sábado, 14 de março de 2009

SANTA MATILDE

Quem foi Santa MATILDE ?
Da busca que efectuei através da Wikipédia, encontrei a seguinte indicação:

Matilde de Ringelheim (nasceu em 890 e faleceu em 14/Março/968) é uma santa católica, conhecida como Santa Matilde.

Foi esposa de Henrique I da Alemanha e mãe de cinco filhos, entre eles Otão I da Alemanha.

Educada num convento de beneditinas, logo abraçou a fé católica. Após a morte do marido, retirou-se num convento e teria assim obtido a conversão dos filhos e benefícios para os pobres e doentes de quem ela cuidava.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Encontrei também outra Matilde de Helfta, conhecida por Santa Matilde de Hackeborn, que viveu de 1241 a 1299, mas cujo dia se celebra em 19 de Novembro, não tendo portanto nada a ver com Matilde de Ringelheim, atrás citada. A seu tempo, portanto - espero eu - farei a respectiva referência mais detalhada, se Deus quiser.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««
Entretanto, constatei que hoje 14 de Março é também Dia de SANTO ANTÔNIO (não de Lisboa, mas sim de Categeró) nasceu na cidade de Barca, Cirenaica, na África e, no início de sua vida religiosa, professava a fé em Maomé.

Por ocasião de um aprisionamento que o fez escravo, foi levado à Sicília, para trabalhar em galeras. Vendido como mercadoria a João Landavula, camponês dos arredores de Noto, transformou-se em pastor. Detentor de alma sincera, grande rectidão de carácter e agudeza de espírito, foi pelo "amo" aproximado da fé em Cristo.

Muito disciplinado, sabia controlar seu corpo a ponto de vencer as fraquezas. O que se pode perceber da descrição do caráter do bem-aventurado é que o seu ascetismo foi responsável pela superação das condições sociais adversas e isto talvez indicasse um padrão a ser seguido pelos negros escravizados no Brasil.

Quando alcançou liberdade, dedicou-se a trabalhos em hospitais e às orações; entrou para Ordem Terceira de São Francisco e, por fim, optou por uma vida contemplativa como eremita no deserto. Sua morte deu-se em 1549, no dia 14 de março.

O estudo do padre italiano Salvatore Guastella sobre a vida do santo – Santo Antônio de Categeró: sinal profético do empenho pelos pobres - repisa as qualidades aqui expostas, além de traçar uma possível rota do estabelecimento da fé no bem-aventurado no Novo Mundo e pontuar os principais locais de sua adoração no Brasil.

Santo Antônio de Categeró
Falecimento 14 de Março de 1549 em Sicília, Itália
Festa litúrgica 14 de Março
Portal dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...