santidade. A partir de então, foi visitado constantemente por pessoas que buscavam conselhos e direção espiritual. É então eleito abade de um mosteiro em Vicovaro, no norte da Itália. Por causa do regime de vida exigente, os monges tentaram envenená-lo, mas, no momento em que dava a bênção sobre o alimento, a taça se fez em pedaços. Com isso, São Bento resolve deixar a comunidade. Volta à caverna onde, recebendo grande quantidade de discípulos, funda diversos mosteiros. Em 529, por causa da inveja de um sacerdote da região, tem de se mudar para Montecassino, onde funda o mosteiro que viria a ser o fundamento da expansão da Ordem Beneditina. Em 540 escreve a Regula Monasteriorum (Regra dos Mosteiros). Morre em 547. As representações de São Bento geralmente mostram, junto com o santo, o livro da Regra, um cálice quebrado e um corvo com um pão na boca, em memória ao pão envenenado que recebeu de um sacerdote invejoso. São Gregório conta que, por sua ordem, o corvo levou o pão até onde ninguém o encontrasse. As relíquias de São Bento estão conservadas na cripta da Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire (Fleury), próximo a Orleáns e Germigny-des-Prés, no centro da França. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redireccionado de Bento de Nursia) Ir para: navegação, pesquisa Bento de Núrsia São Bento de Nursia. Detalhe do fresco por Fra Angelico Abade e Patrono da Europa Nascimento 480 em Norcia (Úmbria, Itália) Falecimento 547 Venerado pela Igreja Católica, Igreja Anglicana, Igreja Ortodoxa, Igreja Luterana Canonizado 1220 Principal templo A Abadia do Monte Cassino,e também Saint-Benoît-sur-Loire,perto de Orleães,França e Sacro Speco, em Subiaco Festa litúrgica 11 de julho Atribuições Sino, copo quebrado, serpente representando veneno, uma vareta de disciplina, corvo Padroeiro: Crianças, Trabalhadores Agrícolas, Engenheiros Civis, Agricultores, Monges, Arquivistas, Europa, Alemanha.
São Bento de Núrsia, nascido Benedetto da Norcia (Nórcia, c. 480 — mosteiro de Montecassino, c. 547) foi um monge italiano, fundador da Ordem dos Beneditinos, até hoje uma das maiores ordens monásticas do mundo. Foi o criador também da "Regra de São Bento", um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica existentes e inspiração de muitas outras comunidades religiosas. Foi designado santo padroeiro da Europa pelo Papa Paulo VI em 1964, sendo venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos. Foi o fundador da Abadia do Monte Cassino, na Itália (destruída durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada). É comemorado a 11 de Julho. Abad, Patrón de Europa y Patriarca del monasticismo occidentalBenito de Nursia, conocido como San Benito, nació en (Nursia, cerca de la ciudad italiana de Spoleto, 480 – Montecasino, 547), fundó la orden de los benedictinos y es considerado patrón de Europa y patriarca del monaquismo occidental. Benito escribió una Regla para sus monjes que fue llamada "La Santa Regla" y que ha sido inspiración para los reglamentos de muchas otras comunidades religiosas. Su hermana gemela, Escolástica, también alcanzó la santidad. Después de haber recibido en Roma una adecuada formación, estudiando la retórica y la filosofía. Se retiró de la ciudad a Enfide (la actual Affile), para dedicarse al estudio y practicar una vida de rigurosa disciplina ascética. No satisfecho de esa relativa soledad, a los 20 años se fue al monte Subiaco bajo la guía de un ermitaño y viviendo en una cueva. Tres años después se fue con los monjes de Vicovaro. No duró allí mucho ya que lo eligieron prior pero después trataron de envenenarlo por la disciplina que les exigía. Con un grupo de jóvenes, entre ellos Plácido y Mauro, fundo su primer monasterio en en la montaña de Cassino en 529 y escribió la Regla, cuya difusión le valió el título de patriarca del monaquismo occidental. Fundó numerosos monasterios, centros de formación y cultura capaces de propagar la fe en tiempos de crisis. Vida de oración disciplina y trabajo Se levantaba a las dos de la madrugada a rezar los salmos. Pasaba horas rezando y meditando. Hacia también horas de trabajo manual, imitando a Jesucristo. Veía el trabajo como algo honroso. Su dieta era vegetariana y ayunaba diariamente, sin comer nada hasta la tarde. Recibía a muchos para dirección espiritual. Algunas veces acudía a los pueblos con sus monjes a predicar. Era famoso por su trato amable con todos. Su gran amor y su fuerza fueron la Santa Cruz con la que hizo muchos milagros. Fue un poderoso exorcista. Este don para someter a los espíritus malignos lo ejerció utilizando como sacramental la famosa Cruz de San Benito. San Benito predijo el día de su propia muerte, que ocurrió el 21 de marzo del 547, pocos días después de la muerte de su hermana, santa Escolástica. Desde finales del siglo VIII muchos lugares comenzaron a celebrar su fiesta el 11 de julio. In: http://www.es.catholic.net/santoral • Olga de Kiev, Santa
Grã-duquesa, Julho 11
Olga de Kiev, Santa Padroeira de convertidos e viúvas
Também conhecida como: Olha; Helena; Helga
Memorial - 11 Julho (não aparece no calendario litúrgico actual)
Nasceu em 879 AD em Pskov; morreu em 11 de Julho, 969. Primeira rainha cristã de Ucrânia. Esposa de Igor I, duque de Kiev com a idade de 24. Governou Kiev depois do assassinato de seu esposo em 945. Se converteu e foi baptizada em Constantinopla em 957. Tomou o nome de Elena. Tratou de introduzir o cristianismo na Ucrânia mas no geral fracassou. Quando seu filho Sviatoslav chegou a adulto, ela lhe entregou o reino. Olga é avó de S. Vladimiro, bisavó de S. Boris e Gleb. Seus restos se encontraram incorruptos e se levaram à igreja de Tithes em Kiev. Se perderam no século XVIII.
