terça-feira, 27 de agosto de 2013

Nº 1734 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - I REIS - (22) - 27 de Agosto de 2013


27 de Agosto de 2013

Nº 1734 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1734

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, (Estes já estão…)

Faltam apenas 866 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


1734 - 2ª Página

27 de Agosto de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro dos REIS




Elias ressuscitando o filho da viúva que o acolheu

PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

22  -  ALIANÇA DE ACAB COM JOSAFAT



22  -  ALIANÇA DE ACAB COM JOSAFAT
Passaram-se três anos sem haver guerras entre a Síria e Israel. No terceiro ano Josafat, rei de Judá, veio ver o rei de Israel. Este dissera aos seus servos: «Não sabeis que Ramot de Galaad é nossa e que nos temos descuidado em reconquistá-la ao rei da Síria
E disse a Josafat: «Queres vir comigo à guerra contra Ramot de Galaad?» (2, Reis, 3, 7). Josafat respondeu: «Farei o que fizeres: Meu povo fará o que fizer o teu, e a minha cavalaria fará o que fizer a tua». E depois Josafat disse ao rei de Israel: «Peço-te que consultes, antes de mais nada, o oráculo do Senhor». O rei de Israel reuniu os profetas, em número de quatrocentos, e perguntou-lhes: «Devo empreender a guerra contra Ramot de Galaad, ou devo renunciar a ela?» Eles responderam: «Vai, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei». Mas Josafat replicou: «Não haverá por aqui, algum outro profeta do Senhor a quem possamos consultar?» «Sim, respondeu o rei de Israel, há outro profeta, por meio de quem podemos consultar o Senhor; mas, eu detesto-o, porque ele nunca profetiza coisa boa, antes, má. É Miqueias, filho de Jemla». Josafat disse: «Não fales desse modo!».
Chamou, pois, o rei de Israel um eunuco e disse-lhe: «Traz-me depressa Miqueias, filho de Jemla». O rei de Israel e Josafat, rei de Judá, estavam sentados cada um em seu trono, revestidos das suas insígnias reais, na praça que está à entrada da porta de Samaria, e todos os profetas profetizavam diante deles.
E Sedecias, filho de Canaana, fez para si uns chifres de ferro, e disse: «Isto diz o Senhor: Com estes chifres ferirás os sírios até que sejam exterminados». Todos os profetas profetizavam da mesma maneira, dizendo: «Sobe a Ramot de Galaad. Sairás vencedor, porque o Senhor entregará a cidade nas mãos do rei».
Entretanto, o mensageiro que fora chamar a Miqueias, dizia-lhe: «Os profetas são unânimes em predizer a vitória do rei. Que o teu oráculo seja, conforme o deles, pressagiador de boas novas». Miqueias, porém, respondeu: «Por Deus, eu só direi o que o Senhor me disser». Apresentou-se, pois, ao rei, e este disse-lhe: «Miqueias, devemos ir atacar Ramot de Galaad ou não?» «Vai, respondeu Miqueias, serás vencedor, porque o Senhor a entregará nas mãos do rei». O rei disse-lhe: «Quantas vezes é preciso conjurar-te a que não digas senão a verdade em nome do SenhorMiqueias respondeu-lhe: «Vejo todo o Israel espalhado pelas montanhas como um rebanho sem pastor. O Senhor disse-lhe: «São povos que não têm pastor, volte cada um para sua casa!» O rei de Israel disse a Josafat: «Não te disse eu que ele nunca profetiza o bem, mas sempre o mal Miqueias replicou: «Ouve o oráculo do Senhor. Eu vi o Senhor sentado no Seu trono, rodeado por todo o exército dos céus, à direita e à esquerda (Is 6, 1; Job 1, 6: 2, 1).
«O Senhor disse: Quem seduzirá Acab, para que suba e pereça em Ramot de Galaad? Um respondia de um modo e outro de outro. Então surgiu um espírito e apresentou-se diante do Senhor, dizendo: «Eu irei seduzi-lo». O Senhor perguntou-lhe: «De que modo?» Ele respondeu: «Irei e serei um espírito mentiroso, na boca dos seus profetas». Disse-lhe o Senhor: «Enganá-lo-ás e conseguirás seduzi-lo. Vai e faz como disseste. O Senhor pôs um espírito de mentira na boca de todos os profetas aqui presentes, mas o Senhor decretou a tua perda».
Nesse momento, Sedecias, filho de Canaana, aproximou-se de Miqueias e deu-lhe uma bofetada, dizendo: «Porventura saiu de mim o Espírito do Senhor para te falar a tiMiqueias respondeu-lhe: «Tu o verás no dia em que fugires de esconderijo para esconderijo, a fim de te esconderes». Então o rei de Israel ordenou: «Prendei Miqueias; fique ele sob a guarda de Amon, governador da cidade, e de Joás, filho do rei. Metei-o na prisão e alimentai-o com pão escasso, até que eu volte são e salvo». Mas Miqueias respondeu: «Se voltares são e salvo, será um sinal de que o Senhor não falou pela minha boca» (2 Par 19, 2-27).
O rei de Israel subiu com Josafat, rei de Judá, a Ramot de Galaad. Disse-lhe: «Vou disfarçar-me para entrar em combate: tu, porém, conservas as tuas vestes». E o rei de Israel disfarçou-se antes de entrar em combate. Ora, o rei da Síria dera aos seus trinta e dois chefes de carros esta ordem: «Não pelejeis contra ninguém, pequeno ou grande, mas unicamente contra o rei de Israel». Os chefes dos carros, vendo Josafat, disseram entre si: «Aquele é, com certeza, o rei de Israel». E atiraram-se sobre ele. Josafat, soltou então, o seu grito de guerra. Os chefes dos carros, vendo que não era o rei de Israel, afastaram-se. Mas um soldado flectiu o seu arco ao acaso e feriu o rei de Israel que estava sem a couraça. O rei disse ao condutor do seu carro: «Volta a rédea e leva-me para fora do campo de batalha, porque estou ferido». Mas o combate foi naquele dia tão violento que o rei teve de ficar de pé no seu carro diante dos sírios. Morreu ao cair da tarde. O sangue saía da sua ferida e inundava o carro (2 ar 18, 28-34). Ao pôr do sol, ouviu-se um clamor que perpassou por todo o exército: «Volte cada um para a sua cidade e para a sua casa! O rei morreu!» Levaram-no para Samaria e sepultaram-no ali. Ao lavarem o seu carro na piscina de Samaria, os cães lamberam o sangue do rei, e as prostitutas banhavam-se nela conforme o oráculo do Senhor.
O resto da história de Acab, suas acções, o palácio de marfim que construiu (Am 3, 15), as cidades que edificou, tudo isto está escrito do Livro das Crónicas dos Reis de Israel. Acab adormeceu com seus pais, e sucedeu-lhe no trono seu filho Ocozias.

