Caros Amigos:
Conforme compromisso tomado no passado sábado, dia 2 de Junho, prossigo hoje, com a publicação dos textos que foram lidos na Rádio Renascença desde 1982 até 1998 aproximadamente, pelo saudoso Padre MÁRIO SALGUEIRINHO, nesta rubrica a que chamo IN MEMORIAN.
Post para publicação em 16 de Junho de 2012 - 12H50
António Fonseca
(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)
Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011
Do livro “Caminhos da Felicidade”
A FÉ DE UM POETA
Faleceu há uns anos no Porto um grande poeta chamado Alberto Serpa.
A imprensa, sempre voltada para o sensacionalismo e esquecida dos verdadeiros valores, quase nada falou deste escritor, talvez porque a sua poesia tem um cariz espiritualista e transparece uma profunda fé cristã.
Folheei respeitosamente a sua antologia e transcrevo um poema que considero belo e rico de mensagem, intitulado PARA SALVAÇÃO DO MUNDO.
MEU DEUS, SE NESTA NOITE MEDONHA,
AO QUE PEDIR PÃO DISSEREM: COME,
AO QUE PEDIR ÁGUA DISSETREM: BEBE,
AO QUE PEDIR CALOR DISSEREM: ENTRA,
AO QUE PEDIR DESCANSO DISSEREM: DEITA-TE,
- MEU DEUS, ACABA O MUNDO ESTA NOITE!
GRAÇAS PELA MÃO QUE MATOU MINHA FOME,
GRAÇAS PELA ÁGUAQUE MATOU MINHASEDE,
GRAÇAS PELO SOL QUE ALEGROU O MEU DIA,
GRAÇAS PELA TERRA QUE ME DEU FLORES,
GRAÇAS PELO MAR QUE PRENDEU MEU OLHAR…
SENHOR, DÁ MAIS FORÇA ÀS MINHAS MÃOS PARA MELHOR JUNTÁ-LAS,
MAIS SEGURANÇA À MINHA VOZ PARA MELHOR ENTENDERES,
MAIS EXPERIÊNCIA À MINHA VIDA PARA MAIS TE ADVIVINHAR!
E DÁ AOS HOMENS O SONO TRANQUILO QUE VAI CERRAR MEUS OLHOS,
O SONO DE QUE A ESPERANÇA É O ANJO DA GUARDA!
*
A ESPERANÇA É REALMENTE O NOSSO ANJO DA GUARDA!…
Porto, Dezembro de 1998
Mário Salgueirinho
======================================
Do livro “Dar é receber”
DIA MUNDIAL DO DOENTE
O Dia Mundial do Doente foi criado para que todos – crentes e não crentes – tivessem presente que há um mundo enorme de doentes à margem da outra face do mundo que trabalha e se diverte. O hemisfério do sofrimento estende-se por todo o mundo, atingindo todas as raças, todas as idades, todos os estratos sociais.
Passamos junto de um hospital e nem imaginamos as lágrimas que aí se choram, os gemidos que aí se escutam, as dores com que as várias doenças torturam irmãos nossos.
Outra finalidade deste Dia é rever a atitude para com os doentes: a atitude dos familiares para com os seus enfermos que suportam a sua cruz no seio da família, tratados tantas vezes com displicência, com impaciência, com as aspereza.
E rever também a atitude dos profissionais que se votaram ao serviço dos doentes: a sua pontualidade em atender, a sua paciência, o seu respeito perlo sofrimento humano, tratando o doente, pobre ou rico, como gostariam, de ser tratados se a doença o sacrificasse.
E os crentes, que iluminam a sua vida pela luz da fé, são estimulados a ajudar os doentes a sobrenaturalizar os seus sofrimentos, dando-lhes um sentido de aceitação e oferta de expiação redentora.
O Papa João Paulo II enviou-nos uma bela mensagem para o Dia do Doente. Dela recorto esta parte final: «Confio-vos a todos à Virgem Imaculada, Saúde dos Enfermos. Que Ela acolha a imploração que sobe do mundo do sofrimento, enxugue as lágrimas de quem vive na dor, esteja junto de quantos vivem a doença na solidão, e, com a sua intercessão materna, ajude os crentes que trabalham no âmbito da saúde a tornar-se testemunhas credíveis do amor de Cristo…»
Porto, Dezembro/2003
Mário Salgueirinho
=========
Voltarei na próxima semana, se Deus quiser.
Obrigado pela vossa atenção.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.