quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Nº 1714 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - 1º LIVRO DOS REIS - (2) - 7 de Agosto de 2013


7 de Agosto de 2013

Nº 1714 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1714
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, (Estes já estão…)

Faltam apenas 866 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1714 - 2ª Página

7 de Agosto de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro dos REIS


King-Solomon-Russian-icon.jpg



Ícone de Salomão em mosteiro russo.

PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

2  -  ÚLTIMAS INSTRUÇÕES DE DAVID A SALOMÃO

2  -  ÚLTIMAS INSTRUÇÕES DE DAVID A SALOMÃO  -  Vendo David que se aproximava o dia da sua morte, deu ao seu filho Salomão estas instruções: «Eu  vou, disse ele, pelo caminho que seguem todos os mortais. Sê corajoso, e porta-te como um homem. Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, anda nos Seus caminhos, cumpre as Suas leis, os Seus mandamentos, os Seus preceitos e ensinamentos, como estão inscritos na lei de Moisés. E assim, serás bem sucedido em tudo o que fizeres e em tudo o que empreenderes. deste modo, o Senhor cumprirá a promessa que me fez, ou seja, que eu terei sempre um dos meus descendentes no trono de Israel, se meus filhos guardarem os Seus caminhos e andarem diante d'Ele com fidelidade, de todo o seu coração e de toda a sua alma.
Tu sabes também o que me fez Joab, filho de Servia, como ele assassinou os dois chefes do exército de Israel (2 Sam 3, 27), Abner, filho de Ner, e Amasa (2 Sam 20, 10), filho de Jeter, que assassinou em pleno tempo de paz como se faz na guerra, e manchando com o sangue o cinto quer cingia os seus rins, e o calçado dos seus pés.
Farás como te parecer mais prudente, e não deixará que a sua velhice os conduza tranquilamente à habitação dos mortos.
Ao contrário,  tratarás com benevolência os filhos de Berzelai, o bladita, fá-los-ás comer à tua mesa, porque foi este gesto que tiveram comigo quando fugia diante de Absalão, teu irmão (2 Sam 17, 27). Tens também Semei, filho de Gera, benjamita de Baurim, que me insultou violentamente no dia em que me retirava para Manaim. Mas como veio ao meu encontro ao passar o Jordão, jurei-lhe pelo Senhor que o não mataria pela espada. Porém, não deixarás sempre impune o seu delito; és bastante sábio para saber como o hás-de tratar:  Farás descer, com sangue, a sua velhice, à habitação dos mortos».
David adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de David. O tempo que David reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em  Jerusalém. Salomão sucedeu no trono a seu pai David, e o seu reino ficou solidamente estabelecido.

