quinta-feira, 13 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DE BLOGS CATÓLICOS-2 - 13-10-2011

LEITURA ORANTE


Lc 11,47-54 - "Ai de vocês!"

Posted: 12 Oct 2011 08:01 PM PDT

Saudação

- A nós, que nos encontramos na internet, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!Preparo-me para a Leitura, rezando:Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles", ficai connosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet), para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra. Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos  As Sagradas Escrituras. Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 11,47-54, e observo este discurso de Jesus.
Ai de vocês! Pois fazem túmulos bonitos para os profetas, os mesmos profetas que os antepassados de vocês mataram. Com isso vocês mostram que concordam com o que os seus antepassados fizeram, pois eles mataram os profetas, e vocês fazem túmulos para eles. Por isso a Sabedoria de Deus disse: "Mandarei para eles profetas e mensageiros, e eles matarão alguns e perseguirão outros." Por causa disso, esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo, começando pela morte de Abel até a morte de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Lugar Santo. Sim, eu afirmo a vocês que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes. - Ai de vocês, mestres da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da Sabedoria. E assim nem vocês mesmos entram, nem deixam os outros entrarem. Quando Jesus saiu dali, os mestres da Lei e os fariseus começaram a criticá-lo com raiva e a lhe fazer perguntas sobre muitos assuntos. Eles queriam levá-lo a dizer alguma coisa que pudesse lhes servir de motivo para acusá-lo. Jesus continua a dizer “ai de vocês!” Lamenta que os fariseus fazem túmulos para os profetas que seus antepassados mataram. Jesus diz ainda que eles manipulam a “sabedoria”, o que pode entender, a compreensão da Escritura. Os letrados se arrogam o monopólio da compreensão das Escrituras. E Jesus é criticado com raiva pelos mestres da Lei e os fariseus por causa desta verdade que ele tem coragem de dizer.


2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Hoje também há profetas e apóstolos. Como os acolho? Como são acolhidos pela sociedade, pela comunidade? Há hoje pessoas que manipulam a verdade? E eu sou coerente com a verdade?

Os bispos, na Conferência de Aparecida apontaram um caminho para quem busca a verdade: "Neste momento, com incertezas no coração, perguntamo-nos com Tomé: “Como vamos saber o caminho?” (Jo 14,5). Jesus nos responde com uma proposta provocadora: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Ele é o verdadeiro caminho para o Pai., quem tanto amou ao mundo que deu a seu Filho único, para que todo aquele que nele creia tenha a vida eterna (cf. Jo 3,16). Esta é a vida eterna: “que te conheçam a ti o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo teu enviado” (Jo 17,3). A fé em Jesus como o Filho do Pai é a porta de entrada para a Vida. Como discípulos de Jesus, confessamos nossa fé com as palavras de Pedro: “Tuas palavras dão vida eterna” (Jo 6,68); “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16)." (DAp 101).


O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com o Pe. Zezinho, scj, na sua canção
A Verdade Vos Libertará
A Verdade vos libertará, libertará
A verdade vos libertará, libertará
Não temais os que matam o corpo
Não temais os que armam ciladas
Não temais os que vos caluniam
Nem aqueles que portam espadas
Não temais os que tudo deturpam
pra não ver a justiça vencer
Tende medo somente do medo
De quem mente pra sobreviver
Tende medo somente do medo
De quem mente pra sobreviver
A Verdade vos libertará, libertará
A verdade vos libertará, libertará
Não temais os que vos ameaçam
Com a morte ou com difamação
Não temais os poderes que passam
-Eles tremem de armas na mão
Não temais os que ditam as regras
Na certeza de nunca perder
Tende medo somente do medo
De quem cala ou finge não ver
Tende medo somente do medo
De quem cala ou finge não ver
A Verdade vos libertará. libertará
A verdade vos libertará, libertará
Não temais os que gritam nas praças
Que está tudo perfeito e correto
Não temais os que afirmam de graça
Que vós nada trazeis de concreto
Não temais o papel de profetas
Que o papel do profeta é falar
Tende medo somente do medo
De quem acha melhor não cantar
Tende medo somente do medo
De quem acha melhor não cantar
A Verdade vos libertará, libertará
A verdade vos libertará, libertará

4.Contemplação (Vida e Missão)Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Não me permitirei falsificar a verdade, mascará-la ou diminuí-la.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

3.Oração (Vida)

Ir. Patrícia Silva, fsp
**************************
Mês das Missões - 2011.
Tema: "Missões na Ecologia"
Veja mais sobre o tema e sugestões de reflexão em DVDs,
no blog: http://comunicacatequese.blogspot.com/

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

New post on Fratres in Unum.com


Lefebvrianos acreditam que a oferta de Roma é ”pior” do que as de João Paulo II.

by G. M. Ferretti

IHU Online - Profunda desilusão dos lefebvrianos, reunidos em conclave em Albano, onde a cúpula dos tradicionalistas conheceu em detalhe o conteúdo do envelope lacrado e do Preâmbulo Doutrinal que lhes foi entregue pelo cardeal Levada para o seu eventual retorno a Roma.

