terça-feira, 20 de agosto de 2013

Nº 1727 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - I REIS - (15) - 20 de Agosto de 2013


20 de Agosto de 2013

Nº 1727 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1726

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, (Estes já estão…)

Faltam apenas 866 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


1726 - 2ª Página

19 de Agosto de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro dos REIS


King-Solomon-Russian-icon.jpg


Ícone de Salomão em mosteiro russo.

PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

15  -  ABIAM, REI DE JUDÁ



15  -  ABIAM, REI DE JUDÁ  - No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, filho de Nabat, Abiam começou a reinar em Judá. Reinou três anos em Jerusalém. A sua mãe chamava-se Maaca, filha de Abessalom. Abiam imitou todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele. O seu coração não foi inteiramente fiel ao Senhor, como o do seu pai David. Todavia, o Senhor, seu Deus, por amor a David  deu-lhe uma lâmpada em Jerusalém; deu-lhe um filho que lhe sucedeu, para conservar Jerusalém. Com efeito David procedera rectamente aos olhos do Senhor e jamais se desviara, em toda a sua vida, de um só dos mandamentos que o Senhor lhe dera, excepto o que aconteceu com Urias, o hiteu. Houve guerra contínua entre Roboão e Jeroboão, enquanto aquele viveu. O resto da história de Abiam e tudo o que fez, está escrito no Livro das Crónicas dos Reis de Judá. Abiam e Jeroboão guerrearam também entre si. E Abiam adormeceu com os seus pais e foi sepultado na cidade de David. Sucedeu-lhe no trono seu filho Asa.

Reino de Asa em Judá - No vigésimo ano do reinado de Jeroboão, rei de Israel, Asa começou a reinar em Judá. Reinou quarenta e um  anos em Jerusalém. A sua mãe chamava-se Maaca, filha de Abessalom. Asa fez  que é recto aos olhos do Senhor, como David seu pai (2 ar 14, 2). Expulsou do país os que se tinham consagrado à prostituição idolátrica e acabou com todos os ídolos que os seus pais tinham feito. Além disso, tirou a sua mãe Maaca o título de rainha, por ter levantado um ídolo de Astarté. Asa derrubou o ídolo e queimou-o no vale do Cedron. Embora não tenha destruído os lugares altos, o coração de Asa foi inteiramente fiel ao Senhor durante toda a sua vida. Colocou no templo do Senhor todos os objectos consagrados por seu pai e por ele mesmo, a prata, o ouro e os utensílios.  Asa e Baasa, reis de Israel, guerrearam-se mutuamente, enquanto viveram. Baasa, rei de Israel, marchou contra Judá e fortificou Ramá, a fim de impedir todas as suas comunicações com Asa, rei de Judá. Asa, porém, tomou toda a prata e o ouro que restavam nas reservas do templo do senhor e do palácio real, e depositou-os nas mãos dos seus servos que enviou a Ben-Hadad, filho de Tabremon, filho de Hezion, rei da Síria, que residia em Damasco , para lhe dizer: «Façamos aliança, igual à que fizeram o teu pai e o meu. Envio-te estes presentes de prata e ouro, e rogo-te que quebres a tua aliança com Baasa, rei de Israel, para que ele se afaste de mim».- Ben-Hadad condescendeu com o desejo do rei Asa, mandou os seus generais contra as cidades de Israel e devastou Aion, Dan, Abel, Ben-Maaca, todo o Cenerot e a terra de Neftali. Ao saber disto, Baasa, abandonou a fortificação de Ramá e retirou-se para Tersa. Então o rei Asa convocou toda a tribo de Judá, sem exceptuar ninguém, para recolher as pedras e as madeiras empregadas por Baasa nas fortificações de Ramá. e com elas fortificou Gabaa de Benjamim e Masfa (2 Par 16, 1-6). O resto da história de Asa e tudo o que fez as suas proezas e as cidades que construiu, está tudo escrito no Livro das Crónicas dos reis de Judá, Com a velhice, adoeceu dos pés. Adormeceu som seus pais e foi sepultado com eles na cidade de David, seu pai. Sucedeu-lhe no trono, seu filho Josafat.

Reinados de Nadab e Baasa em Israel - No segundo ano de Asa, rei de Judá, Nadab, filho de Jeroboão, começou a reinar em Israel. Fez o mal aos olhos do Senhor, imitou o seu pai e os pecados com que este fizera pecar Israel. Baasa, filho de Asías, da casa de Issacar, conspirou contra ele e assassinou-o diante de Gebetom dos filisteus no tempo em que Nadab e todo o Israel cercavam esta cidade. Baasa, no terceiro ano de Asa, rei de Judá, matou Nadab e sucedeu-lhe no trono. Logo que subiu ao trono, exterminou toda a família de Jeroboão, sem deixar viva uma só pessoa. Exterminou-os completamente, conforme predissera o Senhor pelo seu servo Aías, de Silo, por causa dos pecados que Jeroboão cometeu e fez cometer a Israel, provocando assim a cólera do Senhor, Deus de Israel. O resto da história de Nadab e as suas acções, está tudo escrito no livro das Crónicas dos Reis de Israel.  Asa e Baasa, rei de Israel, guerrearam-se mutuamente, enquanto viveram. No terceiro ano de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar em Israel,  reinou em Tersa vinte e quatro anos. Baasa fez o mal diante do Senhor, seguindo as pisadas de Jeroboão e os pecados com que este fizera pecar Israel.






*********************f*********

Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000



+++++++++++++++++++++++++++++++++++

20 de AGOSTO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...