Quem foi
S. Sabino ?
Numa recolha que efectuei através da Wikipédia, encontrei um S. SABINO, que terá vivido no século III d. C. ( ? .. 303 ) e que foi o 8º Bispo da Arquidiocese de Spoleto-Nórcia, (Itália).
Esta Arquidiocese, compreende 25 Comunas das Provincias de Perúggia e Terni, bem como uma pequena fracção da comuna de Foligno, e possui 74 paróquias.
A população de toda esta região no ano de 2004, andava a volta de 101 mil pessoas, das quais 98% praticam a religião católica.
Outros pontos dignos de nota, quanto a mim:
1)
A região recebeu os primeiros pregadores cristãos já no século I. É possível que tenham conquistados fiéis e fundado igrejas. A diocese de Nórcia surgiu depois no século III mas desapareceu já antes do século X, anexada a diocese de Spoleto. Em 1821, Spoleto foi promovida a arquidiocese e no mesmo ano ressurgiu a diocese de Nórcia. Em 1986 adiocese de Nórcia, definitivamente foi agregada à Arquidiocese de Spoleto e então surgiu a moderna denominação da actual: ARQUIDIOCESE DE SPOLETO-NÓRCIA.
A arquidiocese de Spoleto-Nórcia, (em latim: Archidioecesis Spoletana-Nursina), é um arcebispado da Igreja Católica , integrante da região eclesiástica da Úmbria. A sua igreja-sede é a Basílica de São Bento em Spoleto e seu arcebispo atual é dom Riccardo Fontana.
2)
Um beato (do latim beatum, "feliz", "bem-aventurado") é, no direito canónico da Igreja Católica, um homem ou uma mulher cujo processo de beatificação foi concluído; depois, esse processo prosseguirá em direcção à canonização se se verificarem as condições requeridas para o efeito; em caso afirmativo, o candidato será reconhecido como santo. Neste sentido, beato e santo indicam o reconhecimento oficial da Igreja.
www.wikipedia.com
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.