Os primeiros actos de Salomão - Mas Adonias, filho de Hagit, foi ter com Betsabé, mãe de Salomão. Esta disse-lhe: «Vens como amigo?» «Sim, respondeu ele, preciso falar-te». «Fala», respondeu ela. «Sabes que o reino era meu, e que todo o Israel me considerava como seu futuro rei. Mas o trono foi dado a outro, passando para o meu irmão, porque o Senhor lho deu. Agora, pois, uma só coisa te peço, não ma recuses». «Fala», disse-lhe ela. «Pede ao rei Salomão, suplicou Adonias, que nada te recusará, que me dê Abisag, a sunamita, por esposa». «Está bem, respondeu Betsabé, eu falarei por ti ao rei». 
Betsabé, foi, pois,  ter com o rei Salomão para lhe falar em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir ao seu encontro, saudou-a com profunda reverência, e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para sua mãe, e ela sentou-se à sua direita: E disse-lhe: «Tenho uma pequena coisa a pedir-te, não ma recuses». Respondeu-lhe o rei: «Pede, minha mãe, porque nada te recusarei». Disse então, Betsabé: «Peço-te que Abisag, a sunamita, seja dada por esposa ao teu irmão Adonias». E o rei disse à sua mãe:«Porque queres que Abisag, a sunamita, seja dada a Adonias? Pede também, para ele o reino, porque é meu irmão primogénito, e tem pelo seu lado o sacerdote Abiatar, e Joab, filho de Servia!» O rei Salomão jurou então, em nome do Senhor  dizendo: ««Deus me trate com todo o rigor da Sua justiça, se Adonias não pagar esta palavra com a sua própria vida (Ruth 1, 17).
«Pelo Deus vivo, que me estabeleceu solidamente sobre o trono de meu pai David, que fundou a minha casa como tinha prometido, juro que Adonias será morto hoje mesmo!» O rei Salomão enviou Banaías, filho de Jojada, para o matar, e este tirou-lhe a vida. Assim morreu Adonias.
Disse também o rei ao sacerdote Abiatar: «Vai para as terras que tens em Anatot, porque merecias a morte. Mas não te matarei agora, porque levaste a arca do Senhor Javé diante de David,  meu pai, e participaste nas suas provações». Salomão destituiu Abiatar das suas funções sacerdotais,  cumprindo-se assim a palavra pronunciada por Deus em Silo contra a casa de Heli (1 Sam 2, 27-36).
Chegou a Joab esta notícia  o qual tinha seguido o partido de Adonias, embora não tivesse seguido o de Absalão. Fugiu e refugiou-se no tabernáculo do Senhor, agarrando-se às pontas do altar.
Disseram ao rei Salomão: «Joab refugiou-se no tabernáculo do Senhor, e está junto do altar». E Salomão mandou Banaías, filho de Jojada, ordenando-lhe: «Vai e mata-o». Banaías, aproximando-se do tabernáculo do Senhor, disse a Joab: «O rei ordena que saías daqui».
Respondeu Joab: «Não saio, quero morrer aqui». Banaías foi ter com o rei e disse-lhe: «Eis o que me respondeu Joab». O rei disse a Banaías: «Faz como ele disse. Mata-o e sepulta-o, para que assim  se afaste de mim  e da casa de meu pai o sangue que ele derramou sem motivo. O Senhor fará cair esse sangue sobre a sua cabeça, porque matou e feriu à espada, sem conhecimento de David, meu pai, dois homens melhores do que ele. Abner, filho de Ner, chefe do exército de Israel e Amasa, filho de Jeter, chefe do exército de Judá. O seu sangue cairá para sempre sobre a cabeça de Joab e da sua posteridade; mas a David, à sua raça e ao seu trono, o Senhor dará paz para sempre». Banaías filho de Jojada, voltou ao tabernáculo e feriu de morte a Joab. Sepultaram-no no seu túmulo, no deserto.
Em seu lugar, o rei pôs Banaías, filho de Jojada, à frente do exército  e em lugar de Abiatar, estabeleceu Sadoc como sacerdote.
O rei mandou  chamar a Semei e disse-lhe: «Faz para ti uma casa em Jerusalém e habita nela, sem saíres nem entrares para nada. No dia em que saíres e passares a torrente do Cedron, serás morto; serás responsável pelo que te acontecer». Semei respondeu ao rei: «A ordem é boa; teu servo fará como ordenou o rei, meu senhor». E Semei viveu longo tempo em Jerusalém.
Mas, passados três anos, aconteceu que dois escravos de Semei fugiram para junto de Aquis, filho de Maaca, rei de Get. E disseram a Semei: «Teus escravos estão em Get» (1 Sam 27, 2). Semei levantou-se, montou no seu jumento e foi ter com Aquis a Get, em busca dos seus escravos. Disseram a Salomão que Semei fora de Jerusalém a Get e estava de regresso.
O rei chamou-o e disse-lhe: «Não te jurei em nome de Deus e não te avisei formalmente, de que no dia em que saísses para onde quer que fosse, serias morto? E me respondeste: A ordem é boa e eu cumpri-la-ei? Porque não guardaste o juramento do Senhor e a ordem que te havia dado? Sabes, acrescentou o rei, o mal que fizeste a David, meu pai; tens consciências disso. Por isso o Senhor fará recair a tua malícia sobre a tua cabeça. O rei Salomão será abençoado e o trono de David será consolidado para sempre diante do Senhor». O rei deu a ordem a Banaías, filho de Jojada, o qual saiu e feriu Semei, e Semei morreu. E o reino foi confirmado nas mãos de Salomão.




*********************f*********

Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

NOTA ESPECIAL


Como sabem a edição deste blogue foi suspensa, por motivos técnicos, no passado dia 18 de Julho. Ao fim de várias tentativas recorri ao apoio de um familiar, (filho de um sobrinho meu) que conseguiu detectar e resolver os problemas que tinham originado a paragem do computador. Mais de uma semana depois de recuperar o sistema, consegui finalmente aceder ao meu serviço de blogues e portanto, HOJE dia 7 de Agosto, retomo em pleno a publicação dos temas SANTOS DE CADA DIA, O ANTIGO TESTAMENTO, ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS, A RELIGIÃO DE JESUS, etc., etc. Relativamente à numeração, logicamente será alterada para a actualidade e, portanto o período de suspensão é contado para todos os efeitos. Assim, hoje será publicado Nº 1714 de Edições totais e o nº 198-13 correspondente às Edições de 2013, verificando-se pois o desaparecimento (ou interrupção) de 19 dias correspondentes à suspensão.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

7 de AGOSTO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...