antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1331 - 2ª Página
29 de Junho de 2012
CARTAS DE S. PAULO
CARTA AOS COLOSSENSES
INTRODUÇÃO
Colossos era uma pequena cidade entre Éfeso e Laodiceia. Parece que nunca foi visitada por Paulo. O fundador desta Igreja foi Epafras (Col. 4, 12). A ela pertenciam Filémon, destinatário da carta-bilhete a propósito do escravo Onésimo (Flm 1 ss). e Arquipo (Col. 4, 17). O problema dos anjos, a que aludi na introdução da carta aos Efésios, era aqui também muito vivo. Esta carta, segundo parece, cronologicamente anterior à dos Efésios, dá uma primeira resposta Paulina a esse problema. As qualidades, os poderes e as funções que os judeus-gnósticos atribuíam aos anjos, atribui-as Paulo ao Cristo-Cósmico, que tem a primazia em toda a criação e é Filho de Deus por natureza.
1 – Saudação e endereço – Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos, irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça e paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai.
Ação de graças e oração – Damos contínuas graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando por vós, desde que ouvimos falar na vossa fé em Cristo, orando por vós, desde que ouvimos falar na vossa fé em Cristo Jesus e na caridade que tendes para com todos os santos, por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual tivestes conhecimento pela palavra da verdade, o Evangelho, que chegou até vós. Como em todo o mundo, de igual modo, entre vós ele tem estado a frutificar e a desenvolver-se desde o dia em que ouvistes anunciar a graça de Deus, e aprendestes a conhecê-la pela pregação de Epafras, nosso muito amado companheiro no ministério. Ele é que nos ajuda como fiel ministro de Cristo, e foi ele que nos informou do amor com que o Espírito vos anima.
Por isso, desde o dia em que o ouvimos dizer, não cessamos de orar a Deus por vós, pedindo-Lhe que alcanceis o pleno conhecimento da Sua vontade, com toda a sabedoria e inteligência espiritual. Deste modo, podereis viver dum modo digno do Senhor, agradando-Lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra e crescendo no conhecimento de Deus, confortados em tudo pelo Seu poder glorioso, para tudo suportar com paciência, longanimidade e alegria; dando graças a Deus Pai, que vos fez dignos de participar da sorte dos santos na luz.
Ele livrou-nos do poder das trevas e transferiu-nos para o Reino de Seu Filho muito amado, no Qual temos a redenção e a remissão dos pecados.
PARTE DOGMÁTICA
A primazia de Cristo criador e redentor
Ele é a imagem de Deus invisível,
O Primogénito de toda a criação
porque n’Ele foram criadas todas as coisas
nos Céus e na terra,
as visíveis e as invisíveis,
os Tronos, as Dominações, os Principados e as Potestades,
tudo foi criado por Ele
e para Ele.
Ele existe antes de todas as coisas
e todas têm n’Ele a sua subsistência.
Ele é também a cabeça do Corpo, a Igreja;
Ele é o princípio,
o Primogénito dos mortos,
Pois devia ter em tudo a primazia.
Porque agradou a Deus que residisse n’Ele toda a plenitude,
e por Ele fossem reconciliadas Consigo todas as coisas,
pacificando, pelo Sangue da Sua Cruz,
tanto as da Terra como as dos Céus.
Os colossenses e a redenção - E a vós que também outrora éreis estranhos e inimigos pelos vossos pensamentos e más obras, reconciliou-vos agora pela morte de Seu Filho, no Seu Corpo carnal, para vos apresentar santos, imaculados e irrepreensíveis perante Ele, se permanecerdes fundados e firmes na fé, e inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi anunciado a toda a criatura que há debaixo do céu, e do Qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
PARTE POLÉMICA
A missão e a solicitude de Paulo – Alegro-me nos sofrimentos suportados pela vossa causa e completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo pelo Seu Corpo, que é a Igreja, da qual fui constituído ministro, em virtude da missão que Deus me confiou em vosso benefício. Fui encarregado e anunciar a Palavra de Deus, ministério este que foi escondido aos séculos e às gerações passadas, mas que, agora foi manifestado aos Seus santos. A estes quis Deus dar a conhecer as riquezas da glória deste mistério entre os gentios: Cristo em vós, a esperança da glória.
A Ele é que anunciamos, admoestando todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, a fim de os apresentar a todos perfeitos em Cristo. É para isso que eu trabalho, combatendo com a força que Ele me dá, a qual opera poderosamente em mim.
*************************************************************
Post colocado em 29 de Junho de 2012 – 10,15 horas
ANTÓNIO FONSECA
Prosseguirei esta tarefa, amanhã se Deus quiser, já com o nº 2 da CARTA AOS COLOSSENSES. AF
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.