Josafat, rei de Judá. Ocozias, rei de Israel  -  No quarto ano de Acab, rei de Israel, Josafat, filho de Asa, começou a reinar em Judá. Tinha trinta e cinco anos quando começou a reinar. reinou durante trinta e cinco anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Azuba, filha de Salai.
Seguiu as pisadas de Asa, seu pai, e não se desviou dos seus caminhos. Fez o que é recto aos olhos do Senhor. Mas não destruiu os lugares altos, onde o povo continuava a sacrificar e a queimar incenso. Josafat viveu em paz com o rei de Israel.
O resto da história de Josafat, os seus feitos e as suas batalhas, está tudo escrito no Livro das Crónicas dos Reis de Judá. Expulsou do país o resto dos que se tinham consagrado à prostituição idolátrica, no tempo de seu pai. Não havia, então, rei em Edom, mas um governador exercia as funções de rei. Josafat construiu um navio de Társis para ir buscar ouro a Ofir. Mas não foi, porque o seu navio naufragou em Asiongaber. Ocozias, filho de Acab, disse a Josafat: «Queres que os meus servos vão navegar com os teus?» Mas Josafat recusou. Josafat adormeceu com os seus pais, e foi sepultado com eles ma cidade de David. Sucedeu-lhe no trono, seu filho Jorão (2 Par 20, 31-21).
No décimo sétimo ano de Josafat, rei de Judá, Ocozias, filho de Acab começou a reinar sobre Israel na Samaria. Reinou dois anos sobre Israel. Fez o mal aos olhos do Senhor, seguindo os caminhos de seu pai e de sua mãe, e de Jeroboão, filho de Nabat, que fez pecar Israel. Prestou culto a Baal e prostrou-se diante dele, provocando deste modo a cólera do Senhor, Deus de Israel, como o fizera seu pai.





*********************f*********

Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000



+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Este texto deveria ter sido publicado em 

27 de AGOSTO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...