***********************************************************
Nº 1291-3
Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
20 DE MAIO DE 2012
Domingo da Ascensão do Senhor
Mc 16, 15-20
Apareceu, finalmente, aos próprios onze, quando estavam à mesa. e censurou-lhes a incredulidade e a obstinação em não acreditarem naqueles que O tinham visto ressuscitado. Depois, disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a criatura. Quem, acreditar e for batizado será salvo, mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão aqueles que acreditarem: Em Meu Nome expulsarão os demónios, falarão línguas novas, apanharão serpentes com as mãos e, se ingerirem alguma bebida mortífera, não sofrerão nenhum mal; imporão as mãos sobre os enfermos e eles recuperarão a saúde».
A Ascensão - Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi arrebatado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. E eles, partindo, foram pregar por toda a parte, e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
1 – Está demonstrado que o evangelho de Marcos termina em 16, 8. Portanto, Mc 16, 9-20 são conclusões acrescentadas posteriormente a este evangelho. Assim o demonstram os códices mais autorizado. Não se sabe com segurança quando se acrescentaram estas “conclusões secundárias” do evangelho de Marcos. Este relato, portanto, não é autêntico.
2 – A Ascensão do Senhor é a festa da Exaltação de Cristo ao céu. Jesus é entronizado à direita de Deus. Além disso, quando se lê este evangelho na missa, esta festa vê-se também como a exaltação do cristianismo, que aqui se nos apresenta como:
1) a única religião que salva;
2) a religião universal;
3) a religião que tem poderes sobrenaturais, já que nem as doenças, nem as serpentes, nem os venenos podem ameaçar os seus fiéis.
Ora bem, nem podemos saber que significa isso de sentar-se à direita de Deus. Nem o cristianismo é a única religião universal. Nem os cristãos possuem os poderes sobrenaturais que aqui se mencionam. E quanto a não haver salvação fora do cristianismo, a teologia atual não está de acordo com tal afirmação.
3 – A exaltação de Jesus não pode apresentar-se de forma que dê pé a pensar que Jesus se afasta para sempre deste mundo e, menos ainda que Jesus se diviniza até ao ponto que, por isso mesmo, se faz menos humano. Antes pelo contrário: a Exaltação de Jesus, é, deve ser, a mais entranhável humanização Sua. E também a nossa.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais um esclarecimento,
No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos dos Evangelhos. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer.
Desculpem e obrigado. AF
Mais uma nota final:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: - aarfonseca@hotmail.com
Para contactos sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.