Mártir, Julho 11
Juan Jones, Santo Sacerdote e mártir da Primeira Ordem Franciscana(1559‑1598)
Canonizado por Paulo VI em 25 de Outubro de 1970. Depois de haver separado a Igreja de Inglaterra da Igrejaa de Roma, o rei Enrique VIII perseguiu aos católicos que não lhe reconheciam o direito a proclamar-se cabeça de uma religião de Estado.
Bajo él cayeron, entre otros, el Obispo San Juan Fischer, el canciller Santo Tomás Moro, el Beato Juan Forest, San Juan Jones y San Juan Wall. A los católicos se les prohibía toda actividad religiosa.Bajo estas leyes vino a caer en 1596 Juan, de la familia galesa Jones, el cual, habiendo crecido en un ambiente católico y educado religiosamente, había entrado en la Orden de los Hermanos Menores. Al destacarse entre sus cohermanos por su sencillez y espiritualidad, fue enviado a Roma, al convento franciscano de Aracoeli, en Campidoglio. Hubiera podido permanecer en Italia viviendo tranquila y santamente. Pero él mismo pidió regresar a Inglaterra, y no precisamente a Gales, donde había mayor tolerancia religiosa, sino a Londres, el centro irradiador de la reforma anglicana.En Londres logró realizar por algún tiempo su actividad misionera bajo el falso nombre de Juan Buckley, hasta que cayó en manos de uno de los llamados “Cazadores de sacerdotes”. Fue torturado cruelmente y mantenido en prisión dos años en espera del juicio.Finalmente en julio de 1598 tuvo lugar el proceso del fraile franciscano acusado de haber sido ordenado sacerdote en el extranjero y haber regresado ilegalmente a Inglaterra para sublevar al pueblo. El fraile se defendió brevemente: “Soy religioso franciscano y sacerdote de Cristo, vine a Inglaterra para conquistar el mayor número posible de almas para Jesús. Si esto es un delito, soy el primero en acusarme y estoy listo para dar la vida por la fe católica y por el primado del Romano Pontífice”.Era la confesión que ellos esperaban, y de inmediato fue emitida la condena, que debía ejecutarse fuera de la ciudad, en el camino recorrido en la Edad Media por los peregrinos que visitaban la tumba de otro famoso mártir inglés, Santo Tomás de Cantorbery, víctima, cuatro siglos antes, de la intolerancia de otro Rey. La ejecución debía llevarse a cabo rápidamente, sin mucha publicidad, pero un contratiempo grotesco desbarató los planes de los perseguidores. El verdugo había olvidado el lazo y hubo de demorarse una hora. Desde el carruaje de los condenados Juan Jones pudo así hablar serenamente al pueblo que se había reunido a su alrededor, afirmando haber orado todos los días por el retorno del pueblo inglés a la unidad de la Iglesia católica y por la salvación de la reina de Inglaterra. Tenía 39 años.
• Marciana de Cesarea de Mauritania, Santa
Mártir, 11 Julho
Marciana de Cesarea de Mauritania, Santa Marciana, originária de "Rusuccur" (actualmente Tigzirt), na Mauritânia, abandonou valentemente todas as vantagens que procura o mundo para ir a encerrar-se numa cela em Cesareia e guardar intacta sua virgindade, sob o olhar de Deus. Sem embargo, ella acreditou que era seu dever declarar a guerra à idolatría que então reinava em África. Um día, ao atravessar a praça pública, não pôde suportar ver exposta uma estátua de Diana e partiu-lhe a cabeça. Prenderam-na, bateram-lhe com varas, e, depois, a condenaram a morrer no anfiteatro, rasgada pelos dentes das feras. Quando esperava este último suplício, a entregaram aos gladiadores para que violassem sua castidade, mas Deus não permitiu esta infâmia. Ao chegar-se à data do suplício, Marciana foi exposta primeiro a um leão que não lhe fez dano algum; depois, um touro se lançou sobre ela e lhe meteu os cornos no peito, com que caiu de bruços sobre o chão, quase sem sentidos. Por último, um leopardo a destroçou e neste tormento expirou. Os manuscritos das Actas não estão de acordo sobre a data do martírio, 9 de Janeiro, 9 ou 12 de Julho. Barónio, em suas notas ao Martirológio Romano, estima que em 12 de Julho marca uma translação de reliquias e em 9 de Janeiro, o aniversário do martirio. Em 12 de Julho o Martirológio menciona uma santa Marciana, virgem e mártir, em Toledo. Barónio pensa que se trata de santa Marciana de Mauritania, venerada em Toledo. No breviário moçárabe se encontra um belo hino em sua honra.
A biografia de S. Bento, foi recolhida através da Wikipédia; as restantes foram através de es.catholic.net/santoral
Recolha, transcrição e tradução deAntónio Fonseca
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