sábado, 17 de agosto de 2013

Nº 1724 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - I REIS (12) - 17 de Agosto de 2013


17 de Agosto de 2013

Nº 1724 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1724

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, (Estes já estão…)

Faltam apenas 866 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


1724 - 2ª Página

17 de Agosto de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro dos REIS


King-Solomon-Russian-icon.jpg



Ícone de Salomão em mosteiro russo.

PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

12  -  A DIVISÃO DO REINO



12  -  A DIVISÃO DO REINO  - Roboão foi a Siquém, porque todo o Israel se congregara ali a fim de o proclamar rei. Ao ter conhecimento desta notícia, Jeroboão, que estava no Egipto, onde se refugiara do rei Salomão, voltou do Egipto. E foi com toda a assembleia de Israel falar a Roboão, dizendo: «O teu pai impôs-nos um jugo muito pesado; suaviza agora a extrema servidão e o pesado jugo que teu pai nos impôs, e seremos teus servos». Ele respondeu-lhe: «Retirai-vos por agora e voltai à minha presença dentro de três dias». E o povo retirou-se. O rei Roboão consultou os anciãos que tinham servido ao seu pai Salomão durante a sua vida. Disse-lhes: «Que me aconselhais responder a este povo?» Eles responderam-lhe: «Se hoje fores amável com esse povo e condescenderes, se lhes falares com doçura, eles serão para sempre os teus servos». O rei, porém, deixando de lado o conselho dos anciãos, foi consultar os jovens, seus companheiros de infância, que estavam ao seu serviço e perguntou-lhes «E vós, que me aconselhais responder ao povo? Ele pede-me que suavize o jugo que lhe impôs meu pai». Responderam-lhe os jovens, seus companheiros de infância: «Assim dirás a esse povo que te falou, dizendo: Teu pai pôs sobre nós um jugo pesado; tu, porém, alivia-nos: responder-lhe-ás: O meu dedo mínimo é mais grosso do que os rins do meu pai. Se meu pai vos impôs um jugo muito pesado, eu o farei ainda mais pesado. Se vos castigou com açoites, eu vos castigarei com escorpiões». Ao terceiro dia, Jeroboão, seguido de grande multidão, sentou-se diante de Roboão, pois ele dissera: «Voltai à minha presença dentro de três dias». O rei falou com dureza ao povo. Sem fazer caso do conselho dos anciãos, respondeu ao povo como lhe aconselharam os jovens, dizendo: «Meu pai impôs-vos um jugo muito pesado. O meu pai castigou-vos com açoites? Pois eu castigar-vos-ei com escorpiões». E o rei não atendeu ao povo, porque assim o dispusera o Senhor, para realizar a palavra que tinha dito a Jeroboão, filho de Nabat, por meio do profeta Asías, de Silo. Vendo que o rei não os quis atender, o povo respondeu-lhe: «Que temos nós a ver com David? E que herança temos com o filho de Isaí? Vai, pois, para as tuas tendas, ó Israel! E tu, David, governa agora a tua casa!» E os israelitas retiraram-se para as suas tendas. Roboão reinou, no entanto, sobre os filhos de Israel, que habitavam em Judá. O rei Roboão enviou Adoniram superintendente dos tributos, mas os israelitas apedrejaram-no e ele morreu. O rei saiu então precipitadamente no seu carro e fugiu para Jerusalém. E separou-se Israel da casa de David até ao dia de hoje (2 Par, 10). Ouvindo os filhos de Israel que Jeroboão tinha voltado, reunidos em assembleia, mandaram-no chamar e aclamaram-no rei de todo o Israel. Só a tribo de Judá ficou fiel à casa de David. Roboão  chegou, pois, a Jerusalém reuniu toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitenta mil guerreiros de escol, a fim de pelejar contra a casa de Israel e restituir todo o reino a Roboão, filho de Salomão. Mas o Senhor dirigiu a Sua palavra a Semeias, homem de Deus, dizendo «Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, a toda a casa de Judá e de Benjamim, e a todo o resto do povo. Diz-lhes: «Isto diz o Senhor: Não façais guerra aos vossos irmãos, os filhos de Israel. Volte cada um para sua casa». Tudo isto se fez por Minha vontade». Eles obedeceram às palavras do Senhor e voltaram, como o Senhor lhes ordenara.


Reinado de Jeroboão  -  Cisma Religioso  -  Jeroboão construiu Siquém sobre a montanha de Efraim, e ali viveu. Depois deixou Siquém para edificar Fanuel. E disse no seu coração: «Pode acontecer que o reino volte para a casa de David. Se o povo subir a Jerusalém, para oferecer sacrifícios no templo do Senhor, e o seu coração se voltar para o seu senhor, Roboão, rei de Judá, - matar-me-ão e reconciliar-se-ão com  ele. Depois de reflectir bem, o rei mandou fazer dois bezerros de ouro e disse ao povo: «Não subais mais a Jerusalém! Eis aqui, ó Israel, o teu deus que te tirou do Egipto». Colocou um bezerro em Betel e outro em Dan. Isto foi ocasião de pecado, pois o povo ia até Dan para adorar o bezerro. Construiu também templos sobre lugares altos, onde pôs como sacerdotes homens tirados do povo, que não eram levitas. Instituiu um dia de festa solene no oitavo mês, a quinze do mês, à semelhança da que se celebrava em Judá, e ele mesmo subiu ao altar. Fez a mesma coisa em Betel, sacrificando aos bezerros que tinha mandado fazer. Pôs igualmente em Betel. sacerdotes para os lugares altos que tinha edificado. No décimo quinto dia do oitavo mês, isto é, no mês que tinha escolhido a seu bel-prazer, subiu ao altar erigido em Betel para celebrar a festa com os filhos de Israel. Subiu, pois, ao altar para sacrificar.






*********************f*********

Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000



+++++++++++++++++++++++++++++++++++

17 de AGOSTO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...