domingo, 2 de outubro de 2011

Nº 1060-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - XXVII DOMINGO COMUM - 2 DE OUTUBRO DE 2011

Nº 1060-2

Do livro , A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:

tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

 

2 de Outubro de 2011

 

 

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Mt 21, 33-32

 

Escutai outra parábola: Um chefe de família plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, construiu uma torre, arrendou-a a uns vinhateiros e ausentou-se para longe. Quando chegou a época das vindimas, enviou os seus criados aos vinhateiros para receber deles a parte que lhes competia. Os vinhateiros, porém, apoderaram-se dos criados, bateram num, mataram outro e apedrejaram o terceiro. Tornou a mandar outros servos, mais numerosos do que os primeiros, e trataram-nos da mesma forma. Finalmente, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: «Hão-de respeitar o meu filho». Mas os vinhateiros, vendo o filho, disseram entre si: «Este é que é o herdeiro. Matemo-lo e ficaremos com a sua herança». E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros? Eles responderam-Lhe: «Dará morte afrontosa aos vinhateiros que lhe entregarão os frutos na altura devida». Jesus disse-lhes: «Nunca lestes nas Escrituras? A pedra que os construtores rejeitaram transformou-se em pedra angular? Isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos. Por isso eu vos digo: o reino de Deus ser-vos-á tirado e será confiado a um povo que produzirá os seus frutos. Quem cair sob esta pedra, ficará despedaçado; aquele sobre quem ela cair, ficará esmagado» Os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ao ouvirem as Suas parábolas, compreenderam que eram eles os visados. Embora procurassem  meio de O prender, temeram o povo que O considerava profeta.

 

1. Esta parábola é seguramente a mais dura e direta, que ficou recolhida nos evangelhos, como denúncia contra os dirigentes religiosos do judaísmo. Sem dúvida foi redigida depois do ano 70, como reflexão do desastre que sofreu o povo judeu com a queda de Jerusalém, na guerra contra os romanos, que arrasaram a cidade santa  e destruíram o templo. O mais razoável é pensar que os cristãos viram naquela ruína do povo judeu o cumprimento de um castigo divino: Deus tirou a vinha a Israel e a entregou a outro povo que haveria de dar seus frutos.

 

2. É capital deixar claro que, por mais negativa que possa ser a interpretação, que se dê à parábola, nunca se poderá explicar como uma recusa total do povo de Israel em bloco. Fazer isso, além duma falsidade, é dar argumentos ao anti-semitismo, de que, em, boa parte, têm sido responsáveis os cristãos. Algo porque a Igreja deveria pedir perdão. E aceitar, com, humildade, que pela nossa paixão, temos estigmatizado a história de um povo que merece todo o nosso respeito, por mais indignos que fossem os sacerdotes e senadores que teve no primeiro século.

 

3. Mas ao que se disse há que acrescentar algo que resulta decisivo: o Evangelho não se escreveu para fomentar o desprezo ou ressentimento contra os judeus. Nem contra ninguém. O Evangelho é memória de Jesus e da sua presença na comunidade cristã. Essa memória e essa presença nos diz também que nós, os cristãos, o povo e seus dirigentes, podemos pensar que somos os novos proprietários da vinha do Senhor, já que, presumivelmente, foi entregue a nós. Não. Ninguém é dono da vinha. O dono é só Deus, e nós, o que se nos exige é que a cultivemos com esmero e esforço essa vinha. Mas, não é um facto que a temos demasiado abandonada e mal cultivada?

 

 

Compilação por

António Fonseca

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

NOTA FINAL:

Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO. Desculpem e obrigado. AF.

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...