A reportagem é de José Manuel Vidal, publicada no sítio Religión Digital, 11-10-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A conclusão generalizada entre eles é que a oferta feita pela Santa Sé "é pior" do que a que João Paulo II e o então cardeal Ratzinger lhes haviam feito em 1988, para evitar que o arcebispo Lefebvre consagrasse bispos e ocorresse o cisma. A proposta é tão ruim que eles nem sequer são igualados com os anglicanos de volta a Roma, dizem os tradicionalistas feridos.

Segundo confirmado por fontes próximas à Fraternidade São Pio X (FSSPX), Dom Lefebvre, apesar de ter assinado a proposta vaticana, já naquela época decidiu rompê-la e consagrar bispos, consciente de que só assim a sua fraternidade poderia perpetuar. E sabendo, também, que a consagração de bispos não pertence ao núcleo dogmático da fé.

Os atuais dirigentes tradicionalistas asseguram que, se o seu líder não aceitou aquela proposta que era mais vantajosa, como seus sucessores vão aceitar esta que é pior e em um momento em que a Fraternidade está mais forte? E dão um exemplo: naquela época, eles tinham 40 seminaristas; hoje possuem 550.

Perante uma proposta "menor, menos clara e mais intragável", nem por isso os tradicionalistas vão desistir. Eles vão demonstrar a sua decepção para Roma e vão esperar uma contraproposta vaticana. Caso contrário, preferem "continuar assim".

Estamos, portanto, em pleno processo de negociação e de dar e receber. Ao contrário do que muitos comentaristas e a maioria da Cúria Romana pensam, os tradicionalistas não acreditam que Roma lhes está dando "um presente" convidando-os a retornar. Consideram, ao contrário, que são eles que dão um presente (inclusive numérico) para a exausta Santa Sé.

Convencidos de ter o vento a seu favor, os lefebvrianos estão dispostos a voltar, mas com a cabeça erguida. Eles acreditam que a conjuntura lhes favorece. Tanto que até estão pensando (alguns deles afirmam isso em privado) em uma intervenção direta do papa. "É do senso comum que o papa tome as rédeas e decida por si mesmo, para que possamos entrar sem condições", dizem as fontes tradicionalistas.

Em todo o caso, a comunicação da FSSPX com o papa continua sendo excelente e não parece que nenhuma das partes quer romper as negociações. Por enquanto, as espadas continuam elevadas. Roma quer que os tradicionalistas voltem. Com condições e sem tapete vermelho. Os tradicionalistas querem voltar com uma festa, como o filho pródigo, e com o Pai-Papa que vai pessoalmente em busca deles.

G. M. Ferretti | outubro 13, 2011 at 8:15 am | Categorias: Discussões Teológicas, FSSPX, O Papa | Categories: FSSPX, Igreja, O Papa | URL: http://wp.me/pgELf-4an

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

New post on Fratres in Unum.com


Arcebispo de Maceió desaconselha a comunhão de joelhos. O senhor não tem mais com o que se preocupar, Excelência? Nossas sugestões para Dom Antônio Muniz.

by G. M. Ferretti

Clique para ampliar.

Nesta Quarta-feira, 5, realizou-se na Paróquia Rosa Mística (Mangabeiras) a Reunião do Clero da Arquidiocese de Maceió do mês de outubro com a participação de 66 clérigos. A reunião acontece mensalmente como forma de intercâmbio e de ser um momento para tratar de assuntos concernentes a vida pastoral e administrativa das Paróquias, clero e arquidiocese.
(...)
Liturgia
O Arcebispo de Maceió pediu ao Clero uma linguagem litúrgica comum para o bem Pastoral da Igreja. Por esta razão formar o povo a não comungar de joelho para evitar transtornos no momento da Celebração Eucarística.

Fonte: Site da Arquidiocese Maceió, via Blogonicvs.

