+++++++++++++++++++++++
Nº 1285 - 2ª Página
14 de Maio de 2012
CARTAS DE S. PAULO
1ª CARTA AOS CORÍNTIOS
1ª PARTE – 2
ABUSOS QUE NECESSITAM DE REFORMA
2 – Quando eu fui ter convosco, irmãos, para vos anunciar o testemunho de Cristo não fui com sublimidade de espírito ou de sabedoria, julguei não dever saber coisa alguma entre vós a não ser Jesus Cristo, e Este crucificado. Apresentei-me diante de vós cheio de fraqueza, de temor e de grande tremor. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em discursos persuasivos da sabedoria humana, mas na manifestação do Espírito e do poder divino, para a vossa fé se não apoiar na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
E, no entanto, de sabedoria é que nós falamos entre os perfeitos, mas duma sabedoria é que nós falamos entre os perfeitos, mas duma sabedoria que não é deste mundo, nem dos príncipes deste século, que são destruídos. Ensinamos, porém, a sabedoria de Deus envolta em mistério, encoberta, que, antes dos séculos, foi destinada por Deus para nossa glória, e que nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; se, de facto, a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória!
Mas, como está escrito, são coisas que «nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passou pelo pensamento do homem, o que Deus preparou para aqueles que O amam».
A nós, porém, Deus revelou-as por meio do Espírito, o Qual tudo penetra, até às profundezas de Deus. Pois, quem dentre os homens, conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele reside? Assim também as que são de Deus, ninguém as conhece, a não ser o Espírito de Deus. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, que nos faz conhecer as graças que por Ele nos foram concedidas. Não falamos dessas coisas com palavras doutas, de humana sabedoria, mas com aquelas que o Espírito ensina e que exprimem as coisas espirituais em termos espirituais. Porque o homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus, pois, para ele são loucuras. Não as pode compreender, porque devem ser julgadas espiritualmente. Pelo contrário, o homem espiritual julga todas as coisas, mas a ele ninguém o pode julgar.
«Porque quem conheceu o pensamento do Senhor para que O possa instruir? » Nós, contudo, possuímos o pensamento de Cristo.
********************************************************************************************
=============================================================
Amanhã, dia 15/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com a 1ª parte (nº 3) da 1ª Carta aos Coríntios.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.