Nº 1732 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013
Distribuição das Tribos em ISRAEL
Nº 1732
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o
ANTIGO TESTAMENTO
que é composto pelos seguintes livros:
ANTIGO TESTAMENTO
que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, (Estes já estão…)
Faltam apenas 866 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
1732 - 2ª Página
1732 - 2ª Página
25 de Agosto de 2013
ANTIGO TESTAMENTO
REIS
Mapa antigo de Israel
1º Livro dos REIS
PRIMEIRO LIVRO DOS REIS
20 - VITÓRIA DE ACAB SOBRE O REI DA SÍRIA, BEN-HADAD
20 - VITÓRIA DE ACAB SOBRE O REI DA SÍRIA, BEN-HADAD
20 - VITÓRIA DE ACAB SOBRE O REI DA SÍRIA, BEN-HADAD
Ben-Hadad, frei da Síria, reuniu todo o seu exército. Tinha com ele trinta e dois reis, cavalos e carros. Subiu e sitiou Samaria e atacou-a.
Enviou mensageiros à cidade para que dissessem a Acab, rei de Israel: «Eis o que diz Ben-Hadad: A tua prata e o ouro são meus. E as tuas mulheres e os mais belos filhos dos teus filhos são meus». E respondeu-lhe Acab: «Sou teu como dizes, com tudo o que me pertence».
Mas os mensageiros, voltando de novo, disseram: «Isto diz Ben-Hadad: Mando-te dizer: Dá-me a tua prata e o teu ouro, as tuas mulheres e os teus filhos. Amanhã, pois, a esta mesa hora, mandarei os meus servos para que revistem a tua casa e as casas dos teus servos; eles tomarão com as suas mãos tudo o que lhes aprouver» . Então o rei de Israel convocou todos os anciãos do país e disse-lhes: «Considerai e vede como esse homem quer a nossa desgraça. Quando me mandou pedir minhas mulheres, meus filhos, minha prata e meu ouro, nada lhe recusei». Os anciãos e todo o povo responderam-lhe: «Não lhe dês ouvidos nem condescendas em nada». Acab disse aos mensageiros de Ben-Hadad: «Dizei ao rei, meu senhor». «Estou pronto a fazer o que pediste ao teu servo da primeira vez; mas o que pedes agora, não o posso fazer». Os mensageiros voltaram ao rei. Ben Hadad mandou dizer a Acab: «Que os deuses me tratem com o mais severo rigor, se bastar o pó de Samaria para encher o punhado das mãos dos guerreiros que me seguem!» O rei de Israel respondeu-lhe e disse: «Diz-lhe que aquele que põe o cinturão não deve gloriar-se como aquele que o tira». Ao receber esta resposta, Ben-Hadad, que estava a beber nas suas tendas com os reis, disse às suas tropas. «Aos vosso postos!» E prepararam-se para atacar a cidade.
Nesse momento, um profeta aproximou-se de Acab, rei de Israel, e disse-lhe: «Eis o que diz o Senhor: Vês esta imensa multidão? Pois digo-te que hoje a entregarei nas tuas mão, para que saibas que sou Eu o Senhor». Acab perguntou: «Por meio de quem?» «Por meio dos servos dos chefes das províncias». «E quem, replicou Acab, começará o combate?» «Tu, respondeu o profeta. Acab passou revista aos servos dos chefes das províncias e encontrou duzentos e trinta e dois. Depois revistou todo o povo, todos os filhos de Israel, que eram sete mil.
Saíram ao meio dia, quando Ben-Hadad bebia e se embriagava nas tendas com os trinta e dois reis, seus auxiliares.
Os servos dos chefes das províncias saíram em primeiro lugar. Ben-Hadad mandou observar o que se passava. Disseram-lhe: «São alguns homens que saíram de Samaria». O rei disse: «Quer venham eles para tratar de paz, quer venham para combater, capturai-os vivos». Os servos dos chefes das províncias saíram, pois, da cidade, seguidos do exército. E cada um matou o seu homem. Os sírios fugiram, perseguidos pelos filhos de Israel. Ben Hadad, rei da Síria, fugiu a cavalo com alguns cavaleiros.
E o rei de Israel, saindo, por suas vez, destroçou cavalos e carros, causando grande estrago nos sírios.
