terça-feira, 1 de maio de 2012

Nº 1271 – 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (AOS ROMANOS) – SEGUNDA-FEIRA – 30 DE ABRIL DE 2012

 

 

 
++++++++++++++++++++++++
 
Nº 1271 - 2ª Página
 
30 de Abril de 2012
 
CARTAS DE S. PAULO
S.-Paulo_thumb
CARTA AOS ROMANOS
5
 
II – RIQUEZAS E EXIGÊNCIAS DA SALVAÇÃO
.
5 – Resultados da justificação  -  Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, pela fé, a esta graça, na qual permanecemos e também nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Não só nos gloriamos nisto, como também nas tribulações, conhecedores como somos de que a tribulação produz a constância; esta produz a virtude a toda a prova;  e esta, a esperança. A esperança não nos deixa confundidos porque o amor de Deus foi derramado em, nossos corações, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido. Pois, quando ainda éramos fracos, é que, a seu tempo, Cristo morreu pelos impios. Dificilmente alguém morrerá por um  justo; por um homem bom, talvez alguém se resolva a morrer. Deus, porém, demonstra o Seu amor para connosco, pelo facto de Cristo haver morrido por nós, quando ainda éramos pecadores. Com muita mais razão, portanto, justificados agora pelo Seu sangue, seremos salvos da ira, por Ele mesmo. Se, de facto sendo nós inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de Seu Filho, com muito mais razão, depois de reconciliados, seremos salvos pela Sua vida. E não é só isto; também nos gloriamos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo Qual obtivemos agora a reconciliação.
 
Cristo superior a Adão – Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte, assim também a morte penetrou em todos os homens, pois todos pecaram. É que até à lei, existia o pecado no mundo; o pecado, porém, não se leva em conta se não houver uma lei. Contudo, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não haviam pecado, à semelhança de Adão, que é figura d’Aquele que havia de vir. Mas, não é como a falta que se comporta o dom gratuito. Porque, se pela falta de um só pereceu o grande número, com muita mais razão a graça de Deus e o dom contido na graça de um só Homem, Jesus Cristo, se concederam em abundância ao grande número. E não é como a obra de um só pecador que o dom se comporta, pois o julgamento, deriva de um só ato, reverte em condenação, enquanto o dom gratuito, partindo de muitas faltas, reverte em justificação. Portanto, se a morte reinou pelo pecado de um só homem, com muita mais razão aqueles que recebem em abundância a graça e o dom da justiça, reinarão na Vida por meio de um só, Jesus Cristo. Assim, pois, como pela falta de um só, todos foram condenados, assim também, pela obra de justiça de um só, veio para todos os homens a justificação da Vida. Porque, como pela desobediência de um só, muitos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência, de um só, muitos se tornaram justos. A lei interveio, para que a falta se multiplicasse. Onde, porém, abundou o pecado, superabundou a graça, para que, assim como o pecado reinou pela morte, assim também reine a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
 
********************************************************************************************
 
 
=============================================================
 
 
Amanhã, dia 1/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com o nº 6 da Carta aos Romanos.

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...