terça-feira, 19 de junho de 2012

1315-1316 - Pág.2 - CARTAS DE S. PAULO (Aos GÁLATAS) – QUARTA e QUINTA-FEIRA – 13 e 14 de Junho de 2012

AVISO IMPORTANTE

Meus Amigos:

Tendo em atenção o que escrevi nesta Nota publicada nos últimos dias, informo que após ter terminado a transcrição dos textos das 2 Cartas aos Coríntios, passo hoje a inscrever a Carta aos Gálatas (que será publicada por Capítulos diários, conforme as anteriores e, como sucederá. creio eu, nas restantes). Hoje iniciarei a edição da Introdução e dos Capítulos 1 e 2 desta Carta.

antoniofonseca1940@hotmail.com

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como disse anteriormente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Nº 1315 - 2ª Página

13 de Junho de 2012

CARTAS DE S. PAULO

S.-Paulo_thumb_thumb1_thumb_thumb_th

CARTA AOS GÁLATAS
A DEFESA DA PRÓPRIA POSIÇÃO DOUTRINAL

 

3  -  A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ – Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, vós, perante cujos olhos foi apresentado Jesus Cristo crucificado?

Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da Lei, ou pela pregação da ? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabais agora pela carne? Foi em vão que recebestes tantos dons? Se é que isto também foi em vão!

Aquele que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da Lei, ou pela pregação da Fé?

Abraão, acreditou em Deus e isso foi-lhe imputado à conta de justiça. sabei, pois, que os que dependem da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar os gentios pela fé, anunciou primeiro a Abraão  esta boa nova, dizendo: «Em ti todas as nações serão benditas. de modo que, todos os que dependem da fé serão benditos com o crente Abraão.

A Lei não justificou ninguém – Todos aqueles que dependem das obras da Lei estão debaixo da maldição, porque está escrito: Maldito aquele que não cumpre todas as prescrições do Livro da Lei, para as praticar.

É evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus porque o justo viverá pela fé. Ora a Lei não depende da, mas quem tiver praticado estas coisas viverá por elas.

Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-Se maldição por nós, pois está escrito: Maldito seja todo aquele que é suspenso no madeiro, para que a bênção de Abraão em Jesus Cristo se estendesse aos gentios, e para que, pela fé, recebamos a promessa do espírito.

A Lei e a Promessa  -  Irmãos, falo como homem: Se o testemunho de um homem  for confirmado, ninguém o anula ou acrescenta.

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência.

Não se diz: «E aos teus descendentes». Como se fossem muitos, mas sim: « E à tua Descendência», como de um só que é Cristo.

Portanto afirmo: Tendo sido o testamento confirmado anteriormente por Deus, não foi anulado, pela Lei feita quatrocentos e trinta anos depois, de modo a tornar vã a promessa. Ora pela promessa é que Deus Se mostrou liberal com Abraão.

Valor provisório da Lei  -  Para que é então a Lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que chegasse a “Descendência”, a quem a promessa fora feita; foi estabelecida pelos anjos e pela intervenção de um mediador.

Ora o mediador não o é de um só, mas Deus é um só. Deste modo, a Lei estará contra as promessas de Deus? De maneira nenhuma. Se tivesse sido dada uma lei capaz de comunicar a vida, a justiça viria realmente da lei. Mas a escritura encerrou todas as coisas sob o domínio do pecado, para que a promessa fosse dada aos crentes pela fé em Jesus Cristo. Antes que a fé viesse, estávamos sob a custódia da lei, à espera da fé que havia de ser revelada. A Lei foi o nosso pedagogo, para nos conduzir a Cristo, a fim de que fossemos justificados pela fé. Tendo, porém, chegado a fé, já mão estamos sujeitos ao pedagogo. porque todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Jesus Cristo; pois todos os que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego; não há servo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Cristo. E, se sois de Cristo, sois então descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

*************************************************************************************

Nº 1316 - 2ª Página

14 de Junho de 2012

CARTAS DE S. PAULO

S.-Paulo_thumb_thumb1_thumb_thumb_th

CARTA AOS GÁLATAS
INTRODUÇÃO

4 – A LIBERDADE CRISTÃ – Ora eu digo: Enquanto o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo, pois está sob o domínio de tutores e administradores, até ao dia determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos subjugados pelos elementos do mundo. Mas, ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que se encontravam sob o jugo da Lei e para que recebêssemos a adopção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito que clama: «Abbá! Pai». Portanto, já não és servo, mas filho; e, se és filho, também és herdeiro, pela graça de Deus.

Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis àqueles que, na realidade, não são deuses. Agora, porém, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo conhecidos de Deus, como é que voltais outra vez a esses elementos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

Observais os dias, os meses as estações e os anos! Receio que os meus esforços entre vós tenham sido em vão.

Rogo-vos, irmãos, sede como eu, pois também eu me tornei como vós. Bem sabeis que eu estava doente quando vos anunciei o Evangelho pela primeira vez. Fui para vós uma provação, por causa do meu corpo, mas não me desprezastes, nem rejeitastes, pelo contrário, recebestes-me como um anjo de Deus, como a Cristo Jesus, Onde está agora aquele vosso entusiasmo? Eu mesmo sou testemunha de que, se fosse possível, teríeis arrancado os vossos olhos para mos dar. Tornei-me, acaso, vosso inimigo por vos dizer a verdade? O interesse que mostram por vós não é bom: O que pretendem é afastar-vos de mim, para que depois vos interesseis por eles. É bom que sejais sempre zelosos pelo bem, e não somente quando estou entre vós. Filhinhos meus, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós, bem quisera estar agora convosco, e mudar a minha voz, porque estou perplexo a vosso respeito.

Argumento tirado da Escritura - Dizei-me, vós que quereis estar debaixo da Lei: Não escutais a Lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos: Um da escrava e outro da mulher livre. Mas o da escrava nasceu segundo a carne, e o da mulher livre, em virtude da promessa.

Isto foi dito por alegoria, pois as duas mulheres representam as duas alianças: Uma, a do monte Sinai, que gera filhos para a escravidão, é Agar. Ora, o Sinai é um monte da Arábia e corresponde à Jerusalém atual, que é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém, lá do alto, é livre, e esta é a nossa mãe, porque está escrito:

Alegra-te, ó estéril que não dás à luz

Rejubila e canta, tu que não tens as dores do parto

Pois são mais os filhos da abandonada

Do que os daquela que tem marido.

E vós, irmãos, à semelhança de Isaac, sois filhos da Promessa. Mas, como então o que nasceu segundo a carne perseguia o que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora.

Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava não poderá herdar com o filho da mulher livre. Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da mulher livre.

*************************************************************

Post colocado em 19 de Junho de 2012 – 10,30 horas

ANTÓNIO FONSECA

Prosseguirei esta tarefa, amanhã se Deus quiser, já com a CARTA AOS GÁLATAS, Capítulo nº 5. AF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...