sábado, 31 de agosto de 2013

Nº 1738 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - II REIS - (4) - 31 de Agosto de 2013


31 de Agosto de 2013

Nº 1738 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1738

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis(Estes já estão…)

Faltam apenas 830 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


1738 - 2ª Página

31 de Agosto de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

2º Livro dos REIS




Elias ressuscitando o filho da viúva que o acolheu

SEGUNDO LIVRO DOS REIS



CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA SINCRÓNICA DE ISRAEL ATÉ AO FIM



4 - OS PRODÍGIOS DE ELISEU
Uma mulher, das dos filhos dos profetas, exclamou a Eliseu, dizendo: «Meu marido, teu servo, morreu, e bem sabes que ele temia o Senhor. Eis que, agora, vem o  credor tomar os meus dois filhos para os fazer seus escravos». Eliseu disse-lhe: «Que posso fazer por ti? Dize-me: Que tens em tua casa?» Ela respondeu: «A tua serva só tem em sua casa um ânfora de azeite». Ele disse-lhe: «Vai pedir emprestado às tuas vizinhas ânforas vazias em grande quantidade. Depois entra, fecha a porta a trás de ti e dos teus filhos, enche com o azeite essas ânforas e põe-nas de lado à medida que estiverem cheias!» A mulher partiu e  fechou-se em casa com os seus filhos. Estes traziam-lhe as ânforas e ela enchia-as. Enchidas as ânforas  disse ela ao seu filho: «Dá-me mais uma ânfora». Ele respondeu: «Não tenho mais». E o azeite deixou de multiplicar-se. A mulher foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: «Vai e vende esse azeite para pagar a tua dívida: tu e os teus filhos vivereis do que restar». Certo dia, ao atravessar Sunam, veio ao encontro de Eliseu uma mulher rica e convidou-o a comer em sua casa. E sempre que por ali passava, dirigia-se à casa daquela mulher para tomar a sua refeição. A mulher disse ao marido: «Escuta: eu sei que este homem que passa com frequência por nossa casa, é um santo varão de Deus. Preparemos-lhe um quarto sobre o terraço, com uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lâmpada, a fim de nele repousar quando vier a nossa casa». Ora, um dia, passando Eliseu por Sunam, recolheu ao quarto para dormir. E disse a Giezi, seu servo: «Chama essa sunamita». Giezi chamou-a e ela apresentou-se a Eliseu. E disse ao seu servo: «Pergunta-lhe: Que posso fazer por ti em reconhecimento do desvelo com que nos tens tratado? Quereis que fale por ti ao rei ou ao general do exército?» Ela respondeu: «Eu vivo em paz no meio do meu povo». Eliseu então disse: «Que se pode fazer por ela?» «Ela não tem filhos, respondeu Giezi, e o seu marido é idoso». «Chama-a», disse Eliseu. Giezi chamou-a e ela apareceu à porta. Eliseu disse-lhe: «Por este tempo, no próximo ano, acariciarás um filho». Mas ela respondeu: «Não, meu senhor, não zombes da tua escrava, ó homem de Deus!» Com efeito, a mulher concebeu. No ano seguinte, na mesma época, ela deu à luz um filho, como tinha predito Eliseu. O menino cresceu. Um dia, indo ter com seu pai que estava junto dos ceifadores, disse-lhe: «Ai! minha cabeça, ai! minha cabeça!» E o pai disse para o criado: «Leva-o a sua mãe». Este levou-o e entregou-o a sua mãe. Ela teve-o nos seus joelhos até ao meio dia (hora em que o menino morreu). Subiu, colocou o menino na cama do homem de Deus, fechou a porta e saiu. Chamou o seu marido e disse-lhe: «Envia-me um criado e uma jumenta, para que eu vá à casa do homem de Deus e volte». Ele respondeu-lhe: «Porque vais ter com ele hoje? Não é lua nova, nem sábado». «Tranquiliza-te», disse-lhe ela. Mandou selar a jumenta e disse ao criado: «Conduze-me, apressa-te, e não me detenhas no caminho sem que eu te avise». Ela partiu e chegou ao lugar onde se encontrava o homem de Deus, no monte Carmelo, o qual vendo-a de longe, disse ao seu servo Giezi: «Ai vem a sunamita: corre ao encontro dela e pergunta-lhe se passa bem, como vai o sue marido e o seu filho». Ela respondeu: «Tudo vai bem». Mas, ao chegar junto do homem de Deus, na montanha, prostrou-se a seus pés. Giezi aproximou-se para a afastar, mas o homem de Deus disse-lhe: «Deixa-a, a sua alma está amargurada e o Senhor ocultou-me tudo, nada me revelou». A mulher disse: «Pedi eu, porventura, um filho ao meu senhor? Não te disse que não zombasses de mimEliseu disse a Giezi: «Põe o teu cinto, toma na mão o meu bastão e parte. Se encontrares alguém não o saúdes, e se alguém te saudar não respondas (Lc 10, 4). Porás o meu bastão sobre o rosto do menino». A mãe do menino exclamou: «Por Deus e pela tua vida, eu não te deixarei». Então, Eliseu levantou-se e seguiu-a. Entretanto, Giezi que os tinha precedido colocou o bastão sobre o rosto do menino, o qual não falava nem sentia. Voou à procura de Eliseu e disse-lhe: «O menino não ressuscitou». Eliseu entrou na casa onde se encontrava o menino morto em cima da sua cama. Entrou, fechou a porta sobre si e sobre o morto, e orou ao Senhor. depois, subiu à cama, deitou-se sobre o menino. O corpo do menino aqueceu-se. Eliseu levantou-se, deu algumas voltas pelo quarto, tornou a subir e a estender-se sobre o menino que espirrou sete vezes e abriu os olhos. Eliseu chamou Giezi e disse-lhe: «Chama a sunamita». Ele chamou-a. A sunamita entrou e Eliseu disse-lhe: «Toma o teu filho». Então, ela lançou-se aos pés de Eliseu, prostrando-se por terra. Depois, tomou o seu filho e saiu. Quando Eliseu voltou a Gálgala, a fome devastava o país Estando os filhos dos profetas sentados diante dele, disse ao seu servo: «Pega numa panela grande e prepara uma sopa para os filhos dos profetas».
Um deles foi ao campo colher legumes e encontrou uma planta silvestre: colheu dele colocíntidas selvagens, encheu o seu manto, regressou a casa, cortou-as em pedaços e deitou-as na panela de sopa, sem saber o que era. Serviram-na aos companheiros para que comessem. Logo, porém, que provaram da sopa, puseram-se a gritar: «Homem de Deus a morte está na panela!» E não puderam comer. Eliseu disse-lhes: «Trazei-me farinha». deitou a farinha na panela e disse: «Serve, agora, para que todos comam». E já não havia na panela nada de amargo. Veio um homem de Baasalisa, que trazia ao homem de Deus, à guisa de primícias, vinte pães de cevada e de trigo novo no seu saco. «Dá-os a esses homens, disse Eliseu, para que comam». O seu servo respondeu: «Como poderei dar de comer a cem pessoas com isto?» «Dá-os a esses homens, insistiu Eliseu, para que comam. Isto diz o Senhor: Comerão e ainda sobrará». E deu-os ao povo. Todos comeram, e ainda sobejou, como o Senhor tinha dito (Mt 14, 16,21; 15, 32-38; Mc 6, 37-44; 8, 4-9; Lc 9 12-17; Jo 6, 5-13).



*********************f*********

Textos do 2º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000



+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Este texto deveria ter sido publicado em 

31 de AGOSTO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...