+++++++++++++++++++++++
Nº 1283 - 2ª Página
12 de Maio de 2012
CARTAS DE S. PAULO
1ª CARTA AOS CORÍNTIOS
INTROITO
CORINTO
Corinto – … Uma cidade da Grécia, cujo porto marítimo era dos mais frequentados nas viagens entre Roma e o Oriente. Nesta cidade, socialmente, uma minoria aristocrática dominava a massa de escravos: religiosamente, – porque estamos num elo entre dois mundos, a Ásia e a Europa – florescem todas as religiões da época, incluindo judeus e prosélitos; moralmente, reinava uma desenfreada corrupção dos costumes, favorecida pelo porto de mar tão frequentado por marinheiros e viajantes, até ao ponto de a expressão “uma rapariga coríntia” ter mau sentido; intelectualmente, existiam várias escolas filosóficas, coisa muito em voga no mundo grego. Devemos ter em conta este ambiente para entender melhor as cartas paulinas aos coríntios.
A Igreja de Corinto foi fundada por S. Paulo na sua segunda viagem apostólica, cf. Act 18, 1 ss, durante os anos 50-52 da nossa era. Formou-se aí uma grande comunidade cristã. Cedo, porém, surgiram as dificuldades: a corrupção moral que reinava na cidade não deixava de refletir-se nos cristãos; o partido dos judaizantes – cristãos convertidos do judaísmo, que diziam ser preciso a observância da lei de Moisés e da circuncisão – negavam a autoridade do Apóstolo e semeavam discórdias; certos abusos, iam aparecendo nas celebrações litúrgicas… Paulo estava, então, em Éfeso na sua terceira viagem missionária (Act. 19, 1 ss). Éfeso, na Ásia Menor, ficava relativamente perto de Corinto, com boas comunicações marítimas. As notícias circulavam com facilidade. Paulo sabia o que se passava em Corinto e é mesmo possível que tenha feito uma visita-relâmpago a esta cidade durante a sua permanência em Éfeso (cf 2 Cor I, 23; 2, 1; 12, 14,21; 13, 1), depois do que teria escrito a «Carta das lágrimas” (2 Cor 2, 4). Por isso, os estudiosos falam de três ou quatro cartas aos coríntios. Seja como for, a tradição só nos conservou duas. A primeira foi escrita em Éfeso (cf 1 Cor 16, 8), talvez na Páscoa de 56. A segunda, na Macedónia, no Outono do mesmo ano. Nesse Outono, Paulo tivera de fugir precipitadamente de Éfeso (Act 19, 23 ss). Por terra, dirigia-se para Corinto, quando o discípulo de Tito, que vinha dessa cidade, lhe saiu ao encontro. As notícias que trazia não eram más de todo. Porém, como os judaizantes caluniavam abertamente o Apóstolo, este, sem perder tempo, escreveu a segunda carta, alegando a sua defesa e preparando a sua chegada.
1º CARTA AOS CORÍNTIOS
INTRODUÇÃO
A 1ª Carta aos Coríntios consta de duas partes principais precedidas duma introdução e seguidas dum epílogo final. A Introdução contém duas partes: as saudações da praxe I, 1-3 e uma ação de graças, 1, 4-9. As saudações epistolares do tempo eram brevíssimas, constando do remetente e do destinatário. Paulo ultrapassa o uso comum espraiando-se em saudações, nomeando os seus colaboradores e acrescentado uma ação de graças.
1 - Paulo, por vontade de Deus escolhido para Apóstolo de Jesus Cristo, e Sóstenes, nossos irmãos, à Igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de Jesus Cristo Senhor deles e nosso; Graça e paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Ação de Graças - Dou graças incessantemente por vós ao meu Deus, pela graça que Ele vos concedeu em Jesus Cristo; porque em todas as coisas fostes enriquecidos n’Ele: Em toda a palavra e em toda a ciência. Assim foi confirmado entre vós o testemunho de Cristo, de modo que já não vos falta graça alguma, a vós que esperais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o Qual também vos confirmará até ao fim, para que sejais encontrados irrepreensíveis no dia do nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com Seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.
********************************************************************************************
=============================================================
Amanhã, dia 13/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com a 1ª parte da 1ª Carta aos Coríntios.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.