sexta-feira, 23 de agosto de 2013

1730 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - I REIS - (18) - 23 de Agosto de 2013


23 de Agosto de 2013

Nº 1730 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1730

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, (Estes já estão…)

Faltam apenas 866 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


1730 - 2ª Página

23 de Agosto de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro dos REIS


King-Solomon-Russian-icon.jpg


Ícone de Salomão em mosteiro russo.

PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

18  -  ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL



18  -  ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL.
Muito tempo depois, a palavra de Deus foi dirigida a Elias, no terceiro ano, dizendo: «Vai apresentar-te diante de Acab, porque quero enviar chuva sobre a terra». Elias partiu e foi apresentar-se a Acab.
A fome era grande na Samaria. Acab mandou chamar Abdias, intendente do seu palácio. Abdias era um homem temente a Deus. Quando Jezebel matou os profetas do Senhor, Abdias recolheu cem profetas e escondeu-os em duas cavernas, cinquenta numa e cinquenta noutra, e alimentou-os com pão e água.
Acab disse-lhe: «Percorre o país, vai a todas as fontes e a todas as torrentes, talvez encontremos erva para conservar a vida dos cavalos e dos burros, a fim de que não morram todos os nossos animais». E dividiram entre si a terra para a percorrer. Acab seguiu por um caminho e Abdias por outro.
Caminhando Abdias, Elias saiu-lhe ao encontro. Abdias reconheceu-o e prostrou-se com o rosto por terra, dizendo: «Meu senhor, és tu Elias?» - «Sou eu. Vai dizer a teu amo que cheguei». Abdias replicou: «Que pecado cometi eu, para que entregues assim o teu servo nas mãos de Acab para me matar? Pelo Deus vivo não há nação, nem reino aonde meu amo não te tenha mandado buscar. Respondiam todos: Elias não está aqui; ele fez jurar reino e povo como tu não te encontravas ali. E agora dizes-me: Vai dizer a teu amo que cheguei. Mas, quando eu me afastar de ti, o Espírito do Senhor conduzir-te-á não sei para onde, e Acab, informado por mim, se não te encontrar, matar-me-á. Ora, o teu servo teme o Senhor desde a sua juventude. Porventura não foi dito ao meu senhor o que fiz quando Jezebel matava os profetas do Senhor? Escondi cem deles, cinquenta numa caverna e cinquenta noutra, e alimentei-os. E agora dizes-me: Vai dizer a teu amo que estou aqui! Ele matar-me-áElias respondeu-lhe: «Pela vida do Senhor dos Exércitos, a quem sirvo, hoje mesmo me apresentarei diante de Acab».
Partiu, pois Abdias para junto de Acab e avisou-o. Acab saiu ao encontro de Elias, e, vendo-o, disse: «És tu, porventura, a ruína de Israel? » «Não, eu não sou a ruína de Israel, respondeu Elias, antes, és tu mesmo e a casa de teu pai, por terdes abandonado os preceitos do Senhor e seguido os Baals.
Convoca, pois na montanha do Carmelo, junto de mim, todo o Israel com os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Astarté, que comem à mesa de Jezebel».
Acab mandou chamar todos os filhos de Israel e reuniu os profetas no monte Carmelo. Elias aproximou-se de todo o povo, e disse: «Até quando claudicareis dos dois pés? Se o Senhor é Deus, segui-O, mas se é Baal, segui a Baal!» O povo não respondeu. Elias continuou: «Eu sou o único dos profetas do Senhor que fiquei, ao passo que os de Baal são quatrocentos e cinquenta. Dêem-se-nos, portanto  dois novilhos: Eles escolherão um, parti-lo-ão aos pedaços, e colocá-lo-ão sobre a lenha, sem lhe chegar o fogo. Eu tomarei o outro novilho e colocá-lo-ei sobre a lenha  e também não lhe chegarei o fogo. Depois, invocareis o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor. Aquele que responder e enviar o fogo será reconhecido como verdadeiro Deus». Todo o povo respondeu: «Aceitemos a proposta».
Disse, pois, Elias aos profetas de Baal: «Primeiro escolhei vós um novilho e preparai-o, porque sois mais numerosos  e invocai o vosso deus, mas não lhe punhais fogo». Eles tomaram o novilho que lhes foi dado e partiram-no em pedaços. Em seguida puseram-se a invocar o nome de Baal desde a manhã até ao meio dia, gritando: «Baal escuta-nos!» Mas não se ouvia a voz, nem havia quem respondesse. E dançavam ao redor do altar que tinham levantado. Sendo já meio dia, Elias escarnecia-os, dizendo: «Gritai com mais força, pois esse deus talvez esteja entretido em alguma conversa, ou ocupado, e é preciso que o acordem!» E eles gritavam, em alta voz, e retalhavam-se, segundo o seu costume, com espadas e lanças, até se cobrirem de sangue.
Passado o meio dia, continuaram enfurecidos até à hora em que era costume fazer a oblação. Mas não se ouvia nem resposta, nem sinal de atenção. Então disse Elias a todo o povo: «Aproximai-vos de mim». E todo o povo se aproximou. Elias preparou o altar do Senhor que estava em ruínas.
Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacob, a quem o Senhor dissera: «Tu serás chamado Israel». E erigiu com essas pedras um altar ao Senhor. Fez em volta do altar um sulco com a superfície de duas medidas de semente.
Dispôs a lenha e colocou sobre ela o boi partido em pedaços, e disse: «Enchei quatro talhas de água e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha». E depois disse: «Fazei-o segunda vez». Tendo-o eles feito, disse: «Repeti-o terceira vez». Eles obedeceram. A água correu em volta do altar e o sulco ficou complemente cheio.
À hora da oblação, o profeta Elias aproximou-se, dizendo: «Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, mostra hoje que és o Deus de Israel, que eu sou Vosso servo e por Vossa ordem fiz todas estas coisas.
Ouvi-me, Senhor, ouvi-me: Que este povo reconheça que vós, Senhor, sois quem converteis os seus corações».
De repente, o fogo do Senhor baixou do céu e consumiu o holocausto, a lena, as pedras, a poeira e até mesmo a água do sulco.
Vendo isto, o povo prostrou-se com o rosto por terra, exclamando: «O Senhor é DeusElias disse-lhes: «Prendei, agora, os profetas de Baal e não deixeis escapar um só deles!» Prenderam-nos e Elias levou-os ao vale de Cison, onde os matou.
Então Elias disse a Acab: «Vai, come e bebe, porque já ouço o ruído de uma grande chuva». Acab foi comer e beber; mas Elias subiu ao cimo do monte Carmelo, prostrou-se por terra, pondo sua cabeça entre os joelhos, e disse ao seu servo: «Sobe, e observa na direcção do mar». Ele subiu e observou, e disse: «Não há nada!» Por sete vezes Elias lhe disse: «Volta e observa». Na sétima vez, o servo respondeu: «Eis que sobe do mar uma nuvenzinha, pequena como a palma da mão». Elias disse-lhe: «Vai dizer a Acab que prepare o seu carro e desça, para que a chuva não o detenha».
Nesse momento, o céu cobriu-se de nuvens negras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu para o seu carro e partiu para Jezrael. A mão do Senhor esteve sobre Elias, o qual, tendo cingido os rins, passou adiante de Acab e chegou a Jezrael.





*********************f*********

Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000



+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Este texto deveria ter sido publicado em 

23 de AGOSTO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...