* * *

Causa-nos estranheza tal pedido feito por Dom Antônio Muniz Fernandes em reunião do clero local, visto que os transtornos geralmente ocorrem na distribuição da Comunhão na Missa Ordinária, onde os comungantes, ao voltar para seus bancos, tendem a esbarrar nos que ainda vão comungar em virtude das longas filas indianas. No Rito Gregoriano, o sacerdote se move horizontalmente de um lado para o outro da mesa de comunhão e, ao voltar à extremidade de onde começou, novos comungantes já o aguardam tranquilamente, sem nenhum transtorno.

Pergunta ingênua: Por que sua excelência reverendíssima não recomenda a volta das oportuníssimas mesas de Comunhão? Dessa forma, além de não haver transtornos, os fiéis poderão demonstrar sua adoração e reverência ao Santíssimo Sacramento, comungando da melhor forma até hoje inventada: na boca e de joelhos, tal como o Santo Padre tem feito nas missas que celebra.

* * *

Este é mais um dos incontáveis sintomas da "falta de sintonia", para dizer o mínimo, do episcopado brasileiro com a Igreja Católica Apostólica Romana. Seguramente, em Maceió não há falta de vocações, nem evasão de católicos para seitas das mais diversas; a fé, sem dúvida alguma, é pregada de maneira sólida e o empenho apostólico é exemplar. A liturgia, então... nem se fale!

Por isso, Excelência, nosso único pedido: procure outras coisas para fazer. Como a imagem acima do sítio da Arquidiocese mostra, o senhor faz muitíssimo bem em dar prioridade a assuntos alheios à religião, como o plano de saúde dos sacerdotes. Força! Continue neste caminho! Pelo bem da Igreja!

O grande contributo de bispos de sua lavra é deixar de lado os assuntos de religião, enquanto os fiéis rezam para que complete logo os 75 anos -- annuntio vobis gaudium magnum: habemus episcopus emeritus. Assim, Excelência, pedimos encarecidamente: não toque no direito dos fiéis, sedimentado pela devoção e pelo costume milenar da Santa Igreja, de comungar de joelhos e na boca.

Sugestões do Fratres in Unum: que tal jogar uma bocha com os amigos? Ou então reinvindicar os direitos dos companheiros idosos a uma pista de malha no bairro? Há ainda muitas outras alternativas, que nossos leitores, respeitosamente, por particular diligência para com os nossos amados hierarcas, não deixarão de dar. Mas, por favor: deixe a Igreja Católica e seus fiéis em paz!

G. M. Ferretti | outubro 13, 2011 at 10:31 am | Categorias: Atualidades, CNBB, Dom Antônio Muniz Fernandes | Categories: Atualidades, Igreja | URL: http://wp.me/pgELf-4ap

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

FUNDAÇÃO AIS - Ajuda à Igreja que Sofre
Seja solidário com a Igreja necessitada. Dê um donativo!

NEWSLETTER 13/10/2011

Portugal Reza com Maria »

Siga a Fundação AIS no Facebook
Siga a Fundação AIS no Twitter!
Siga a Fundação AIS no YouTube!

POR FAVOR, REENCAMINHE ESTA E-NEWSLETTER PELO SEU GRUPO DE AMIGOS. BEM-HAJA!

=====================================

New post on Fratres in Unum.com


Transtornos na hora da Comunhão? Para que complicar se existe uma solução simples e consagrada?

by G. M. Ferretti

Missa Tradicional em Latim celebrada ontem, dia de Nossa Senhora Aparecida com a igreja completamente lotada. A esmagadora maioria dos fiéis nunca havia participado da Missa de Sempre. Reverência e atenção permearam todos os momentos da Santa Missa celebrada pelo padre Anderson Batista da Silva, na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Patronato, São Gonçalo, RJ. Antes da Missa, os fiéis receberam várias explicações sobre o rito tradicional e como se comportar durante a liturgia.

Comunhão na Boca e de joelhos para todos os fiéis - uma cena inusitada em uma paróquia diocesana. Transtorno zero! Zero esbarrões e zero profanações. Todos esperam calma e tranquilamente a chegada do Doce Hóspede da Alma.

Distribuição feita exclusivamente pelo sacerdote sob o olhar atento e respeitoso de três Ministros Extraordinários da Comunhão. Para estes também uma grande surpresa e um aprendizado. Sim, o sacerdote pode fazê-lo sem problemas, mesmo com um número considerável de comungantes!

Aprendeu como se faz, Dom Antônio Muniz Fernandes?

G. M. Ferretti | outubro 13, 2011 at 4:14 pm | Categorias: Summorum Pontificum, Summorum Pontificum no Brasil | Categories: Igreja, Summorum Pontificum | URL: http://wp.me/pgELf-4aE

###############################################

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...