AVISO IMPORTANTE
Meus Amigos:
Tendo em atenção o que escrevi nesta Nota publicada nos últimos dias, informo que após ter terminado a transcrição dos textos das 2 Cartas aos Coríntios, passo hoje a inscrever a Carta aos Gálatas (que será publicada por Capítulos diários, conforme as anteriores e, como sucederá. creio eu, nas restantes). Hoje iniciarei a edição da Introdução e dos Capítulos 1 e 2 desta Carta.
antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como disse anteriormente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1315 - 2ª Página
13 de Junho de 2012
CARTAS DE S. PAULO
CARTA AOS GÁLATAS
A DEFESA DA PRÓPRIA POSIÇÃO DOUTRINAL
3 - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ – Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, vós, perante cujos olhos foi apresentado Jesus Cristo crucificado?
Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da Lei, ou pela pregação da Fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabais agora pela carne? Foi em vão que recebestes tantos dons? Se é que isto também foi em vão!
Aquele que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da Lei, ou pela pregação da Fé?
Abraão, acreditou em Deus e isso foi-lhe imputado à conta de justiça. sabei, pois, que os que dependem da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar os gentios pela fé, anunciou primeiro a Abraão esta boa nova, dizendo: «Em ti todas as nações serão benditas. de modo que, todos os que dependem da fé serão benditos com o crente Abraão.
A Lei não justificou ninguém – Todos aqueles que dependem das obras da Lei estão debaixo da maldição, porque está escrito: Maldito aquele que não cumpre todas as prescrições do Livro da Lei, para as praticar.
É evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus porque o justo viverá pela fé. Ora a Lei não depende da Fé, mas quem tiver praticado estas coisas viverá por elas.
Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-Se maldição por nós, pois está escrito: Maldito seja todo aquele que é suspenso no madeiro, para que a bênção de Abraão em Jesus Cristo se estendesse aos gentios, e para que, pela fé, recebamos a promessa do espírito.
A Lei e a Promessa - Irmãos, falo como homem: Se o testemunho de um homem for confirmado, ninguém o anula ou acrescenta.
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência.
Não se diz: «E aos teus descendentes». Como se fossem muitos, mas sim: « E à tua Descendência», como de um só que é Cristo.
Portanto afirmo: Tendo sido o testamento confirmado anteriormente por Deus, não foi anulado, pela Lei feita quatrocentos e trinta anos depois, de modo a tornar vã a promessa. Ora pela promessa é que Deus Se mostrou liberal com Abraão.
Valor provisório da Lei - Para que é então a Lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que chegasse a “Descendência”, a quem a promessa fora feita; foi estabelecida pelos anjos e pela intervenção de um mediador.
Ora o mediador não o é de um só, mas Deus é um só. Deste modo, a Lei estará contra as promessas de Deus? De maneira nenhuma. Se tivesse sido dada uma lei capaz de comunicar a vida, a justiça viria realmente da lei. Mas a escritura encerrou todas as coisas sob o domínio do pecado, para que a promessa fosse dada aos crentes pela fé em Jesus Cristo. Antes que a fé viesse, estávamos sob a custódia da lei, à espera da fé que havia de ser revelada. A Lei foi o nosso pedagogo, para nos conduzir a Cristo, a fim de que fossemos justificados pela fé. Tendo, porém, chegado a fé, já mão estamos sujeitos ao pedagogo. porque todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Jesus Cristo; pois todos os que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego; não há servo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Cristo. E, se sois de Cristo, sois então descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
*************************************************************************************
Nº 1316 - 2ª Página
14 de Junho de 2012
CARTAS DE S. PAULO
CARTA AOS GÁLATAS
INTRODUÇÃO
4 – A LIBERDADE CRISTÃ – Ora eu digo: Enquanto o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo, pois está sob o domínio de tutores e administradores, até ao dia determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos subjugados pelos elementos do mundo. Mas, ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que se encontravam sob o jugo da Lei e para que recebêssemos a adopção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito que clama: «Abbá! Pai». Portanto, já não és servo, mas filho; e, se és filho, também és herdeiro, pela graça de Deus.
Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis àqueles que, na realidade, não são deuses. Agora, porém, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo conhecidos de Deus, como é que voltais outra vez a esses elementos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Observais os dias, os meses as estações e os anos! Receio que os meus esforços entre vós tenham sido em vão.
Rogo-vos, irmãos, sede como eu, pois também eu me tornei como vós. Bem sabeis que eu estava doente quando vos anunciei o Evangelho pela primeira vez. Fui para vós uma provação, por causa do meu corpo, mas não me desprezastes, nem rejeitastes, pelo contrário, recebestes-me como um anjo de Deus, como a Cristo Jesus, Onde está agora aquele vosso entusiasmo? Eu mesmo sou testemunha de que, se fosse possível, teríeis arrancado os vossos olhos para mos dar. Tornei-me, acaso, vosso inimigo por vos dizer a verdade? O interesse que mostram por vós não é bom: O que pretendem é afastar-vos de mim, para que depois vos interesseis por eles. É bom que sejais sempre zelosos pelo bem, e não somente quando estou entre vós. Filhinhos meus, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós, bem quisera estar agora convosco, e mudar a minha voz, porque estou perplexo a vosso respeito.
Argumento tirado da Escritura - Dizei-me, vós que quereis estar debaixo da Lei: Não escutais a Lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos: Um da escrava e outro da mulher livre. Mas o da escrava nasceu segundo a carne, e o da mulher livre, em virtude da promessa.
Isto foi dito por alegoria, pois as duas mulheres representam as duas alianças: Uma, a do monte Sinai, que gera filhos para a escravidão, é Agar. Ora, o Sinai é um monte da Arábia e corresponde à Jerusalém atual, que é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém, lá do alto, é livre, e esta é a nossa mãe, porque está escrito:
Alegra-te, ó estéril que não dás à luz
Rejubila e canta, tu que não tens as dores do parto
Pois são mais os filhos da abandonada
Do que os daquela que tem marido.
E vós, irmãos, à semelhança de Isaac, sois filhos da Promessa. Mas, como então o que nasceu segundo a carne perseguia o que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora.
Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava não poderá herdar com o filho da mulher livre. Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da mulher livre.
*************************************************************
Post colocado em 19 de Junho de 2012 – 10,30 horas
ANTÓNIO FONSECA
Prosseguirei esta tarefa, amanhã se Deus quiser, já com a CARTA AOS GÁLATAS, Capítulo nº 5. AF
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.