Então o profeta foi ter com o rei de Israel e disse-lhe: «Vai, cobra ânimo e vê o que deves fazer, pois no próximo ano o rei da Síria atacar-te-á novamente».
Os servos do rei da Síria disseram-lhe: «O seu Deus é um Deus dos montes; por isso nos venceram. Mas, se os atacarmos na planície, vencemos nós».
«Tu, porém, toma estas precauções: Destitui todos os reis e substitui-os por governadores. Recruta um exército semelhante ao que perdeste, com o mesmo número de cavalos e outro tanto de carros. Combateremos na planície e vencê-los-emos com certeza». O rei ouviu e seguiu este conselho. No ano seguinte, Ben-Hadad, depois de passar em revista os sírios, avançou até Afec para combater Israel. reuniram-se também os filhos de Israel e marcharam contra os sírios, acampando diante deles. Eram como dois pequenos rebanhos de cabras, ao passo que os sírios cobriam toda a terra. Então o homem de Deus foi ter com o rei de Israel e disse-lhe: «Isto diz o Senhor, porquanto os sírios disseram: O Senhor é um Deus dos montes e não das planícies; por isso, vou entregar nas tuas mãos essa imensa multidão, a fim de que saibas que Eu sou o Senhor». Durante sete dias ficaram acampados uns em frente dos outros. No sétimo dia deu-se a batalha; os filhos de Israel mataram num só dia cem mil sírios. O restou refugiou-se na cidade de Afec, mas as muralhas caíram sobre os vinte e sete mil sobreviventes. Ben-Hadad, que se refugiara na cidade, escondia-se de quarto em quarto. seus servos disseram-lhe: «Nós ouvimos dizer que os reis de Israel são misericordiosos. Ponhamos sacos sobre os nossos rins e cordas ao nosso pescoço, e vamos ter com o rei de Israel, para ver se ele te poupa a vida». Cingiram, pois, os rins com sacos, puseram cordas em volta do pescoço, e apresentaram-se ao rei de Israel, dizendo: «Teu servo Ben-Hadad roga-te: Concede-me a vida!» E o rei de Israel respondeu: «Ele vive ainda? - É meu irmão!» Tomando essas palavras por feliz presságio, os sírios aproveitaram logo a palavra da sua boca e disseram-lhe: «Ben-Hadad é teu irmão». «Trazei-mo», disse o rei. Ben-Hadad apresentou-se imediatamente e Acab mandou-o subir para o seu carro. Disse-lhe Ben-Hadad: «Vou restituir-te as cidades que meu pai roubou ao teu. Terás ruas em Damasco, como meu pai as tinha na Samaria» . Disse-lhe Acab: «Feita esta aliança, deixar-te-ei partir». Acab fez um tratado com Ben-Hadad e deixou-o partir livremente. Então um dos filhos dos profetas disse, da parte do Senhor, a um seu companheiro: «Fere-me» Mas o outro recusou-se (2 Rs 2, 3). «Porque não quiseste ouvir a voz do Senhor, disse-lhe o primeiro, logo que me tiveres deixado, serás morto por um leão». Com efeito, afastou-se e um leão encontrou-o e matou-o. O profeta encontrando depois, outro homem, disse-lhe: «Fere-me». Este lançou-se sobre ele e feriu-o. Então postou-se o profeta no caminho por onde devia passar o rei, pondo nos olhos uma faixa que o tornava irreconhecível E quando passou o rei, ele pôs-se a gritar: «Teu servo estava entre as tropas, quando algum lhe trouxe um homem, dizendo: Guarda este homem! Se ele fugir, a tua vida responderá pela sua, ou pagarás um talento de prata. Mas como estava ocupado aqui e ali, o prisioneiro fugiu». O rei de Israel, disse-lhe: «Tu mesmo pronunciaste a sentença».
Então o outro tirou a faixa que lhe vendava os olhos, e o rei reconheceu que era um dos profetas.
Ele disse ao rei: «Isto diz o Senhor: Porque deixaste escapar das tuas mãos o homem que Eu tinha votado ao anátema, a tua vida responderá pela sua, e teu povo pelo seu povo». O rei de Israel voltou para sua casa, não fazendo caso do que lhe tinha dito o profeta, e, enfurecido, chegou a Samaria.
*********************f*********
Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO
Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
Este texto deveria ter sido publicado em
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
Este texto deveria ter sido publicado em
25 de AGOSTO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.