Requiescat in pace
Falecido em 29/10/2011
Foi com muita emoção que tomei conhecimento, perto das 19 horas, precisamente no momento em que se iniciava o ensaio no grupo Coral da Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso, que o Reverendo Padre Mário Salgueirinho Barbosa, faleceu na sua residência em Gueifães – Maia, hoje durante a manhã, após longo sofrimento duma grave doença que o levou a estar internado durante cerca de 15 dias no Instituto Português de Oncologia do Porto, de 5 a 19 do corrente mês, altura em foi enviado para casa, sem qualquer esperança de recuperação.
Aliás, eu próprio, num post que publiquei no passado dia 21 do corrente, tive oportunidade de escrever a seguinte Nota (que repito para o caso de alguém não ter reparado…): «O Reverendo Padre MANUEL SALGUEIRINHO BARBOSA, que colaborou durante mais de 40 anos, primeiro com o falecido Padre ANTÓNIO INÁCIO GOMES e Fundador destas Paróquia e Comunidade, e, posteriormente ao falecimento deste, também tem colaborado com o nosso atual Pároco, Reverendo Pde. Dr. MANUEL CORREIA FERNANDES, encontra-se gravemente doente e, desde 5 de Outubro que está internado no IPO, pelo que solicito de todos vós, as vossas orações para que em breve, se Deus o permitir, regresse ao nosso convívio, aliviando os seus sofrimentos, ou então que o leve em Paz para junto de Si, de Sua Mãe Maria Santíssima e de todos os Anjos e Santos» .
Ainda ontem em mais uma Nota Informativa em que dei algumas informações atrasadas, a primeira das quais falava acerca do 6º aniversário do falecimento do Padre António Inácio Gomes, ocorrido no passado dia 27, e, no seu último parágrafo, escrevi o que se segue:
“Domingo, dia 30/10, na Igreja Paroquial da Senhora do Porto, às 12 horas (meio-dia), será celebrada Missa de sufrágio do 6º aniversário do seu falecimento, pelo seu Colega e Amigo o Senhor D. Manuel Martins - Emérito Bispo de Setúbal, desta vez, infelizmente, sem a presença do Padre Mário Salgueirinho (que se encontra gravemente doente, depois de ter estado internado cerca de 15 dias no IPO, e que se encontra na sua residência – conforme já mencionei a semana passada neste mesmo blogue…), e, que foi seu Colega de curso e com quem colaborou muitos anos, celebrando principalmente a Missa aos Sábados, na Senhora do Porto e aos Domingos na Igreja de S. Paulo do Viso. Para o Padre Mário Salgueirinho, solicitamos as vossas orações”.
Curiosamente, hoje completaria o 85º aniversário (se ainda fosse vivo, evidentemente) o Padre António Inácio Gomes, e, precisamente, nesta data, vai-se-lhe juntar no Céu o Padre Mário Salgueirinho Barbosa. Praticamente da mesma idade (cerca de 8 meses de diferença); companheiros de Seminário e de toda a vida; trabalhando em colaboração perfeita de Pároco com Coadjutor nas duas Igrejas da Senhora do Porto e S. Paulo do Viso, (e não só) estes dois Padres foram exemplo para todos aqueles que tiveram a dita de lidar com eles (paroquianos ou não). A PAZ DE CRISTO ESTEJA COM ELES.
Nasceu em 18 de Junho de 1927 e era natural de Santiago de Bougado, na Trofa. Residia: Rua 5 de Outubro, 954 - CP: 4470-025 - Gueifães – MAIA
Foi ordenado sacerdote em 29 de Julho de 1951, tendo completado 60 anos da ordenação em Julho último. Foi Diretor e Administrador da Voz Portucalense. Celebrava habitualmente missa na Capela das Almas, na Rua de Santa Catarina - na Igreja Paroquial da Senhora do Porto e na Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, (e noutros locais para onde eventualmente fosse convidado) tendo colaborado durante mais de quarenta anos com o seu fundador Padre António Inácio Gomes, (falecido há 6 anos (27-10-2005) e era Amigo e colaborador também do Padre Álvaro da Conceição Tavares e de D. Manuel da Silva Martins, que foi o primeiro Bispo de Setúbal. Escreveu o VITRAL que todas as semanas é inserido no Jornal Voz Portucalense (durante muitos anos). Colaborou na Rádio Renascença diariamente com pequenos textos escritos e lidos por ele próprio. Escreveu vários livros e opúsculos de prosa e poemas. Manteve até adoecer um blogue na Internet, intitulado salvo erro, Mário Salgueirinho.
O seu funeral realiza-se na Segunda-feira, dia 31 de Outubro, na Igreja de Santiago de Bougado, às 10,30 horas.
Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai
Escrito e postado por António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.