FINALMENTE…
EM DIA!…
++++++++++++++++++++++++
Nº 1278 - 2ª Página
7 de Maio de 2012
CARTAS DE S. PAULO
CARTA AOS ROMANOS
12
V – CONSELHOS E EXORTAÇÕES
12 – Harmonia na vida comunitária – Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que ofereçais os vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus; este é o culto racional que Lhe deveis prestar.
Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, a fim de conhecerdes a vontade de Deus; O que é bom, o que Lhe é agradável e o que é perfeito.
Digo, pois, a quem quer que se encontre no meio de vós, em virtude da graça que me foi concedida. Não sinta a seu respeito mais do que convém sentir, mas sinta de maneira que seja moderado o seu sentir, cada qual segundo o grau de fé que Deus lhe atribui. Pois, como em um só corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, que somos muitos, constituímos um só corpo em Cristo, sendo individualmente membros uns dos outros. Mas, como possuímos dons diferentes, consoante a graça que nos foi concedida, se é o dom da profecia, seja usado em proporção com a fé. Se é o de serviço, que o seja em servir. Quem tem o dom de ensino, que o empregue a ensinar; quem tem o de exortação, que o empregue a exortar; aquele que reparte, faça-o desinteressadamente; aquele que preside, faça-o com zelo; aquele que exerce misericórdia, faça-o com alegria.
Que a vossa caridade seja sincera, aborrecendo o mal e aderindo ao bem. Amai-vos uns aos outros com amor fraternal, adiantando-vos em honrar uns aos outros. Sede diligentes, sem fraqueza, fervorosos de espírito, dedicados ao serviço do Senhor. Alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração, socorrendo os santos nas suas necessidades, exercendo a hospitalidade.
Bendizei os que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
Tende entre vós os mesmos sentimentos; não aspireis a coisas altas, mas acomodai-vos às humildes. Não queirais ser sábios aos vossos próprios olhos. Não torneis a ninguém mal por mal, procurai fazer bem diante dos olhos de todos os homens. Se é possível, vivei em paz, quanto de vós depende, com todos os homens. Não façais justiça por vós mesmos, ó caríssimos, mas daí antes lugar à ira de Deus, porque está escrito: «A mim pertence fazer justiça, Eu é que hei-de retribuir», diz o Senhor.
Pelo contrário, «se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; pois, fazendo assim, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça».
Não te deixes vencer pelo mal; vence antes o mal com o bem.
********************************************************************************************
=============================================================
Amanhã, dia 8/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com o nº 13 da Carta aos Romanos.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.