Quem foi
S. JULIÃO ?
Peço licença para lhes dizer, que apesar deste nome constar do calendário, no dia de hoje, pelo menos, no que eu tenho exposto aqui à minha frente, EU SINCERAMENTE NÃO SEI.
No entanto, fiz busca aturada nos diversos sites a que habitualmente tenho recorrido, tais como lista de Santos, em www.vaticano.org, wikipédia.com, www.quiosque.com, etc., e apenas detectei na wikipédia, a seguinte referência:
"Origem da cidade e município de São Julião, insere-se no mesmo contexto de quase todas as povoações piauienses, (Estado do Píaui) nascida e desenvolvida a partir de colonos vindos de outros estados. Os Pernambucanos chegaram aqui em 1865.
Entre estes, veio com seus familiares, Antônio Rodrigues, que contraiu núpcias com uma cabocla, a qual teria tavinda do Ceará, também com seus familiares. Do matrimónio nasceram João e Francisco de Brito. Estes cresceram, casaram e construíram suas casas, que juntamente com a do pai, deram origem ao povoado que futuramente receberia o nome de São Julião.
Nome este, em homenagem ao antigo morador do lugar, o
Sr. Julião, (!!!)
casado com dona Conceição e que terá sido religioso posteriormente (!!!). Uma capela foi construída nessa época, e mais tarde em 1873 foi iniciada a construção da igreja matriz, tendo sido inaugurada em 1878 e passando por várias reformas até os dias atuais".
NOTA: Terá sido realmente esse senhor JULIÃO um religioso de tão grande realce que deu origem ao culto que lhe foi dado posteriormente, não só no Brasil, e em outros países, como até em Portugal, existindo por isso tantas designações com o nome de SÃO JULIÃO (da Barra - em Lisboa) ?
Possivelmente será.
No entanto se alguém tiver outros dados que possa acrescentar ou autenticar mais esta informação, ficaria muito grato, se me pudesse referir.
Os meus cumprimenrtos e agradecimentos sinceros.
António Fonseca
Fonte CM |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.