sábado, 2 de junho de 2012

Nº 1304-3ª Página - IN MEMORIAN do Pde Mário Salgueirinho - 2 de Junho de 2012

Caros Amigos:

 

Salvo erro, foi no dia 21 de Abril - aliás dia 23 (segunda-feira) - (já há mais de um mês aproximadamente) que deixei de publicar textos escritos pelo Padre Mário Salgueirinho no seu blog http://padremariosalguerinho.blogspot.com, pelo facto deste blog ter deixado de ser acessível “talvez por ter sido retirado” e, com muita pena minha, não dispunha na minha biblioteca pessoal, de qualquer livro que ele tivesse escrito, ou pelo menos, não os pude encontrar, pois tenho a impressão de que devem ter sido extraviados, dado que me recordo de uns que não sei onde se encontram. Na segunda-feira, porém, lembrei-me de repente de ir à Voz Portucalense tendo lá encontrado lá ainda dois livros que adquiri de imediato. Um tem o título “Dar e receber” e o outro é “Caminhos da Felicidade – 2º volume”, que são compilações dos textos que leu nas manhãs de terça e sexta-feira, às 8 horas na Rádio Renascença e, assim, de hoje em diante, enquanto Deus me deixar… conforme o prometido por mim, em Outubro passado, publicarei aqui aos sábados, um texto de cada livro, para o relembrar sob o título IN MEMORIAN. 

Post para publicação em 2 de Junho de 2012 - 10H30

António Fonseca

(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)


Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011

 

Hoje como prólogo, publico os Textos com a Apresentação pelo Autor, em cada um dos livros e na próxima semana, se Deus quiser, darei início propriamente aos textos lidos na Rádio Renascença desde 1982 até 1998 aproximadamente.

Do livro “Caminhos da Felicidade”

1. Mais um livro. Numa linguagem simples, apresentando conteúdos colhidos da vida como pétalas desfolhadas.

Muitos ouvintes – mais atentos e fiéis, que pediam até a cópia dos textos – sugeriram-me e solicitavam-me a publicação das reflexões que ofereço na Rádio Renascença, à 3ª e 6ª feira, pelas 8 horas, desde 1982.

Essas pessoas que ouviam – mas as palavras leva-as o vento – gostariam de poder ler e reler palavras que, pela sua simplicidade e pelo humanismo de que são revestidas, as ajudaram a viver, a aguentar e a espiritualizar o seu dia.

2. O conteúdo deste livro é um mosaico de pedacitos da vida real, onde aprendemos a viver. De pequenas coisas que fazem as grandes…

Fui colhendo atentamente, para oferecer aos meus ouvintes, e agora aos meus leitores, como flores que embelezem o seu dia, por vezes sombrio, duro e desencantado.

3. Intitulei-o CAMINHOS DA FELICIDADE. É o 2º Volume com  este título. É tal a ânsia de felicidade neste mundo angustiado, que o 1º volume se esgotou rapidamente. A felicidade atinge-se por muitos caminhos. Às vezes, por pequeninos carreiros, por pequeninos atalhos.

Algumas destas palavras são pequenos atalhos que têm ajudado algumas pessoas a serem um pouco mais felizes. Quanta gente me diz: «as suas palavras, ao começar o dia, entram-me na alma e ajudam-me a enfrentá-lo e a vivê-lo melhor…”

Se este livro simples continuar a abrir carreiros ou Caminhos de Felicidade, eu que pensei, que procurei temas, que escrevi, que lancei aos ares, serei também mais feliz. Isso será para mim, como compensação do meu sacrifício, luminoso caminho de felicidade.

Porto, Dezembro de 1998

Mário Salgueirinho

======================================

Do livro “Dar é receber”

Uma palavra amiga

Quando terminei a apresentação das minhas reflexões da manhã na Rádio Renascença, muitos ouvintes me sugeriram que as apresentasse em livro, para poderem aproveitar as mensagens que os iluminaram e encorajaram. Aqui está, pois, mais um volume que dedico a todos os queridos ouvintes e leitores.

Procurei um título e encontrei este: DAR É RECEBER! Quando damos, – tenho sentido isso tantas vezes! – recebemos algo. Nem me refiro às ofertas materiais, fruto da generosidade simpática. Mas sim  a expressões valiosas: – palavras de apreço, de agradecimento, de louvor estimulante. Quantas cartas, telefonemas e manifestações diretas me chegaram e continuam a chegar.

Dei as palavras, o meu esforço, o meu sacrifício, mas recebo a recompensa do reconhecimento simpático de tantas pessoas, que mais uma vez agradeço.

DAR É RECEBER! É uma mensagem que transparece ao longo deste livro, lembrando que vale a pena DAR, se dermos algo de nós – do nosso tempo, das nossas energias, da nossa própria vida.

Sempre que damos, mesmo um simples copo de água, recebemos das pessoas um olhar, uma palavra, um gesto de gratidão.

Mesmo quando alguém não manifesta a sua gratidão (ou até responde com ingratidão…), sabemos que Deus nos dá a recompensa, tantas vezes inesperada e surpreendente.

DAR É RECEBER! Eis a mensagem positiva e fantástica que deixo com muita amizade a todos os meus simpáticos e indulgentes leitores.

Porto, Dezembro/2003

Mário Salgueirinho

=========

Voltarei na próxima semana, se Deus quiser.

Obrigado pela vossa atenção.

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...