sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Nº 1723 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - I REIS (11) - 16 de Agosto de 2013


16 de Agosto de 2013

Nº 1723 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1723

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, (Estes já estão…)

Faltam apenas 866 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


1723 - 2ª Página

16 de Agosto de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro dos REIS


King-Solomon-Russian-icon.jpg


Ícone de Salomão em mosteiro russo.

PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

11  -  AS MULHERES ESTRANGEIRAS



11  -  AS MULHERES ESTRANGEIRAS  - O rei Salomão além da filha do Faraó, amou muitas mulheres estrangeiras,  moabitas, amonitas, edomitas, sidónias e hiteias (Dt 17, 17; Ecli. 47, 21), pertencentes às nações das quais o Senhor dissera aos filhos de Israel: «Não tomareis delas filhas para vós, nem eles se casarão com deuses». A estas, pois, uniu-se Salomão por causa dos seus amores. Teve setecentas esposas de sangue real e trezentas concubinas. E as mulheres perverteram o seu coração. Sendo já velho, elas seduziram o seu coração para seguir a outros deuses, de sorte que o seu coração já não pertencia sem reservas ao Senhor, seu Deus, como o de David, seu pai. Salomão prestou culto a Astarté, deusas dos sidónios, e a Melcom, ídolo dos amonitas (Jz 2, 1-3). Fez o mal aos olhos do Senhor e não lhe foi inteiramente fiel como seu pai David. Por esse tempo edificou Salomão sobre o monte, que está a frente a Jerusalém, um lugar alto (templo) a Camos, deus de Moab, e a Moloc, abominação dos amonitas. E o mesmo fez para agradar a todas as suas mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e sacrificavam aos seus deuses. Então, o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração, tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe aparecera por duas vezes e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não cumpriu as ordens do Senhor. O Senhor disse-lhe: «Já que procedeste assim, e não guardaste a Minha aliança, nem as leis que te prescrevi  vou tirar-te o reino e dá-lo ao teu servo. Mas, por amor ao teu pai David, não o farei durante a tua vida. Tirá-lo-ei, quando estiver nas mãos do teu filho. Não lhe tirarei todo o reino, mas deixarei uma tribo ao teu filho, por amor do Meu servo David e de Jerusalém, a cidade que escolhi».

Os inimigos de Salomão - O Senhor suscitou um inimigo a Salomão: Hadad, o edomita, do sangue real de Edom, aquando Joab, chefe do exército, foi sepultar os mortos e matou todos os varões de Edom. Joab demorou-se ali seis meses com todo o Israel, até exterminar todos os varões de Edom. Hadad fugiu com os edomitas, servos do seu pai, na direcção do Egipto. Hadad era então criança de poucos anos. Partiram de Madian e foram a Faran; dali, levando consigo homens de Faran, entraram, no Egipto e apresentaram-se ao Faraó, rei do Egipto. Este deu-lhes casa, alimento e doou-lhe terras. Hadad ganhou a simpatia do Faraó, que lhe deu por mulher a sua cunhada, irmã da rainha Tafnes. Desta irmã de Tafnes teve Hadad um filho, chamado Genubat, que Tafnes criou na casa do Faraó. Hadad ouviu dizer, no Egipto, que David adormecera com os seus pais, e que Joab, chefe do exército, estava morto e disse ao Faraó: «Deixa-me voltar para a minha terra». O Faraó respondeu-lhe: «Que te falta na minha casa , para que queiras regressar à tua terra?» Hadad respondeu «Nada me falta, mas, apesar disso deixa-me partir». Deu suscitou também outro inimigo a Salomão. Razon, filho de Eliada, que fugira do seu senhor Hadadazer, rei de Soba. Razon juntou homens ao redor de si, tornando-se chefe de quadrilha. Marcharam sobre Damasco, onde se estabeleceram, e constituíram-no rei de Damasco. Foi inimigo de Israel durante todo o reinado de Salomão, além do mal que fez Hadad. Tornou-se rei da Síria e tratou Israel como inimigo. Também Jeroboão, filho de Nabat, efrateu de Sareda, servo de Salomão, cuja mãe era uma mulher viúva chamada Sarva, se revoltou contra o rei. A causa da sua rebelião, foi Salomão ter construído Melo para fechar a brecha da cidade de David, seu pai. Jeroboão era um homem enérgico, e Salomão, vendo-o tão laborioso confiou-lhe a superintendência de todos os trabalhadores da casa de José. Aconteceu, pois, naquele tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, encontrou no caminho o profeta Aías de Silo, coberto com um manto novo. Estavam os dois sós no campo. Aías, tomando o manto novo que trazia, rasgou-o em doze pedaços. E disse a Jeroboão: «Toma para ti dez pedaços, pois isto diz o Senhor, Deus de Israel: «Vou tirar o reino das mãos de Salomão, e dar-te-ei dez tribos. Mas, por amor ao meu servo David e à cidade de Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, ficar-lhe-á ainda uma tribo. Eles abandonaram-Me e adoraram Astarté, deusa dos sidónios, Camos, Deus de Moab e Melcon, deus dos amonitas. Não andaram nos Meus caminhos  para fazer o que é bom diante dos Meus olhos e observar as Minhas leis e ordens como fez David, pai de Salomão. Contudo, não lhe tirarei todo o reino, mas deixá-lo-ei governar todos os dias da sua vida, por amor do Meu servo David  a quem escolhi, o qual guardou os Meus mandamentos e os Meus preceitos. Tirarei, pois, o reino das mãos dos filhos de Salomão, para te dar dez tribos. Deixarei uma tribo ao seu filho, para que o meu servo David tenha sempre uma lâmpada diante de Mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para estabelecer nela o Meu nome (2 Sam 21, 17; 2; Rs 8, 19). «Mas a ti elevei-te para reinares à medida dos teus desejos. Serás rei de Israel.  Se obedeceres a todas as Minhas ordens, se andares nos Meus caminhos, se praticares o bem diante de Mim, observando os Meus preceitos e os Meus mandamentos, como fez o Meu servo David, Eu estarei contigo. Edificar-te-ei uma casa estável, como a edifiquei ao Meu servo David, e far-te-ei senhor de Israel. Humilharei com  isto a descendência de David, mas não para sempre». Salomão tentou matar Jeroboão, mas este fugiu para junto do rei Sesac, no Egipto, onde permaneceu até à morte de Salomão. O resto da história de Salomão, todos os seus actos , e a sua sabedoria está tudo escrito no livro dos Actos do reinado de Salomão. Salomão reinou sobre todo o Israel durante quarenta anos, em Jerusalém. Depois adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de seu pai David. Roboão, seu filho, sucedeu-lhe no trono (Par 9, 29-31).






*********************f*********

Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000



+++++++++++++++++++++++++++++++++++

16 de AGOSTO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...