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1331-2
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
29 de Junho – Sexta-feira
Dia de S. Pedro e S. Paulo
Mt 16, 13-19
Chegado à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos Seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Responderam: «Uns, que é João Baptista, outros, que é Elias, e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas». «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo». Jesus, disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne nem o sangue quem to revelou, mas o Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do inferno nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo quanto ligares na terra ficará ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra ficará ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra será desligado nos céus».
1. – Quase todos os estudiosos do Evangelho de Mateus estão hoje de acordo em que a resposta de Jesus a Pedro não foi pronunciada por Jesus, mas que foi introduzida mais tarde. Jesus nunca falou da Igreja. Em Mt 18, 17 refere-se à “comunidade”. Jesus não fundou a Igreja. O melhor que se pode dizer é que, ao anunciar o reino de Deus «pôs o começo (ou iniciou)» (Conc. Vat. II: LG 5) do que depois do Pentecostes começou a ser a Igreja.
2. – Pedro teve o posto mais destacado entre os apóstolos e na comunidade primitiva de Jerusalém. Com a passagem do tempo, o bispo de Roma alcançou um lugar proeminente na Igreja universal. É lógico que, numa instituição de âmbito universal, exista uma instância suprema que possa tomar decisões e resolver problemas que a nível local têm difícil solução. Neste sentido, o Papa é fonte de coesão e unidade na Igreja.
3. – Sobretudo, a partir de Gregório VII (século XI), o papado tem assumido e concentrado na Cúria Vaticana um poder tão pleno e universal e tem alcançado tal protagonismo na vida e organização da Igreja, que com segurança se pode afirmar que nem esse poder vem de Cristo, nem é o melhor para a Igreja, entre outras razões porque, enquanto o Papado segue acumulando os poderes que agora tem, a unidade dos cristãos será impossível. João Paulo II pediu, repetidas vezes, aos bispos e teólogos de todo o mundo, que colaborassem na busca de formas de exercer o “ministério de Pedro” que sejam mais coerentes com o que Deus quer para a sua Igreja e também para fazer viável o diálogo entre cristãos e com outras religiões.
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http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
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NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota final:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: – antoniofonseca1940@hotmail.com
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Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue: - http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 29-06-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
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